Dadinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Dadinho (desambiguação).

Dadinho é uma tradicional marca brasileira de doce feito a base de amendoim. Foi lançada, em 1954, pela empresa "Dizioli", que vendeu os direitos de fabricação para a empresa "Atual Comércio e Indústria Ltda". Passados alguns anos, a "Qualybom Indústria e Comércio Ltda" comprou os direitos e a fórmula e atualmente é produzida pela empresa "Bono Gusto". É produzido em forma de cubo, mesmo formato dos clássicos dados de seis faces, daí seu nome. Sua embalagem é de papel metalizado[1].

História[editar | editar código-fonte]

Lançado em 1954 para as comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo, a inscrição "IV° Centenário" na embalagem é uma referência ao 4º centenário da cidade e o nome original da guloseima. Com a popularização do produto, surgiu o apelido "Dadinho", devido ao seu formato, e, assim, a empresa Dizioli adotou o apelido como nome do produto[2].

O Dadinho foi uma das primeiras guloseimas nacionais a ser embalada com papel metalizado; e a marca foi patrocinadora do programa Fofão. Em 2016, ganhou uma linha de produtos que inclui uma versão cremosa vendida em potes, biscoito wafer e bombom.[1]

Referências

  1. a b G1. Dadinho ganha versão cremosa em pote. Acesso em 29 de março de 2016
  2. Veja a origem dos nomes de empresas - Dadinho Portal BOL de Notícias (acessado em junho/2017)