Saltar para o conteúdo

Design de interiores: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.177.26.97 ( modificação suspeita : -20), para a edição 35223766 de Rossi pena
Linha 3: Linha 3:
O '''design de interiores''', é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de [[casa]]s, [[escritório]]s, [[palácio]]s etc.).
O '''design de interiores''', é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de [[casa]]s, [[escritório]]s, [[palácio]]s etc.).


Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações [[estética]]s e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja [[cor]]es, materiais, acabamentos e [[iluminação]], utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de [[decoração]], estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de [[marceneiro]]s, [[pintor]]es e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, [[residência]]s ou [[espaço]]s em locais [[público]]s. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações [[estética]]s e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja [[cor]]es, materiais, acabamentos e [[iluminação]], utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de [[decoração]], estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de [[marceneiro]]s, [[pintor]]es e eletricistas. Pode projetar suas salas comerciais, [[residência]]s ou [[espaço]]s em locais [[público]]s. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. s2s2s2 agr eh soh no s2s2s2


==Formação acadêmica==
==Formação acadêmica==

Revisão das 12h32min de 19 de abril de 2013

Exemplo de design de interior, um pilar e seu ornamentado detalhamento.

O design de interiores, é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.).

Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar suas salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. s2s2s2 agr eh soh no s2s2s2

Formação acadêmica

A graduação em *Bacharel de Design de Interiores ou Composição de Interiores tem duração média de 8 períodos. O profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).

Mercado de Trabalho

O salário de um profissional a nível superior desta área, varia de acordo com a região do país. Também a renda esta diretamente ligada ao seu prestígio no mercado. Um bom profissional, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo possuem uma renda direta dos projetos, em torno de, R$6.000,00. Podendo aumentar, consideravelmente, em um atendimento direto aos clientes na aquisição dos materiais. Já que a grandes maioria das lojas, comissiona o profissional cadastrado que leva os seus cliente. E também é habitual um pequeno percentual do orçamento dos empreiteiros, que foram indicados ao serviço pelo decorador.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.