Defesa Alekhine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Começo de um tabuleiro de xadrez. a b c d e f g h
8 torre preta em a8 cavalo preto em b8 bispo preto em c8 dama preta em d8 rei preto em e8 bispo preto em f8 torre preta em h8 8
7 peão preto em a7 peão preto em b7 peão preto em c7 peão preto em d7 peão preto em e7 peão preto em f7 peão preto em g7 peão preto em h7 7
6 cavalo preto em f6 6
5 5
4 peão branco em e4 4
3 3
2 peão branco em a2 peão branco em b2 peão branco em c2 peão branco em d2 peão branco em f2 peão branco em g2 peão branco em h2 2
1 torre branca em a1 cavalo branco em b1 bispo branco em c1 dama branca em d1 rei branco em e1 bispo branco em f1 cavalo branco em g1 torre branca em h1 1
a b c d e f g h Fim do tabuleiro de xadrez.
A abertura Alekhine

A Defesa Alekhine é uma defesa de xadrez caracterizada pelos lances

  • 1.e4,Cf6;

A defesa Alekhine é uma dentre as possíveis respostas ao lance inicial 1.e4 das brancas. Ela se constitui dos lances 1.e4 Cf6.

Quando Alexander Alekhine desenvolveu esta defesa, fundamentou-a na Escola Hipermoderna de Xadrez, na qual ele era um importante contribuinte, juntamente com Aaron Nimzovitsch, Elfim Bogoljubov e Richard Réti. O princípio teórico fundamental do hipermodernismo era o controle do centro a distância, por meio de peças, ao contrário do que pregava Tarrasch, representante da Escola Clássica; segundo ele devia-se ocupar as casas centrais por peões.

A ideia estratégica por trás dos lance 1...Cf6 é levar as brancas a avançarem seus peões centrais, o que faria com que eles se debilitassem e se transformassem em alvos exploráveis pelas pretas.

Mas a estratégia não fundamenta de todo a defesa Alekhine, já que ela se caracteriza por levar a um embate tático entre os jogadores, em que o reconhecimento de linhas é mais importante que a análise estratégica da posição, que, aliás, não chega a ser nem um pouco clara. Qualquer erro ou mera imprecisão pode significar a derrota súbita de um dos bandos.

As linhas agudas da defesa Alekhine atraem os jogadores que gostam de um jogo dinâmico, em que ataques e contra-ataques seguem-se continuamente, e que têm grande capacidade de cálculo.

Hoje em dia, sua presença no xadrez de elite já não tão grande como há alguns anos. Ele foi muito utilizada por Bob Fischer e Garry Kasparov. Mas nunca deixa de ser um opção muito apreciada pelos enxadristas amadores.

  • 2.e5,Cd5;
  • 3.d4,d6;
  • 4.c4, Cb6;
  • 5.exd6, cxd6;
  • 6.Cc3, g6;
  • 7.Be3, Bg7;
  • 8.c5, dxc5;
  • 9.dxc5, Cbd7;
  • 10.c4 e as brancas têm a iniciativa.
A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.