Saltar para o conteúdo

Dedução: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 186.214.45.213 ( modificação suspeita : -65), para a edição 20590490 de Darwinius
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=junho de 2010}}
{{sem-fontes|data=junho de 2010}}
== Definição ==
== Definição ==
[http://pt.wiktionary.org/wiki/dedução Dedução] é toda [[inferência]] que parte do [[universal]] para o [[particular]] (aspecto [[convergência|convergente]]). Utiliza-se da confrontação de duas proposições (uma generalizadora e outra particularizadora) para extrair uma conclusão.
[http://pt.wiktionary.org/wiki/dedução Dedução] é toda [[inferência]] que parte da indução e do [[universal]] para o [[particular]] (aspecto [[convergência|convergente]]). Utiliza-se da confrontação de duas proposições (uma generalizadora e outra particularizadora) para extrair uma conclusão.


Note-se que o aspecto geral (universal) pode permitir diversas conclusões para uma mesma premissa. Portanto, o aspecto convergente da dedução advém da identificação de uma característica particular (peculiaridade) do elemento analisado que conduza a um resultado único, distinto das demais conclusões possíveis.
Note-se que o aspecto geral (universal) pode permitir diversas [[sexualidades]],ou conclusões para uma mesma premissa. Portanto, o aspecto convergente da dedução advém da identificação de uma característica particular (peculiaridade) do elemento analisado que conduza a um resultado único, distinto das demais conclusões possíveis.


== Exemplos ==
== Exemplos ==

Revisão das 13h46min de 8 de outubro de 2011

Definição

Dedução é toda inferência que parte da indução e do universal para o particular (aspecto convergente). Utiliza-se da confrontação de duas proposições (uma generalizadora e outra particularizadora) para extrair uma conclusão.

Note-se que o aspecto geral (universal) pode permitir diversas sexualidades,ou conclusões para uma mesma premissa. Portanto, o aspecto convergente da dedução advém da identificação de uma característica particular (peculiaridade) do elemento analisado que conduza a um resultado único, distinto das demais conclusões possíveis.

Exemplos

Carlos é humano. Todo humano é mamífero. Logo, Carlos é mamífero.

Um número real x é estritamente positivo (ou seja: x > 0. Esta é a característica geral, universal). O quadrado do número x é 1,21 (ou seja: x2 = 1,21. Esta é a característica particular). Logo, o valor de x é 1,1 (esta é a conclusão).

Veja também

Predefinição:Portal-filosofia