Congo Belga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Congo belge (Francês)
Belgisch Congo (Holandês)

Congo Belga

Colónia
(Bélgica)

Flag of Congo Free State.svg
1908 – 1960 Flag of the Democratic Republic of the Congo.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
Travail et Progres
(Trabalho e Progresso)
Localização de Congo Belga
Congo Belga
Continente África
País República Democrática do Congo
Capital Léopoldville/Leopoldstad
Governo Não especificado
História
 • 15 de Novembro de 1908 Fundação
 • 30 de Junho de 1960 Independência congolesa

O Congo Belga (em francês: Congo Belge; em neerlandês: Loudspeaker.svg? Belgisch-Kongo) foi o nome dado a partir de 15 de novembro de 1908 ao território administrado pelo Reino da Bélgica na África. Nessa data, o Estado Livre do Congo deixou de ser uma possessão pessoal de Leopoldo II,[1] que a ela renunciou formalmente, sob a forte pressão internacional que se seguiu à revelação de um dos regimes coloniais mais infames da história. O Congo foi então anexado como colônia da Bélgica, passando a ser conhecido como Congo Belga.[2][3]

O Congo Belga existiu até a independência do Congo, em 30 de junho de 1960, quando o país passou a se chamar República do Congo (Léopoldville).[4] Essa denominação permaneceu até 1º de agosto de 1964, [5][6] quando foi alterada para República Democrática do Congo de maneira a se distinguir da vizinha República do Congo (conhecida como Congo-Brazzaville), o antigo Congo francês.

Em 1971, durante o governo de Mobutu Sese Seko, o país passou a se chamar República do Zaire. A partir de 1997, após a derrubada de Mobutu, a denominação República Democrática do Congo foi restaurada, permanecendo desde então.


Referências


Mercator Africa 037.jpg Este artigo sobre História da África é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre História da Bélgica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.