Cristian Mungiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristian Mungiu
Cristian Mungiu
Nascimento 27 de abril de 1968 (49 anos)
Iaşi, Roménia
Nacionalidade romeno
Ocupação Realizador
Festival de Cannes
Palma de Ouro
2007

Prêmio de Roteiro (Festival de Cannes)
(2012)
Prémio de realização
2016

Outros prémios
Prémio do Cinema Europeu de melhor filme
(2007)

Prémio do Cinema Europeu de melhor realizador
(2007)

IMDb: (inglês)

Cristian Mungiu (Iaşi, 27 de abril de 1968) é um realizador de cinema romeno. É um dos realizadores atuais mais conhecidos da Roménia.
Em 2007, escreveu e dirigiu o filme 4 luni, 3 săptămâni şi 2 zile, premiado com a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mungiu nasceu em Iaşi. Depois de estudar Literatura Inglesa na Universidade de Iaşi, foi professor e jornalista. Depois disso, inscreveu-se na UNACT (Universitatea Naţională de Artă Teatrală şi Cinematografică “I.L.Caragiale”) em Bucareste para estudar realização de cinema. Após a graduação em 1998, Mungiu realizou diversas curtas metragens. Em 2002, estreou o seu primeiro filme, Occident, que recebeu aclamação da crítica, ganhou vários prémios em festivais de cinema e foi anunciado no Director’s Fortnight no Festival de Cannes de 2002.

Em 2007 Mungiu escreveu e realizou o seu segundo filme, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. O filme foi recebido com entusiasmo, recebendo aclamação da crítica e foi seleccionado para a competição oficial do Festival de Cannes de 2007, onde recebeu o Palme d'Or , marcando a primeira vez que este tipo de prémios foi entregue a um realizador romeno.

Mungiu afirmou que as suas principais influências de realização são Miloš Forman e Robert Altman.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.