Conselho de Defesa da Croácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conselho de Defesa da Croácia
Hrvatske vijeće obrane (HVO)
País República Croata da Herzeg-Bósnia
Criação 8 de Abril de 1992
Extinção 1 de Dezembro de 2005
História
Guerras/batalhas Guerra da Bósnia.
Comando
Comandante Tihomir Blaškić (até dezembro de 1995)
Comandantes
notáveis
Milivoj Petković (1992-1994)
Slobodan Praljak (1993)
Ante Rošo (1993)
Sede
Guarnição Mostar, República Croata da Herzeg-Bósnia

O Conselho de Defesa Croata (em croata: Hrvatsko vijeće obrane, HVO) foi uma formação militar da auto-proclamada República Croata da Herzeg-Bósnia durante o período de 1991 a 1994, lutando na Guerra da Bósnia. A HVO foi incorporada a o Exército da Federação da Bósnia e Herzegovina (VFBiH) em dezembro de 1995, seguindo o Acordo de Dayton. Em dezembro de 2005, a HVO foi reorganizada como 1º Regimento de Infantaria (Guarda) do Exército da Bósnia e Herzegovina após o VFBiH se fundir com o Exército da Republika Srpska, formando um único exército.

Na fase inicial da Guerra da Bósnia, o HVO lutou ao lado do Exército da República da Bósnia e Herzegovina (ARBiH) contra os sérvios-bósnios, mas no último estágio do conflito colidiu contra a sua antiga especialmente, na área de Mostar.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A HVO foi criada no dia 8 de Abril de 1992, na cidade de Grude, na República Croata da Herzeg-Bósnia (hoje, Bósnia e Herzegovina), poucos meses após a declaração de independência da Herzeg-Bosnia, em 17 de novembro de 1991, pelos partidários da HDZ (Hrvatska Demokratska Zajednica, União Democrática Croata). Criada com o intuito de defender a República Croata da Herzeg-Bósnia de agressões vindas de Bósnios ou Sérvios, a HVO recebeu apoio logístico, politico e militar da Croácia, tendo sido equipada e treinada por militares croatas.

Referências

  1. Stallaerts, Robert (2010). Historical Dictionary of Croatia 3rd ed. [S.l.: s.n.] p. 60 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Croácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.