DPA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Danish Pedophile Association
Fundação 1985
Extinção 2004
Línguas oficiais dinamarqués
Sítio oficial http://danpedo.sexualpolitik.se/
 Nota: Não confundir com Detetives do Prédio Azul.

A Danish Pedophile Association (Associação Pedófila Dinamarquesa, DPA; em dinamarquês: Pædofilgruppen) foi uma associação dinamarquesa em defesa da aceitação social da pedofilia, fundada em 1985. Em 2004 decidiu dissolver-se perante a forte pressão política e mediática que enfrentava. Um grupo cindido de membros em desacordo com a dissolução, chamado de DPA Grupo 04, decidiu então reabrir o site da organização, acessível até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Pedófila Dinamarquesa foi criada em 1985. Aberta para pedófilos, simpatizantes e profissionais diversos, seus objetivos eram "informar à sociedade (...) sobre a pedofilia, a sexualidade infantil e as relações românticas e sexuais entre crianças e adultos" e fomentar o debate sobre esses assuntos a fim de "mitigar os preconceitos" da sociedade[1]. Suas atividades envolviam apoio mútuo e assistência social para pedófilos. Também celebrava reuniões anuais, algumas apenas para sócios e outras abertas para o público em geral[2]. O número de membros vai ser de 80 em 1996[3] e de 100 em 2004[4]. Também publica o boletim em dinamarquês Ny Sexualpolitik.

Em 2004, a DPA decidiu dissolver-se e fechar o seu site durante o transcurso de uma investigação sobre as atividades da associação iniciada pela Promotoria Geral de Dinamarca e perante os fortes ataques dalguns jornalistas. Um grupo cindido de membros em desacordo com a decisão, chamado de DPA Grupo 04, decidiu então reabrir o sítio da associação[5]. Em um comunicado publicado no mesmo site, o DPA Grupo 04 explicava que os seus membros se recusavam "a ser dominados pela pressão injusta de jornalistas anti-democratas, políticos e grupos não menos fanáticos da Dinamarca e do estrangeiro", expressavam a vontade de "poder utilizar a liberdade constitucional de expressão que corresponde a todos os cidadãos" e afirmavam que a dissolução da associação e do seu sítio eram equivalentes a ceder perante o terrorismo. No seu comunicado, o grupo acusava outros grupos de terem utilizado ou ameaçado utilizar métodos ilegais contra a DPA, mencionando expressamente a associação Stop Pædofili Nu, que ameaçou roubar e publicar a lista de membros da organização[6]. No dezembro de 2005, a DPA foi exonerada pelo Comitê de Investigação do Ministério da Justiça do Governo Dinamarquês, que estimou que a associação era legal em virtude da liberdade de expressão[7][8].

Objetivos[editar | editar código-fonte]

No seu sítio na internet, donde difunde o seu ideário, a DPA explica os seus objetivos e políticas da seguinte maneira[1]:

  • Informar a sociedade, mitigando os preconceitos, sobre a pedofilia, a sexualidade infantil e as relações românticas e sexuais entre crianças e adultos.
  • Ser um ponto de contato social e apoio mútuo para pessoas com problemas sentimentais, sexuais, legais ou sociais relacionados com a pedofilia.
  • Promover o debate e a troca de opiniões sobre os papéis, a identidade e o estilo de vida dos pedófilos.
  • Desenvolver o sentido de responsabilidade dos pedófilos para as crianças.
  • A associação também pode, se necessário, assumir o controle doutros objetivos de natureza político-sexual relacionados com a infância.
  • A associação não pode organizar atividades ilegais de tipo nenhum nem fazer de intermediária para tais atividades.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b What is Danish Pedophile Association? Arquivado em 14 de outubro de 2013, no Wayback Machine.. DPA.
  2. Santiago, Pablo, 2004, op. cit., pp. 388-389.
  3. Seneca, Karen. "Little girls turn me on". Ekstra Bladet, 1996-06-23. p. 13.
  4. Flanagan, Russ. "'I'm tired of being forced into the shadows by society'". The Express-Times, 2004-02-22.
  5. Sex offenders without Borders (em inglês), 2009, Save the Children.
  6. PRESSEMEDDELELSE: Pædofilgruppens hjemmeside genopstår - foreningen er fortsat lukket Arquivado em 16 de outubro de 2012, no Wayback Machine.. DPA.
  7. Dutch court outlaws pedophile association. UT San Diego, 2012-06-27.
  8. Resumé af Rigsadvokatens redegørelse om muligheden for at søge Pædofilgruppen og DPA-Gruppe 04 opløst ved dom i henhold til grundlovens § 78 Arquivado em 26 de setembro de 2013, no Wayback Machine., RA-2004-609-0028, 2005. DPA.