Cuanhamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela língua falada em Angola e Namíbia pelos cuanhamas, veja língua cuanhama. Se procura pelo município angolano, veja Cuanhama (município).

Os cuanhamas (em cuanhama: kwanyama ou uukwanyama) são um grupo étnico que vive no sul de Angola e no norte da Namíbia.[1] Trata-se de um subgrupo dos ovambos.

Território[editar | editar código-fonte]

Os cuanhamas fixaram-se na região conhecida por bacia dos ovambos, que abrange uma grande parte da província do Cunene, em Angola, e uma região mais pequena do norte da Namíbia, conhecida por Ovambolândia.

Na região cultivam massango, massambala, feijão macunde, abóboras e outros produtos agrícolas.[2]

Referências

  1. «Definição ou significado de Cuanhamas no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 10 de novembro de 2016 
  2. Martins, Isildo Gouveia (2015). Cuanhama: estratégias internas e prelúdio da perda da sua autonomia (1900-1915), Mestrado em História, na especialidade de História de África, Universidade de Lisboa.
Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.