Crónica dos Bons Malandros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crónica dos Bons Malandros: da palma da mão à ponta da unha
Autor(es) Mário Zambujal
Idioma português
País  Portugal
Editora Quetzal Editores
Lançamento 1980
Páginas 180
ISBN 9789725646625

Crónica dos Bons Malandros é um livro do escritor português Mário Zambujal, publicado em 1980 pela Bertrand Editores. As edições mais recentes são publicadas pela Clube do Autor.[1]

Em Outubro de 1984 estreou o filme baseado na obra, realizado por Fernando Lopes.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Uma quadrilha decide assaltar o Museu Gulbenkian, farta dos seus banais assaltos. Durante o livro fala sobre a vida de cada um dos elementos da quadrilha e como se conheceram. Mas o assalto ao museu não correu como esperavam...

Esta história é sobre um golpe, um golpe nunca antes imaginado, audacioso, com lucros suficientes para que todos os membros da Quadrilha de Renato pudessem deixar a vida do crime – sim porque ninguém rouba ou mata por gosto, mas por não terem tido outra escolha. Aquele era o golpe da vida deles, o último golpe, não teriam de roubar mais, a partir daí passariam a viver do lado correcto da lei.

Este livro fala-nos de Renato, Marlene, Flávio, Arnaldo, Pedro, Adelaide e Silvino, todos rejeitados pela sociedade por falta de oportunidade ou por falta de confiança de todos, incluindo os que mais queridos lhes eram. Deram por si mesmos a viver do outro lado das leis, deram por si mesmos a roubar e/ou matar. Mais tarde encontram-se todos (ou Renato os encontrou a eles), e formaram uma quadrilha chamada a Quadrilha de Renato.

Nesta livro a maior parte dos capítulos é a história de cada um dos membros do grupo e de que forma é que foram parar à Quadrilha de Renato, não tanto do seu audacioso golpe, que lhes tiraria da vida do crime.

Edições[editar | editar código-fonte]

A edição de 2008 possui ilustrações de João Fazenda.

Referências

  1. Wook.pt. «Crónica dos Bons Malandros». Consultado em 22 de setembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.