A Copa da Grécia é o segundo torneio de futebol mais importe do país, ficando atrás apenas do Campeonato Grego. O torneio é disputado em eliminatórias, no sistema mata-mata. Nela, participam clubes de todas as divisões.
O torneio começou a ser disputado em 1932 e permanece semelhante até os dias atuais.
A Copa da Grécia sob o título de EPO começou em 1931. Em seus primeiros anos, a entrada era opcional. As equipes foram colocadas frente a frente pelas associações de futebol, sem empate. Mais tarde, durante muitos anos, houve um empate adequado e também jogos de duas mãos foram adicionados.
Em 1962, não houve vencedor da taça porque a final entre Olympiacos e Panathinaikos foi abandonada.
Até 1964, se o placar final fosse um empate (incluindo prorrogação), as duas equipes disputavam uma partida de replay, enquanto não existiam pênaltis. Naquele ano, na semifinal entre Panathinaikos e Olympiacos (1–1 na época), os torcedores de ambas as equipes invadiram o campo, danificaram o campo de futebol e praticamente pararam o jogo, acreditando que estava determinado para terminar em empate, a fim de ser repetido por questões financeiras. Ambas as equipes foram expulsas da competição e, portanto, em 1964 o AEK conquistou o título, mas a partida final não foi realizada. O AEK também venceu de forma semelhante em 1966, quando o Olympiacos não apareceu na final.
Em 1965, uma nova regra foi aplicada, para determinar que, se o jogo ficasse indeciso mesmo após a prorrogação, o vencedor seria determinado pelo cara ou coroa. O Panathinaikos venceu desta forma na final de 1969 contra o Olympiacos. Depois disso, a disputa de pênaltis foi aplicada. Até 1971 participaram equipas de todo o país, profissionais e amadoras. Cada equipe jogou primeiro contra clubes de sua própria federação e os vencedores continuaram em uma competição nacional. Devido a isso, times profissionais fortes encontraram times de bairro amadores, às vezes vencendo-os com pontuações altas; uma vitória de 23-0 em uma partida do Apollon Atenas contra o PAO Neas Melandias em 23 de setembro de 1959 permanece uma vitória recorde para a Copa da Grécia até hoje. Desde 1971, apenas times de divisões profissionais podem participar, enquanto os clubes amadores participam da Copa Amadora.
É amplamente considerado que a partida mais emocionante da história da competição foi a final de 2009 entre o Olympiacos e o AEK (3-3 tempo integral, 4-4 após a prorrogação e 15-14 nos pênaltis).