Ana Romana de Aragão Calmon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Condessa de Itapagipe)
Ir para: navegação, pesquisa

Ana Romana de Aragão Calmon, primeira baronesa e condessa de Itapajipe (Bahia, 9 de agosto de 1784Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1862), foi uma nobre que exerceu diversas funções palacianas, como de dama do paço, de camareira-mor da imperatriz e de dama camarista da princesa imperial do Brasil. Acompanhou a futura D. Maria II de Portugal em sua viagem a Portugal.

Filha de José Góis de Sequeira. Casou-se em 5 de novembro de 1800, na Capela de São Gonçalo do Camoroji, Salvador, com o fidalgo Francisco Xavier da Silva Cabral, conselheiro e desembargador do reino de Portugal.

Foram pais de Francisco Xavier Cabral da Silva, 2° barão com grandeza de Itapajipe, de Maria Leonor Cabral de Aragão Calmon, casada com João de Campos Navarro de Andrade, primeiro barão de Sande; de Maria Francisca de Aragão Calmon da Silva Cabral, casada com Nicolau António Nogueira do Vale da Gama, barão e visconde de Nogueira da Gama; e avós de Francisco Xavier Calmon Cabral da Silva, 3° barão de Itapajipe.

Agraciada com o baronato de criado por decreto de 12 de dezembro de 1825 e com o condado por decreto de 12 de outubro de 1826, ambos de D. Pedro I do Brasil. Título de origem toponímica, tomado a um riacho baiano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.