David Hedison

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
David Hedison
David Hedison
Hedison na Big Apple Convention
Nome completo Albert David Hedison Jr
Nascimento 20 de maio de 1927
Providence, Rhode Island, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Morte 18 de julho de 2019 (92 anos)
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação ator
Atividade 1949-2005
Progenitores Mãe: Rose Boghosian
Pai: Albert David Hedison, Sr.
Cônjuge Bridget Hedison (1968-2016)
Filho(a)(s) 2
[www.davidhedison.com Página oficial]

Albert David Hedison Jr, mais conhecido na tevê como David Hedison, (Providence - Rhode Island, 20 de maio de 1927Los Angeles, Califórnia, 18 de julho de 2019), foi um ator norte-americano.

Segundo alguns autores, começou a carreira de ator em função de um filme a que assistiu, "Sangue e Areia" de 1941, estrelado por Tyrone Power,

Para realizar o seu sonho, David estudou em Nova Iorque com Sanford Meisner e Martha Graham na Neighborhood Playhouse e também com Lee Strasberg no Actors Studio. O início da sua carreira artística foi trabalhando em produções Off-Broadway com a peça A Month in the Country, com a qual ganhou o prêmio Theater World Award. Na época usava o nome artístico de Al Hedison.

Fechou um contrato com a 20th Century Fox e começou participando do filme The Enemy Below, ao lado de Robert Mitchum. Estrelou em 1958 o maior sucesso da Fox daquele ano: The Fly, que teve uma refilmagem em 1986, com direção de David Cronenberg.

Em 1959, foi escalado para protagonizar a série de TV Five Finger. Nova mudança no seu nome artístico. De Al Hedison, passou definitavamente para David Hedison.

Em 1964, David começou a atuar no seriado que ficaria internacionalmente famoso, Viagem ao Fundo do Mar. Por quase 4 anos, ele interpretou o personagem Capitão Crane na série ao lado de Richard Basehart, o Almirante Nelson. Com o fim da série, David Hedison participou em outros seriados conhecido pelos telespectadores: Mulher Maravilha, As Panteras, Casal 20, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor, A Super Máquina, Esquadrão Classe A, entre outras participações de outras séries e filmes.

Entre filmes e séries, David participou de 51 produções, dentre os quais, destacam-se "A mosca da cabeça branca", "Viagem ao fundo do mar", "Com 007, viva ou deixe morrer", "Megido", "007, permissão para matar" e "Megido".

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 1968, David Hedison casou-se com Bridget. O casal teve duas filhas, Alexandra Hedison e Serena Rose Hedison. Sua filha Alexandra é também atriz e diretora e tem participado de importantes séries de televisão. Faleceu no dia 18 de julho de 2019 aos 92 anos.[1]


Referências

  1. «Morre David Hedison, o Felix Leiter de 007, aos 92 anos». UOL. 22 de julho de 2019. Consultado em 22 de julho de 2019 


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.