Delfim da Câmara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Delfim da Câmara
Nascimento 1834
Morte 1916 (82 anos)
Cidadania Brasil
Ocupação pintor
Retrato de D. Pedro II, 1875, Museu Histórico Nacional.

Delfim Joaquim Maria Martins da Câmara (Magé, 1834 — ?, c. 1916) foi um pintor brasileiro, ativo no século XIX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com 14 anos matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, sendo aluno de Manuel Joaquim de Melo Corte Real, Costa Miranda e Corrêa Lima e dando mostras de brilhantismo. Obteve vários prêmios enquanto aluno, como a grande medalha de ouro em pintura histórica em 1850. Pleiteou o prêmio de viagem mas perdeu, só ficando atrás de Victor Meirelles. Um segundo pleito foi tentado em 1857, também sem sucesso, e neste momento deixou a Academia, passando a estudar por conta própria.

Aparentemente frustrado em suas ambições como artista, transferiu-se para Porto Alegre pouco antes da Guerra do Paraguai, produzindo escassa pintura e alguns trabalhos em cenografia e gravura. Quando eclodiu o conflito alistou-se como voluntário do exército da Província. Só voltaria à capital em 1870, já como capitão, mas quatro anos depois retorna ao Rio de Janeiro, reaproximando-se da Corte imperial. Nessa cidade manteve um ateliê, à rua da Assembleia,82, dedicando-se principalmente ao retrato.

Durante sua estadia no sul sustentou-se de seu ofício como pintor, embora tenha preferido manter-se em relativa obscuridade. Só chamou a atenção geral quando realizou o retrato do Visconde de Pelotas, e a partir daí passou a ser muito procurado. Vivia em um sobrado modesto à rua Nova, sendo descrito como uma figura alta e esguia, pouco expansiva e de extrema modéstia. Seu talento foi muito elogiado por Gonzaga Duque.

Foi professor de desenho no Liceu de Artes e Ofícios, na Escola Politécnica, na Academia Imperial de Belas Artes e ensinou também no Colégio Pedro II.

Morreu totalmente esquecido, provavelmente no Rio de Janeiro, em data desconhecida.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • DAMASCENO, Athos. Artes plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1970.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Delfim da Câmara