Copa Brasil Central de Rugby de 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rugby union pictogram.svg
Copa Brasil Central de Rugby de 2015
Período: 28 de Fevereiro
25 de Julho
Participantes:  10

← 2014Ru ball.svg 2016 →

A Copa Brasil Central de Rugby 2015, também conhecida como Pequi Nations, é a sétima edição da Copa Brasil Central de Rugby, envolvendo os principais clubes brasileiros dos estados de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e a partir deste edição, com a inclusão provisória dos estados de Rondônia e Tocantins.

História[editar | editar código-fonte]

A cada ano que passa a Taça Pequi Nations está ficando cada vez mais organizada e estruturada.

Em sua primeira edição (2009) contou com apenas a participação de três equipes (Brasília Rugby, Campo Grande Rugby Clube e o atual Goianos Rugby Clube).

Na sua segunda edição (2010), passou a contar com a equipe do Cuiabá Rugby Clube e teve a participação das equipes de Minas Gerais (Uberlândia Rugby Clube e Uberlândia Rugby Leopardos).

Desde a edição de 2011, passando por 2012 e até 2013, contou com a participação das quatro equipes do Centro-Oeste.

Na edição de 2014, a Taça Pequi Nations voltou a crescer, com a inclusão de mais duas novas equipes (Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube - MS e Primavera do Leste Rugby Clube - MT), e por isso foi dividida em dois Grupos: o Pantanal e o Cerrado. Ficando o Cuiabá Rugby Clube em primeiro lugar no Grupo Pantanal e o Goianos Rugby Clube no Grupo Cerrado, que se enfrentaram nas finais da Taça Pequi Nations, sendo novamente campeão, pela quinta vez seguida, o Goianos Rugby Clube.

Agora em 2015, a Taça Pequi Nations, devido o seu crescimento, a sua amplitude na mídia regional e nacional e com os objetivos de cumprir os requisitos para filiação dos clubes e de suas respectivas federações de rugby estaduais, para obter vagas nos torneios nacionais, será no formato de taça, com jogos de ida e volta, no qual o campeão da Taça Pantanal enfrenta o campeão da Taça Cerrado.

A definição do campeão da Taça Pantanal será o enfrentamento do campeão do Campeonato Sul Mato-Grossense de Rugby XV (Taça Pantanal Sul) versus o campeão do Campeonato Mato-Grossense de Rugby XV (Taça Pantanal Norte). Sendo o último tendo a participação provisória de equipes do Estado de Rondônia (até ter um nível satisfatório de desenvolvimento do rugby estadual da região norte do país), nesta edição terá o clube de Porto Velho Rugby (RO).

A Taça Cerrado é o Campeonato Goiano de Rugby XV, composto pelas equipes dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (da mesma forma para os dois últimos, até ter um nível satisfatório de desenvolvimento do rugby estadual da região norte do país e distrital). No presente torneio, contará com as mesmas equipes da edição do Grupo Cerrado da Taça Pequi Nations de 2014 mais as equipes do Gigantes Itumbiara Rugby (GO) e do Palmas Rugby Clube (TO).

Atualmente a Taça Pequi Nations se mantém devido a sua enorme tradição dentro do rugby nacional e regional, serve como uma forma de desenvolvimento do rugby fora do eixo sul-sudeste e é a porta de entrada para o desenvolvimento do rugby na região Norte do país (que já conta com a participação de dois clubes, Porto Velho Rugby - RO e Palmas Rugby Clube - TO). A tendência, conforme as regras da CBRu, que os dois primeiros colocados de cada Campeonato Estadual de Rugby XV, realizados por federações devidamente filiadas nacionalmente, obtenha as vagas para disputar a Taça Tupi. Com isso, com o desenvolvimento avançado do rugby no Centro-Oeste presuma-se que terá seis vagas para a Taça Tupi de 2016, sendo duas para o estado de Mato-Grosso do Sul, duas para o estado de Mato-Grosso (junto provisoriamente com o estado de Rondônia) e mais duas para o estado de Goiás (junto provisoriamente com o Distrito Federal e o estado de Tocantins).

Equipes participantes[editar | editar código-fonte]

Taça Pantanal[editar | editar código-fonte]

Equipes Cidade Estado
Campo Grande Rugby Clube Bandeira cg ed.jpg Campo Grande Bandeira de Mato Grosso do Sul.svg Mato Grosso do Sul
Cuiabá Rugby Clube Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá Bandeira de Mato Grosso.svg Mato Grosso
Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube BandeiradeTresLagoas.jpg Três Lagoas Bandeira de Mato Grosso do Sul.svg Mato Grosso do Sul
Porto Velho Rugby Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho  Rondônia
Primavera do Leste Rugby Clube Primavera do Leste Bandeira de Mato Grosso.svg Mato Grosso

Taça Cerrado[editar | editar código-fonte]

Equipes

Cidade

Estado

Brasília Rugby Bandeira do Distrito Federal (Brasil).svg Brasília Bandeira do Distrito Federal (Brasil).svg Distrito Federal
Gigantes Itumbiara Rugby Flag of Itumbiara GO.png Itumbiara Flag of Goiás.svg Goiás
Goianos Rugby Clube Bandeira de Goiania.png Goiânia Flag of Goiás.svg Goiás
Palmas Rugby Clube Bandeira de Palmas.svg Palmas  Tocantins
Rugby Sem Fronteiras Bandeira de Sobradinho (DF).svg Sobradinho Bandeira do Distrito Federal (Brasil).svg Distrito Federal

Fórmula de disputa[editar | editar código-fonte]

A torneio será disputado no modelo Rugby Union (15 jogadores por time).

Os vencedores de cada taça se enfrentam nas grandes finais, em jogos de ida e volta (com mando de campo de forma alternada a cada ano, neste ano o primeiro jogo será do lado do Pantanal, já que em 2014 foi do lado do Cerrado) valendo o tão cobiçado e valioso titulo de campeão da Taça Pequi Nations de 2015.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Para ver as tabelas dos jogos de cada Taça, acesse:

Finais[editar | editar código-fonte]

12 de Setembro de 2015
Cuiabá (MT) __ - __ Goianos (GO) Mando de campo do campeão da Taça Pantanal


10 de Outubro de 2015
Goianos (GO) __ - __ Cuiabá (MT) Mando de campo do campeão da Taça Cerrado


Copa Brasil Central de Rugby de 2015
[[Ficheiro:____________|_______________]]
[[_____________________]]

(_º título)

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:RugbyBR2015