Constanza de Castro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Constanza de Castro
Nascimento Século XV
  Galiza
Pai Pedro Pardo de Cela
Mãe Isabel de Castro
Interior da torre de Caldaloba, conde Constança e seu marido Fernán Ares de Saavedra resistiram um ano o cerco do castelhano Diego López de Haro.

Constanza de Castro foi uma relevante aristócrata galega de finais do século XV.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Era filha de Pedro Pardo de Cela e de Isabel de Castro, pertencente a uma das linhagens mais importantes do Reino da Galiza. Estava casada com dom Fernão Ares de Saavedra. Pardo de Cela, sua filha Constança e seu marido apoiavam o lado de Joana de Trastâmara contra os partidários de Isabel I de Castela. Houve lutas entre os dois lados. Pardo de Cela (que era Alcallde del ayuntamiento y su tierra y jurdiçon) foi feito prisioneiro em seu próprio Castelo da Frouseira, por traição de alguns de seus vassalos. A sua filha continuou a luta com o marido durante onze meses desde o Castelo de Caldaloba (Cospeito).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Constanza de Castro
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.