Conjunto Maria Albertina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Conjunto Maria Albertina
Informação geral
País Portugal Portugal
Gênero(s) Música popular
Período em atividade 1959 - presente

Conjunto Maria Albertina é um grupo musical de música popular portuguesa, fundado em 1959, por António Rodrigues e pela sua filha Maria Albertina, com apenas 13 anos, que tocava acordeão.

É muito comum a vocalista do grupo ser confundida com a cantadora de fado Maria Albertina, que é mãe do locutor Cândido Mota.

"Avé Maria do Coração" foi o primeiro grande sucesso do grupo, que teve muita aceitação e muita popularidade na rádio portuguesa, nomeadamente na Rádio Renascença, a que se seguiram muitos outros. O mais popular deles foi O Emigrante de 1977, um dos primeiros disco de ouro em Portugal.

O grupo abrilhantou milhares de festas e arraiais, em Portugal e junto das comunidades de emigrantes. Ainda em 1977 participaram no Festival RTP da Canção com o tema "A flor e o fruto", ao qual se seguiu um interregno na carreira.

Em 2002 reagruparam-se e lançaram o álbum Conjunto Maria Albertina – 20 anos depois.

Ultimamente, todas as editoras tem relançado várias compilações dos maiores êxitos deste Conjunto, e ambas vendem-se com bastante sucesso, apesar de já não se ouvirem regularmente na rádio portuguesa.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.