Critério de Smith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Critério de Smith (também designado como Critério generalizado de Condorcet, mas isso pode ter outros significados) é um critério de sistemas de votação definido de modo a ser satisfeito quando um sistema de votação sempre elege um candidato que esteja no conjunto de Smith, que é o menor subconjunto não vazio dos candidatos, de modo que todos os candidatos no subconjunto sejam preferidos por maioria sobre todos os candidatos que não estão no subconjunto. (Um candidato X é considerado preferido por maioria sobre outro candidato Y se, em uma competição individual entre X e Y, o número de eleitores que preferem X sobre Y exceder o número de eleitores que preferem Y sobre X.[1]

O conjunto Smith é nomeado para o matemático John H Smith, cuja versão do critério Condorcet é realmente mais forte do que a definida acima para funções de bem-estar social. Benjamin Ward foi provavelmente o primeiro a escrever sobre esse conjunto, que ele chamou de "conjunto majoritário".

O conjunto de Smith pode ser calculado com o algoritmo de Floyd – Warshall no tempo Θ ( n 3 ) ou o algoritmo de Kosaraju no tempo Θ ( n 2 ).

Quando há um vencedor de Condorcet - um candidato que é a maioria preferida em relação a todos os outros candidatos - o conjunto Smith consiste apenas desse candidato. Aqui está um exemplo em que não há vencedor de Condorcet: Existem quatro candidatos: A, B, C e D. 40% dos eleitores classificam D> A> B> C. 35% dos eleitores classificam B> C> A> D. 25% dos eleitores classificam C> A> B> D. O conjunto de Smith é {A, B, C}. Todos os três candidatos no conjunto Smith são preferidos por maioria sobre D (uma vez que 60% classificam cada um deles sobre D). O conjunto Smith não é {A, B, C, D} porque a definição exige o menor subconjunto que atenda às outras condições. O conjunto de Smith não é {B, C} porque B não é preferencial por maioria sobre A; 65% de classificação A sobre B. (Etc. )

pro \ con A B C D
A - 65 40. 60
B 35 - 75 60
C 60 25 - 60
D 40. 40. 40. -
max opp 60 65 75 60
minimax 60 60

Neste exemplo, no minimax, A e D empatam; sob Smith/Minimax, A vence.

O conjunto Smith também é chamado de ciclo superior . No exemplo acima, os três candidatos no conjunto Smith estão em um ciclo de maioria "pedra / papel / tesoura": A é classificado sobre B por uma maioria de 65%, B é classificado sobre C por uma maioria de 75% e C é classificado acima de A por uma maioria de 60%. O termo ciclo superior pode ser um pouco enganador, no entanto, pois que o conjunto de Smith pode conter candidatos que não fazem ciclo. Por exemplo, quando existe um vencedor de Condorcet, ele não alterna com nenhuma alternativa e, quando o conjunto Smith consiste apenas de duas alternativas que se empatam aos pares, as duas não alternam com nenhuma alternativa.

Outros critérios[editar | editar código-fonte]

Qualquer método de eleição que cumpra o critério de Smith também cumpre o critério de Condorcet, pois se houver um vencedor de Condorcet, ele será o único candidato no conjunto de Smith. Obviamente, isso significa que a falha no critério de Condorcet implica automaticamente também a não conformidade com o critério Smith. Além disso, esses conjuntos atendem ao critério do perdedor de Condorcet . Isso é notável, porque mesmo alguns métodos Condorcet não satisfacem isso (Minimax). Implica também o critério da maioria mútua, pois que o conjunto Smith é um subconjunto do conjunto MMC.

O conjunto de Smith e o conjunto de Schwartz são algumas vezes confundidos na literatura. Miller (1977, p.   775) lista GOCHA como um nome alternativo para o conjunto Smith, mas na verdade se refere ao conjunto Schwartz. O conjunto de Schwartz é na verdade um subconjunto do conjunto de Smith (e igual a ele se não houver empates entre pares dos membros do conjunto de Smith).

O critério Smith é satisfeito pelos Pares Ranqueados, pelo método de Schulze, pelo método de Nanson, pelo método das Regras de Robert para votar moções e emendas e por vários outros métodos.

Os métodos de votação que falham no critério de Smith podem ser modificados para satisfazê-lo (normalmente à custa de outros critérios). Uma abordagem é aplicar o método de votação apenas ao conjunto de Smith. (Em outras palavras, comece excluindo os candidatos que não estão no conjunto Smith dos votos. ) Por exemplo, o método de votação Smith/Minimax é a aplicação do Minimax aos candidatos no conjunto Smith. Outra abordagem é eleger o membro do conjunto Smith mais alto na ordem de finalização do método de votação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Four Condorcet-Hare Hybrid Methods for Single-Winner Elections». The Smith set is the smallest set  such that any candidate in  would win a oneon-one race against any candidate not in . Thus the Smith principle, which requires voting rules to select winning candidates from the Smith set, is an extension of the Condorcet principle that is applicable to all election outcomes. 

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. J. H. Smith, "Aggregation of preferences with variable electorate", Econometrica, vol. 41, pp. 1027–1041, 1973.
  2. Benjamin Ward, "Majority Rule and Allocation", The Journal of Conflict Resolution, Vol. 5, No. 4. (1961), pp. 379–389.