Esporte na Eslovênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Desporto na Eslovénia)

O esporte na Eslovênia faz parte da cultura eslovena. Os esportes coletivos mais populares da Eslovênia são o futebol, basquete e hóquei no gelo. Entre os esportes individuais, os mais populares entre o povo esloveno são o tênis, ciclismo, atletismo e esqui. A Eslovênia também participou de onze Olimpíadas após se dissolver da Iugoslávia.

Basquete[editar | editar código-fonte]

Sasha Vujačić.

O basquete é regido pela Federação de Basquete da Eslovênia. O campeonato nacional local, chamado de Premier League A, é disputado por 13 times.[1] Desde a independência da Iugoslávia, a Seleção Eslovena de Basquetebol Masculino conseguiu se classificar para todas as edições do EuroBasket a partir de 1993. Seu melhor resultado europeu foi o 4º lugar conquistado em 2009, classificando a equipe para o Campeonato Mundial de Basquetebol de 2010, onde fez a sua segunda participação, desde 2006. A Seleção Eslovena entrou no Grupo B do Mundial, onde enfrentou Tunísia, Estados Unidos, Croácia, Brasil e Irã. Entre os eslovenos que atuam na NBA estão Goran Dragic, Sasha Vujacic, Radoslav Nesterovic e Beno Udrih.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Esloveno de Futebol
Ver artigo principal: Seleção Eslovena de Futebol
Ficheiro:Ljubijankic.JPG
Zlatan Ljubijankič.

É o esporte mais praticado na Eslovênia entre os esportes de verão. O campeonato local é o PrvaLiga Telekom Slovenije (1.SNL), que é disputado por 10 equipes.[2] As outras divisões nacionais são o 2.SNL e 3.SNL. A Seleção Eslovena de Futebol atualmente se encontra na 29ª posição no Ranking Mundial da FIFA, e conseguiu qualificação para a Copa do Mundo FIFA de 2010, após vencer heroicamente a Seleção Russa de Futebol por 1 a 0 em Maribor, após uma derrota por 2 a 1 em Moscou. Na Copa, os eslovenos enfrentaram a Argélia, os Estados Unidos e a Inglaterra. A única participação da Eslovênia na Eurocopa foi em 2000, quando ficou em último lugar no seu grupo, com dois empates e uma derrota. Entre os melhores jogadores do futebol esloveno atual estão Robert Koren, Milivoje Novakovič e Zlatan Ljubijankič.

Hóquei no gelo[editar | editar código-fonte]

Anže Kopitar.

Dentre os esportes de inverno, o hóquei no gelo é o esporte coletivo mais popular entre os eslovenos. O Campeonato Esloveno de Hóquei no Gelo é a maior liga do país e é disputada por 10 equipes.[3] A Seleção Eslovena de Hóquei no Gelo está entre as 20 melhores do mundo. Atualmente, o time esloveno disputa a divisão II do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo, sendo que já disputou a divisão de elite por 5 vezes. Um dos atletas mais famosos da Eslovênia é Anže Kopitar, que joga pelo Los Angeles Kings na NHL. Outros jogadores eslovenos notáveis incluem Robert Kristan, Jan Muršak e Marcel Rodman.

Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Tina Maze.
Ver artigo principal: Eslovênia nos Jogos Olímpicos

A Eslovênia estreou em Jogos Olímpicos como país independente em 1992. Desde então, conseguiu conquistar 15 medalhas em Jogos Olímpicos de Verão e 7 em Jogos Olímpicos de Inverno. Em sua última participação, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, a Eslovênia conquistou mais três medalhas, sendo duas de prata de Tina Maze e uma medalha de bronze de Petra Majdic.[4] A Eslovênia também participa dos Jogos Paraolímpicos. Em seu retrocpecto, a Eslovênia já conquistou um total de 16 medalhas, sendo todas elas em Jogos de verão.

Esportes individuais[editar | editar código-fonte]

Tênis[editar | editar código-fonte]

Katarina Srebotnik.

Atletismo[editar | editar código-fonte]

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Simon Špilak.

Esqui[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Košarkarska zveza Slovenije» (em esloveno). Kzs-zveza.si. Consultado em 12 de Fevereiro de 2010. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2010 
  2. «www.prvaliga.si» (em esloveno). www.prvaliga.si. Consultado em 12 de Fevereiro de 2010 
  3. «Hokejska zveza Slovenije» (em esloveno). Hokejska-zveza.si. Consultado em 12 de Fevereiro de 2010. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2001 
  4. Vancouver 2010:Olympic medals acessado em 5 de abril de 2010 (em inglês e em francês)