Cooler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cooler (do inglês: refrigerador) é um sistema de arrefecimento usado em diversos tipos de hardwares eletrônicos com o objetivo de evitar a sobrecarga de calor que estes componentes geram. Microprocessadores de placas de computadores, por exemplo, realizam milhões de cálculos por segundo e o seu funcionamento só é possível com um sistema de cooler adaptado ao componente[1][2].

Modelos existentes para sistemas de hardware[editar | editar código-fonte]

Air-cooler[editar | editar código-fonte]

Sistema composto por um ventilador polimérico e um dissipador metálico de temperatura. É o conjunto mais usual em função de seu baixo custo[1].

Water-cooler[editar | editar código-fonte]

Sistema com maior eficiência e de maior complexidade que o air-cooler. Utilizados em equipamentos de alta frequência de processamento, seu conjunto é formado por bomba integrada, um dissipador, um radiador, mangueiras e um fluido como refrigerante[1].

Cooler heat pipe[editar | editar código-fonte]

Este tipo de cooler utiliza, simultaneamente, o princípio do air-cooler com complementação do princípio do water-cooler, ou seja, de refrigeração passivo, quando um fluido refrigerante percorre um tubo metálico e faz a troca de calor quando este líquido aquecido, que já passou pelo processador e elevou sua temperatura, passa pelo dissipador/ventilador. Este líquido, ao chegar no dissipador, faz com que sua temperatura retorne ao natural e inicia novo ciclo de troca de temperatura entre processador, fluido e dissipador[1].

Galeria de imagens (modelos)[editar | editar código-fonte]

Recipientes térmicos para bebidas[editar | editar código-fonte]

No Brasil são chamados de cooler, recipientes térmicos de tamanhos variados destinados a conservar bebidas em baixa temperatura e por um longo tempo, sem o uso de tecnologia eletro-eletrônica. Desta maneira, estes recipientes são de fácil mobilidade e transporte, sendo fabricados em polietileno de alta densidade, com revestimento em poliuretano e EPS[3].

Referências

  1. a b c d O que é o cooler?, Site Tec Mundo, consultado em 12 de abril de 2015. 
  2. Saiba o que é e para que serve o cooler do computador, Portal UOL - Tecnologia, consultado em 28 de abril de 2015. 
  3. Cooler para cerveja, Site Texto Online, consultado em 27 de abril de 2015.