Cyrix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cyrix Corporation
Capital aberto
Atividade Semicondutores
Fundação 1988
Sede Richardson, Texas,
Estados UnidosEstados Unidos
Pessoas-chave Jerry Rogers e Tom Brightman (fundadores)
Empregados 300 (aproximadamente)
Produtos Microprocessadores

Cyrix foi uma empresa multinacional estadunidense fundada em 1988 por Jerry Rogers e Tom Brightman,[1] localizada em Richardson no Texas que fabricava microprocessadores.

Era uma fabricante de processadores na época dos clássicos Pentium (Intel) e K5 (AMD), chegou a fazer um processador chamado Cyrix DX4 para disputar na época com o 486 DX2 da Intel, lançou também o Cyrix 5x86 para disputar com o K5 da AMD. Logo depois lançou o Cyrix 6x86;6x86MX (com a tecnologia MMX)e o M2. Depois disso a Cyrix foi comprada pela VIA Tecnologies, uma tradicional fabricante de chipsets, desde então a Cyrix passou a ser uma marca e não um fabricante. O Cyrix 3 é o 1º processador feito pela VIA com a marca Cyrix, e foi o único processador que não era da Intel a usar o soquete 370. A empresa fabrica desde 2005 o VIA C7, processador para notebooks com inúmeras tecnologias novas, entretanto não foi sucesso de vendas.

Referências

  1. Coprocessor Dot Info. «Cyrix» (em inglês). Consultado em 30 de julho de 2009. Arquivado do original em 14 de junho de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.