Demofilia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox important.svg
Este artigo ou secção pode conter pesquisa inédita. Por favor, melhore-o, verificando o seu conteúdo e adicionando referências bibliográficas. Mais detalhes podem ser encontrados na página de discussão. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Demofilia (do grego antigo demos; povo + philía; amizade, afeição - ) é colocado como sentimento amigável em relação ao povo, a proximidade fraternal, “simpatia, proximidade afetiva com a população em geral”; “uma forte amizade pelo povo”.[1][2]

Este conceito apresenta proposta não necessariamente antagônica em relação ao termo Demofobia, mas apontam para concepções distintas de democracia.

Em demofilia, pressupõe-se estado “amigável, coletivo”, em que se entende ser premissa para o funcionamento da democracia o “governo do povo e pelo povo”; este governo não irá deixar de ter uma pré-organização ou estrutura formal por conta de tal característica será, na verdade, a consonância entre as massas e os que exercem o poder, ou seja, a aprovação do povo, da maioria, em relação ao poder dos virtuosos e sábios.

Trabalha-se o conceito de filiação em sociedade que enxerga os mecanismos da democracia como apenas eficazes em seu funcionamento se aplicados com “aval” das massas. Dessa maneira, o medo, o temor daqueles em maior número na sociedade é desassociado do exercício político.

Referências

  1. [1]
  2. [HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de. Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.