Desporto em Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cristiano Ronaldo, futebolista
Filipe Albuquerque, piloto de automobilismo
Bruno Pires, ciclista
Vanessa Fernandes, triatleta

O desporto em Portugal é importante na cultura Portuguesa. O futebol é o desporto mais popular de Portugal. Além do futebol, existem muitas outras competições anuais bem organizadas a nível profissional e amador, incluindo campeonatos de basquetebol, natação, atletismo, ténis, ginástica, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol, surfe, canoagem, "taekwondo" e râguebi entre as centenas de desportos práticados neste país. Existem em Portugal mais de 400 000 praticantes de desporto federado.[1]

As maiores ligas profissionais, e campeonatos incluem:


Outras atividades relacionadas ao desportos exteriores com milhares de adeptos incluem airsoft, golfe, caminhada, e orientação.

Andebol[editar | editar código-fonte]

Portugal já organizou o campeonato europeu de Andebol em 1994 e o campeonato do mundo em 2003. A selecção portuguesa de andebol nunca encontrou muito sucesso nas competições em que participou. Os clubes portugueses de Andebol competem no Campeonato Português de Andebol sendo o FC Porto a potencia mais importante nesta modalidade a nível nacional. A nível europeu, o Sporting CP é o único clube que conquistou um titulo continental vencendo à Taça Challenge em 2010. Os outros clubes que chegaram a final de Taça Challenge são o SL Benfica, o SC Horta e o ABC Braga, este ultimo por duas vezes, a ultima em 2015. O ABC Braga também já chegou a final da Liga dos Campeões de Europa.

Atletismo[editar | editar código-fonte]

1. Mundial[editar | editar código-fonte]

Atletismo Ouro Prata Bronze Total
Jogos Olímpicos 4 2 4 10
Campeonato Mundial 5 6 5 16
Campeonato Mundial em pista coberta 4 4 4 12
Campeonato Mundial de Corta-Mato 6 3 13 22
Campeonato Mundial de Meia-Maratona 1 0 1 2
Taça do Mundo de Marcha atletica 0 1 2 3
Campeonato Ibero-Americano 28 48 46 122
Jogos da Lusofonia 21 30 22 73

2. Continental[editar | editar código-fonte]

3. Nacional[editar | editar código-fonte]

Basebol[editar | editar código-fonte]

Equipas:

  • Bravos do Centro Social Luso Venezolano (Santa Maria da Feira)
  • White Sharks Almada Beisebol Clube
  • Associação Académica de Coimbra
  • Abrantes Basebol Clube
  • Lisboa Basebol Clube
  • Universidade de Aveiro
  • Villas Vikings

Basquetebol[editar | editar código-fonte]

A Liga Portuguesa de Basquetebol é a mais importante competição nacional nesta modalidade. O SL Benfica é o clube com mais títulos (25) e que domina o desporto estes últimos anos. A nível internacional, nenhum clube consegui ter sucesso significativo.

Canoagem[editar | editar código-fonte]

Portugal tornou-se nos últimos anos um dos países com mais sucesso neste desporto, ganhando muitas medalhas em campeonatos Europeus e Mundiais. Os melhores atletas incluem Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Helena Rodrigues, Beatriz Gomes, João Ribeiro, Emanuel Silva e Fernando Pimenta. Estes dois últimos velocistas de canoagem ganharam a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres no evento de K2 1000m masculino.

Canoagem Ouro Prata Bronze Total
Jogos Olímpicos 0 1 0 1
Taça do Mundo 1 2 2 5
Campeonatos Europeus 2 3 13 18

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Futebol Americano[editar | editar código-fonte]

Equipas:

Liga:

Futebol[editar | editar código-fonte]

Futebol de areia[editar | editar código-fonte]

A selecção portuguesa de futebol de areia ganhou muitas competições internacionais e continentais. Portugal foi campeão do mundo em 2001 e encontra-se regularmente nos 4 primeiros lugares da competição. A selecção também ganhou 5 vezes o mundialito, sendo a segunda nação mais bem sucedida. A nível europeu, Portugal ganhou 6 vezes a Taça da Europa de Futebol de Praia e 4 vezes a Liga Europeia de Futebol de Praia.

Hóquei em patins[editar | editar código-fonte]

Existem em Portugal cerca de 250 clubes e 10 000 praticantes de Hóquei em patins.[2]

A Selecção Portuguesa de Hóquei em Patins masculina já venceu por 15 vezes o Campeonato do Mundo de Seniores [3] e por 20 vezes o Campeonato da Europa de Seniores.[4] A Selecção feminina ganhou por três vezes o Campeonato da Europa de Seniores.[5]

Hóquei em patins Ouro Prata Bronze
Campeonato do Mundo 15 9 14
Campeonato do Mundo Feminino 0 3 1
Campeonato Europeu 20 13 9
Campeonato Europeu Feminino 3 3 2

Os principais clubes portugueses de hóquei em patins se defrontam no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins sendo o SL Benfica o clube mais titulado com 22 campeonatos vencidos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais vencidos.

Liga Europeia Taça CERS Taça das Taças Taça Continental Taça Intercontinental Total
FC Porto 2 2 2 1 0 7
SL Benfica 1 2 0 2 1 6
Sporting 1 2 3 0 0 6
OC Barcelos 1 1 1 1 1 5
AD Oeiras 0 0 3 0 0 3
CD Paço de Arcos 0 1 0 0 0 1
GD Sesimbra 0 1 0 0 0 1
UD Oliveirense 0 1 0 0 0 1
AD Sanjoanense 0 0 1 0 0 1

Judo[editar | editar código-fonte]

Portugal teve e continua a ter sucesso nesta modalidade, tendo vencido medalhas olímpicas, mundiais e europeias. A judoca portuguesa com mais sucesso na actualidade e que já constitui uma referencia no judo português é Telma Monteiro que já foi campeã europeia e vice-campeã do mundo.

Judo Ouro Prata Bronze
Jogos Olímpicos 0 0 1
Campeonato Mundial 0 5 5
Campeonato Europeu 9 6 12

Motociclismo[editar | editar código-fonte]

No dia 31 de maio 2015, Miguel Oliveira ganhou o Grande Prémio da Itália de MotoGP. Foi a primeira vez que um português ganhou um Grande Prémio desse campeonato do mundo[6] .

Natação[editar | editar código-fonte]

Rugby[editar | editar código-fonte]

A Selecção Portuguesa de Rugby foi a primeira selecção amadora a conseguir se qualificar na copa do mundo de Rugby Union em 2007. Portugal foi campeão europeu em 2004 no Torneio Europeu das nações. Portugal faz parte da Divisão 1A que junta as selecções europeias mais fortes depois das selecções que competem no torneio das 6 nações. Portugal organizou a IRB Nations Cup em 2006.

Rugby sevens[editar | editar código-fonte]

Portugal é uma das nações mais fortes da Europa nesta variação do rugby. A nível mundial Portugal é uma selecção regularmente presente na Série Mundial de Sevens da IRB. A nível europeu, Portugal já foi campeão 8 vezes no Sevens Grand prix series, sendo à nação europeia mais titulada a frente da Rússia e Inglaterra com dois títulos cada um e a França com um titulo. O ultimo titulo foi ganho em 2011. Portugal teve a medalha de prata nos jogos mundiais de 2009.

Ténis[editar | editar código-fonte]

O ténis nunca foi um desporto que encontrou muito sucesso em Portugal mas estes últimos anos o desporto começo a evoluir e a ser praticado por mais pessoas em Portugal. O tenista português com mais sucesso internacionalmente é João Sousa que foi o primeiro português a ganhar um torneio ATP vencendo o ATP de Kuala Lumpur em 2013. Desde então já foi a mais 3 finais de torneios ATP: o ATP de Båstad, o ATP de Moselle e o ATP de Geneva[7] . Portugal organiza o ATP de Estoril que faz parte do ATP World Tour 250 series.

Ténis de Mesa[editar | editar código-fonte]

O ténis de mesa é um desporto com tradição em Portugal mas só estes últimos anos é que apareceram atletas que encontraram sucesso internacionalmente. Marcos Freitas é o melhor mesa-tenista português da actualidade sendo o décimo classificado na classificação de maio 2015 da Federação Internacional de Ténis de Mesa[8] . O ano de 2014 foi sem duvida o ano da revelação do ténis de mesa português com o organização do campeonato europeu de 2014 em Lisboa e com a vitoria em casa da equipa portuguesa que quebrou a hegemonia da Alemanha que vencia a seis anos[9] . A equipa portuguesa era composta de Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro, Diogo Chen e João Geraldo.

Voleibol[editar | editar código-fonte]

A organização responsável pelo voleibol em Portugal é a Federação Portuguesa de Voleibol. Competições: Campeonato Nacional Masculino, Campeonato Nacional Feminino, Taça de Portugal e a Supertaça de Portugal (extinta). Portugal organizou a Liga Europeia de Voleibol em 2007 e 2009 tendo vencido a competição em 2010.

Organizações[editar | editar código-fonte]

Mídia nos desportos[editar | editar código-fonte]

Jornais[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Todos os jogos da Selecção Nacional de futebol são transmitidos em sinal aberto. Alguns jogos do Campeonato português de futebol também, mas a maioria é transmitida no canal por cabo Sport TV. O programa Desporto 2, no canal RTP2 aos domingos, das 15 às 19 horas, transmite várias modalidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.