Darling (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Darling
Desenvolvedor Luboš Doležel
Linguagem C
Sistema operacional Linux
Gênero(s) Camada de Compatibilidade
Licença GPL 3
Página oficial http://www.darlinghq.org

Darling é um software livre e código aberto que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para OS X possam rodar no sistema operacional Linux. Darling é uma camada de compatibilidade, como Wine. Ele duplica funções do OS X, fornecendo implementações alternativas de bibliotecas e frameworks que chamam programas OS X.[1] Este método de duplicação difere de outros métodos que também podem ser considerados de emulação, onde os programas OS X executado em uma máquina virtual.

O projeto teve início no verão de 2012 e baseia-se em um projeto anterior, chamado maloader, que foi interrompido devido à falta de tempo. O desenvolvedor está testando aplicativos, como o Midnight Commander ou The Unarchiver na camada. Até agora, a camada tem demonstrado trabalhar com muitos aplicativos de console e algumas aplicações GUI simples.[2]


O projeto conta com GNUStep para a execução de determinados frameworks e fornece wrappers em cima de bibliotecas comuns do Linux para reutilizar o máximo de código aberto existente quanto possível.[3]


O projeto pode também suportar aplicações iOS no futuro.[4]

Um simples 'HelloWord' demonstrado aplicativo Cocoa no OS X (esquerda) e Linux (à direita)

Referêcias[editar | editar código-fonte]

  1. OS X apps run on Linux with Wine-like emulator for Mac software Ars Technica (6 de Agosto de 2013). Visitado em 23 de Janeiro de 2014.
  2. Project Status Darling project. Visitado em 23 de Janeiro de 2014.
  3. FAQ Darling project. Visitado em 23 de Janeiro de 2014.
  4. OS X apps on their way to Linux courtesy of Darling project ZDNet (15 de Julho de 2013). Visitado em 23 de Janeiro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]