Saltar para o conteúdo

Cuscuz de tapioca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: pl:Chiaotzu
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Tapioca pudding-3.jpg|thumb|250px|Pudim de tapioca]]
[[Imagem:Tapioca pudding-3.jpg|thumb|250px|Pudim de tapioca]]


O '''cuscuz de tapioca''' é um prato originário da culinária africana com ingredientes [[brasil]]eiros de origem índígena. Também é conhecido como ''cuscuz branco'' ou ainda, ''pudim de tapioca''. É um preparado a partir da [[fécula]] da [[mandioca]], conhecida como [[tapioca]]. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite. Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as africanas eram as principais responsaveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.
O '''cuscuz de tapioca''' é um prato de origem índígena. A mandioca é uma planta nativa da América do Sul. Também é conhecido como ''cuscuz branco'' ou ainda, ''pudim de tapioca''. É um preparado a partir da [[fécula]] da [[mandioca]], conhecida como [[tapioca]]. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite. Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as escravas africanas eram as principais responsaveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 23h58min de 9 de setembro de 2012

Pudim de tapioca

O cuscuz de tapioca é um prato de origem índígena. A mandioca é uma planta nativa da América do Sul. Também é conhecido como cuscuz branco ou ainda, pudim de tapioca. É um preparado a partir da fécula da mandioca, conhecida como tapioca. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite. Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as escravas africanas eram as principais responsaveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.

Ligações externas

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.