Cratylia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCratylia
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Género: Cratylia
Espécies

Cratylia é um género botânico pertencente à família Fabaceae. É uma plana perene, ou seja, mantém parte de sua estrutura aérea todos os anos e dá fruto em estações propícias. Se considera a Cratylia como um gênero neotropical de origem recente, cuja distribuição natural se situa ao sul da bacia do rio Amazonas e ao leste da cordilheira dos Andes, englobando partes do Brasil, Peru, Bolívia e a bacia do rio Paraná ao nordeste da Argentina. A taxonomia do gênero Cratylia se encontra em um processo de definição. É conhecido cinco espécies diferentes: C. bahiensis, C. hypargyrea, C. intermedia, C. mollis e C.argentea. A diferença entre as espécies foi alcançada tomando como base as características morfológicas vegetativas e sua localização geográfica, devido ao fato de que não existem estudos atualizados da reprodução e hibridização que permitam uma classificação de espécies baseada em marcadores biológicos.

É um arbusto que alcança entre 1.5 a 3.0 m de altura. Suas folhas são trifoliadas e estipuladas; os folíolos são membranosos ou coriáceos com os das laterais ligeiramente assimétricos; a inflorescência é um pseudorácimo noduloso com seis a nove flores por nódulo; as flores variam entre 1.5 e 3 cm com pétalas de cor violeta e o fruto em um legume que contém de 4 a 8 sementes em forma lenticular, circular ou elíptica.[1]


Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cratylia
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Cratylia argentea: Una nueva leguminosa arbustiva para suelos ácidos en zonas subhúmedas tropicales» (PDF)