Desmontador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um desmontador, desassemblador ou disassembler é um programa de computador que converte código de máquina em código escrito em linguagem de montagem. A diferença entre um desmontador e um descompilador é que este último reverte a compilação de uma linguagem de alto nível, enquanto o primeiro reverte a montagem de uma linguagem de montagem.

O código fonte em linguagem de montagem geralmente contém constantes simbólicas, comentários e rótulos de endereçamento que são normalmente removidos do código de máquina gerado. Assim, o desmontador consegue reverter apenas parcialmente o processo de montagem, pois o código fonte produzido não irá conter essas constantes e comentários. Por causa disso, o código produzido por um desmontador é mais difícil de entender (para um humano) que o código fonte original, com suas anotações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.