Convento de São Francisco (Coimbra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Convento de São Francisco
Convento de São Francisco
Nomes anteriores Convento de São Francisco da Ponte, Igreja de São Francisco
Estilo dominante Estilo maneirista
Arquiteto Vicenzo Cazale e João Luís Carrilho da Graça
Inauguração Século XVII
Restauro 1995 - 2016
Função inicial Mosteiro da Ordem de São Francisco
Proprietário atual Câmara Municipal de Coimbra
Função atual Centro de congressos
Centro cultural
Casa de espetáculos
Classificação  Monumento Nacional
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Coimbra

O Convento de São Francisco localiza-se na freguesia de Santa Clara, na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. Foi concebido originalmente para acolher os monges franciscanos, que ocuparam o edifício até à Revolução de 1820. Atualmente, recebeu obras de restauro e reabilitação para desenvolver actividade cultural.

História[editar | editar código-fonte]

Situa-se no sopé da Colina de Santa Clara, abaixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, próximo da Ponte de Santa Clara. A origem do Convento de São Francisco remonta ao ano de 1602, durante a União Ibérica, sendo construído de acordo com o estilo maneirista que caracterizava na altura a cidade. A Ordem de São Francisco ocupou o edifício de 1609 até à extinção das ordens religiosas, no contexto da consolidação do Liberalismo.

O edifício ficou ao abandono, tendo mais tarde servido de instalações para uma fábrica de lanifícios que durante muitos anos funcionou na cidade. Actualmente recebeu obras de restauro e reabilitação, convertendo-no num centro de convenções e num espaço cultural. Foi reaberto em 8 de abril de 2016, tendo capacidade para, em simultâneo, receber 5.000 pessoas nas suas diferentes salas e auditórios. O auditório principal, a coqueluche do São Francisco, tem 1.125 lugares (lotação próxima da Casa da Música).

O seu interesse em termos turísticos, prende-se essencialmente na fachada modesta da Igreja e do restante espaço com alguns detalhes trabalhados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Convento de São Francisco (Coimbra)