Filipe Albuquerque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Filipe Albuquerque

Filipe Albuquerque
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Data de Nascimento 13 de junho de 1985 (38 anos)
Local de Nascimento Coimbra
Campeonato Mundial de Endurance da FIA (LMP2) de 2021
Ano de estreia 2014
Equipe atual United Autosports
Corridas 22
Vitórias 6
Pódios 14
Poles 6
Voltas mais rápidas 0
Títulos
2020
2020
2017
2006
2006
WEC (LMP2)
ELMS
NAEC
Renault Eurocup
Fórmula Renault NEC
Prêmios
Red Bull Junior of the Year
Sítio oficial Site oficial

Filipe Albuquerque ComM (Coimbra, 13 de Junho de 1985) é um piloto de automóveis português que compete actualmente no Campeonato Norte Americano de Resistência (IMSA WeatherTech SportsCar Championship) com a Wayne Taylor Racing; no Campeonato da Europa de Resistência (European Le Mans Series) e no Campeonato do Mundo de Resistência (FIA World Endurance Championship) com a United AutoSports na categoria LMP2.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1995 – 2002: Karting como hobbie[editar | editar código-fonte]

Filipe Albuquerque, com apenas 7 anos (em 1993) iniciou-se na modalidade de karting. Dois anos depois, em 1995, alcançou o 3º lugar na sua primeira corrida no Troféu de Leiria. Em 1996 iniciou-se no campeonato nacional na condição de cadete, tendo o seu pai como mecânico. Em 1998 integrou a equipa Norma Team, nesse ano foi Vice-Campeão e venceu a Taça de Portugal.

Em 1999, Filipe conhece os irmãos Nuno e Pedro Couceiro que estavam a criar a sua equipa de Karts, CJT, e decidem passar para a categoria Junior. Este passo veio a ser um marco na carreira do piloto que ele nunca mais esqueceu até hoje.

Em 2002, os irmãos Couceiro aconselharam ao piloto que o melhor para a sua carreira seria medir forças com os melhores do mundo e competir em Itália, capital do Karting. Era um ano de expectativa, porque não se sabia se Filipe estaria à altura ou não. Nesse ano competiu pela CJT na Categoria Intercontinental A, com a sempre parceria de Danilo Rossi (campeão do mundo por 5 vezes). Ficou em 2.º Lugar no Open Italiano e foi vice-campeão europeu, tendo atraído o interesse dos principais construtores.

2003 – 2004: ano em que se tornou profissional[editar | editar código-fonte]

Com 17 anos, Filipe torna-se piloto oficial da CRG e vai viver para Itália.

2003 foi dos anos mais difíceis da sua vida, foi viver para fora de casa pela primeira vez e para outro país onde ainda não dominava a língua. Teve como mentor Danilo Rossi. Danilo sabia o potencial de Filipe e transmitia-o sempre com grande rigidez e determinação. Nesse ano, a marca de pneus que representava, Dunlop, não era a mais competitiva e por isso os resultados não apareciam. No entanto foi um ano onde deu para ganhar muita experiência. Foi só na ultima corrida do ano, no Campeonato do Mundo, que fez um bom resultado sendo o único piloto na final mundial com pneus Dunlop. Filipe atingiu assim o Top10 nesse ano.

Em 2004 representou as cores da CRG mas sem resultados de relevo.

2005-2007: Piloto Red Bull Junior[editar | editar código-fonte]

Albuquerque competindo pela Epsilon Euskadi em Donington Park em 2007

Surge um novo capítulo na carreira do piloto saindo do karting, onde tinha dedicado 11 anos da sua vida, e passou os formulas tornando-se Piloto da Red Bull Junior Team. O plano era competir na Formula 3 Espanhola (Racing Engineering) mas ao fim de 1 corrida foi substituir um piloto na Equipa Motopark na Fórmula Renault 2.0 Europeia. A sua estreia foi em Zolder, Bélgica. Filipe não conhecia o carro, não conhecia a equipa nem a pista. Nessa corrida foi o melhor piloto da equipa acabando em 12.º lugar. A partir desse fim de semana passou a fazer a Fórmula Renault 2.0 Alemã e a Fórmula Renault 2.0 Europeia, para além da Formula 3 Espanhola.

Foi o melhor rookie em todas as categorias, conseguindo alcançar o 3.º lugar na Fórmula Renault 2.0 Alemã, (mesmo tendo faltado à primeira corrida), 5.º na Fórmula Renault 2.0 Europeia e 6.º na Formula 3 Espanhola.

No ano de 2006, alcançou os títulos nos campeonatos de Fórmula Renault 2.0 Norte Europeia e a Renault Eurocup, tendo sido adicionalmente considerado piloto do ano da Red Bull Junior Team.

Em 2007 sobe de categoria para a World Series by Renault 3.5. Além de ter ganho uma corrida e alguns pódios, termina em 4.º lugar e volta a ser o melhor estreante. Nesse ano, Filipe conduz pela primeira vez um Formula 1 aos comandos da Equipa Red Bull Racing. Fez vários testes de evolução do carro para a Red Bull Racing e Toro Rosso. Fez também exibições de rua na Venezuela, Colombia e Estónia.

2008-2010: Tempos de A1GP[editar | editar código-fonte]

Já não sendo piloto da Red Bull Junior team, Filipe integra a A1GP defendendo as cores de Portugal. Fez as 3 últimas provas do ano subindo ao pódio em Durban (África do Sul) logo na sua estreia. No fim de 2008 faz a época completa do A1GP 08/09 e termina em 3.º levando a luta pelo campeonato até à ultima prova.

No seu ano como piloto estreante nos GT, enquanto representante da Audi Sport Italia, alcança o 2º lugar.

Filipe Albuquerque venceu a Corrida dos Campeões de 2010, em Dusseldorf, na frente de Sebastian Vettel e Sébastien Loeb, campeões em título da Fórmula 1 e do Mundial de Ralis, respectivamente.

2011 – 2013: Piloto Audi Sport em DTM[editar | editar código-fonte]

Este foi outro grande marco da sua carreira, tornando-se piloto Oficial da Audi Sport. Fez 3 épocas no DTM com a equipa Rosberg. Competiu em paralelo em 2011 no Blancpain Series terminando em 3.º lugar da geral.

Participa, em 2013, na sua primeira prova das 24h de Daytona com a Audi na classe GTD, sendo ele a qualificar e arrancar e fazendo as últimas 3 horas da corrida acabando a 1.2s de um dos seus colegas de equipa da Audi, René Rast, alcançando a vitória.

2014 – 2016: Piloto Audi Sport em Resistência[editar | editar código-fonte]

Em 2014 sai do DTM e das corridas de sprint e dedica-se às corridas de resistência correndo pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans com a prestigiosa Audi Sport Joest.

Apesar de se ter preparado bem para essa prova, Filipe teve um azar demasiado grande já que o seu carro foi abalroado ao fim de duas horas de corrida não dando a hipótese de sequer ter dado uma volta em corrida. Nesse ano compete pela primeira vez na European Le Mans Series e termina em 2.º lugar.

Filipe Albuquerque, piloto da Audi na Blancpain GT Series em Silverstone.

Em 2015, volta a competir nas 24h de Le Mans com a Audi. No seu primeiro turno de condução, das míticas 24h de Le Mans, Filipe bate o record de então da pista com o tempo 3min17,6s. Nessa corrida quando estavam em 2.º lugar a menos de um minuto do líder, a 5 horas do fim tem um problema elétrico que o faz perder muito tempo atirando a equipa para o 7.º lugar sem hipótese de recuperação. Nesse ano, voltou a repetir a ELMS, mas na última corrida quando liderava o campeonato e a corrida no Estoril, começa a chover e o seu colega de equipa não evita um pião e fica preso na gravilha. Perdem demasiado tempo e acabam em 4.º lugar terminando o campeonato em 3.º lugar.

Em 2016, acontece o Escândalo Mundial do DieselGate e a Audi retira o 3.º carro das 24h de Le Mans.

Filipe continua como piloto Audi Sport fazendo o Campeonato Italiano de GT3 e o Campeonato de Resistência Blancpain. Nesse mesmo ano, querendo manter-se nos protótipos, integra pela primeira vez a equipa Action Express fazendo o North America Endurance Championship e também o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Este ano torna-se o ano mais ocupado de sempre na carreira do piloto de Coimbra que se torna pai a 4 de Janeiro, da sua filha Carolina.

Devido à participação em vários campeonatos e ao facto de existirem datas que coincidiam, Filipe, não conseguiu ir a todas as corridas desse ano. O seu carro termina em 2.º Lugar no Campeonato Italiano de GT3 e termina em 2.º Lugar do Campeonato do Mundo em LMP2.

2017 – 2019: Entre a América e a Europa[editar | editar código-fonte]

Já não sendo piloto oficial da Audi Sport, volta a competir e vence o Campeonato de Norte Americano de Resistência, terminando as 24h de Daytona num 2.º lugar bastante controverso, perdendo a liderança a 5 minutos do final. 2.º lugar nas 12h de Sebring e vence as 6h de Watkins Glen.

Na Europa assinando com a United AutoSports, termina em 2.º lugar no ELMS e faz a corrida perfeita nas 24h de Le Mans em LMP2. Infelizmente, nesse ano a competitividade do seu carro Ligier não era suficiente para os Oreca, ainda assim foi o seu melhor resultado final em Le Mans terminando em 4.º da classe LMP2 e 5.º da geral.

Em 2018 assina com a Action Express Racing e faz pela primeira vez a sua primeira época completa no Campeonato Norte Americano de Sportcars da IMSA. Vence as 24h de Daytona, aquela que lhe tinha escapado no ano anterior, mas no campeonato as coisas ficaram difíceis quando o seu colega de equipa João Barbosa é abalroado no arranque da corrida de Laguna Seca não conseguindo somar qualquer ponto. Nessa altura estavam a 2 pontos dos lideres do campeonato em 2.º lugar e caíram para 7.º na classificação sem hipótese matemática de ganharem o campeonato. Foram para a última corrida sem nada a perder.

As 10h de Road Atlanta foi mais uma corrida inglória já que quando Filipe estava a liderar, na última volta e última curva, fica sem gasolina passando a meta com o carro desligado em 4.º.

Em 2019 volta a disputar o Campeonato Norte Americano de Resistência com a Action Express Racing. Nas competições FIA regressa ao European Le Mans Series e ao FIA World Endurance Championship com a United Autosports.

2020: Le Mans, Campeão Mundial e Europeu[editar | editar código-fonte]

Ano de glória, conquistando finalmente a vitória nas 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, festejando os títulos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e European Le Mans Series.

2021 –[editar | editar código-fonte]

No WeatherTech SportsCar Championship, muda para a equipa Wayne Taylor Racing, conseguindo a sua 3.ª vitória (2.ª à geral) nas 24 Horas de Daytona.

A 4 de Fevereiro de 2021 foi feito Comendador da Ordem do Mérito.[1]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Sumário da Carreira[editar | editar código-fonte]

Época Series Equipa Corridas Vitórias Poles F/Laps Podiums Pontos Posição
2005 Formula Renault 2.0 Germany Motopark Oschersleben 14 4 6 5 8 273 3.º
Eurocup Formula Renault 2.0 Motopark Academy 14 0 1 0 2 63 5.º
Spanish Formula 3 Championship Racing Engineering 12 1 1 0 3 52 6.º
2006 Eurocup Formula Renault 2.0 Motopark Academy 14 4 4 1 4 99 1.º
Formula Renault 2.0 NEC 14 4 2 1 10 312 1.º
2007 Formula Renault 3.5 Series Epsilon Euskadi 17 1 0 1 2 81 4.º
GP2 Series Racing Engineering 2 0 0 0 0 0 32.º
Arden International 2 0 0 0 0
2007–08 A1 Grand Prix A1 Team Portugal 8 0 0 0 3 59 11.º
2008 Formula Renault 3.5 Series Epsilon Euskadi 4 0 0 0 0 12 21.º
2008–09 A1 Grand Prix A1 Team Portugal 14 1 0 2 6 92 3.º
2009 Italian GT Championship Audi Sport Italia 2 1 0 0 2 34 18.º
International Superstars Series 2 0 0 0 2 30 11.º
2010 Italian GT Championship Audi Sport Italia 14 2 1 1 9 144 2.º
International Superstars Series 2 1 0 0 1 20 13.º
Corrida dos Campeões Dusseldorf 1 1 0 0 1 0 1.º
2011 Deutsche Tourenwagen Masters Team Rosberg 10 0 0 0 1 9 12.º
Blancpain Endurance Series Belgian Audi Club 5 0 1 0 3 74 3.º
24 Horas de Spa 1 0 0 0 0 0 4.º
Italian GT Championship Audi Sport Italia 2 2 1 1 9 30 13.º
2012 Deutsche Tourenwagen Masters Team Rosberg 10 0 0 0 0 26 11.º
2013 24 Horas de Daytona Alex Job Racing 1 1 0 0 1 0 1.º
Deutsche Tourenwagen Masters Team Rosberg 10 0 0 0 0 16 18.º
International GTSprint Series MTM Motorsport 2 0 0 0 2 36 27.º
2014 European Le Mans Series Jota Sport 5 1 4 1 3 74 2.º
FIA World Endurance Championship Audi Sport Team Joest 2 0 0 0 0 8 22.º
24 Horas de Le Mans 1 0 0 0 0 0 DNF
United SportsCar Championship - GTD Flying Lizard Motorsports 2 0 0 0 0 57 42.º
2015 European Le Mans Series Jota Sport 5 1 4 0 4 89 3.º
FIA World Endurance Championship Audi Sport Team Joest 2 0 0 0 0 24 12.º
24 Horas de Le Mans 1 0 0 0 0 N/A 7.º
24 Horas de Daytona Starworks Motorsport 1 0 0 0 0 0 DNF
2016 FIA World Endurance Championship - LMP2 RGR Sport by Morand 9 2 1 0 7 166 2.º
24 Horas de Le Mans - LMP2 1 0 0 0 0 N/A 10.º
Italian GT Championship Audi Sport Italia 12 2 1 1 6 126.5 3.º
North America Endurance Cup Action Express Racing 4 1 0 0 2 34 5.º
Blancpain GT Series Sprint Cup Belgian Audi Club Team WRT 2 0 0 0 0 0 NC
Blancpain GT Series Endurance Cup 4 0 0 0 1 19 16.º
2017 European Le Mans Series United Autosports 6 2 0 0 3 98 2.º
24 Horas de Le Mans - LMP2 1 0 0 0 0 N/A 4.º
North America Endurance Cup Mustang Sampling Racing 4 1 0 1 3 46 1.º
Blancpain GT Series Endurance Cup ISR 2 0 0 0 0 6 29.º
FIA World Endurance Championship - LMP2 Vaillante Rebellion 1 0 0 0 1 18 22.º
2018 WeatherTech SportsCar Championship Mustang Sampling Racing 9 2 0 0 2 249 6.º
European Le Mans Series United Autosports 5 2 0 0 3 53.5 6.º
24 Horas de Le Mans – LMP2 1 0 0 0 0 N/A DNF
Stock Car Brasil Full Time Sports 1 0 0 0 1 0 NC†
2019 WeatherTech SportsCar Championship Mustang Sampling Racing 10 1 0 0 2 258 7.º
European Le Mans Series United Autosports 5 1 2 0 2 63 6.º
24 Horas de Le Mans – LMP2 1 0 0 0 0 N/A 4.º
2019–20 FIA World Endurance Championship United Autosports 8 4 4 0 6 190 1.º
2020 24 Horas de Le Mans – LMP2 United Autosports 1 0 0 0 0 N/A 1.º
European Le Mans Series 5 3 4 0 5 109 1.º
WeatherTech SportsCar Championship Whelen Engineering Racing 3 0 0 0 1 80 19.º

Como Filipe Albuquerque era um piloto convidado, não era ilegível para marcar pontos.

Resultados completos na Formula Renault 3.5 Series[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 DC Pontos
2007 Epsilon Euskadi MNZ
1

4
MNZ
2

6
NÜR
1

5
NÜR
2

2
MON
1

11
HUN
1

1
HUN
2

8
SPA
1

12
SPA
2

4
DON
1

15
DON
2

6
MAG
1

Ret
MAG
2

25
EST
1

5
EST
2

5
CAT
1

13
CAT
2

5
4.º 81
2008 Epsilon Euskadi MNZ
1
MNZ
2
SPA
1
SPA
2
MON
1
SIL
1
SIL
2
HUN
1
HUN
2
NÜR
1
NÜR
2
BUG
1
BUG
2
EST
1

10
EST
2

9
CAT
1

4
CAT
2

9
21.º 12

Resultados completos na GP2 Series[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 DC Pontos
2007 Racing Engineering BAR
FEA
BAR
SPR
CAT
FEA
CAT
SPR
MON
FEA
MAG
FEA
MAG
SPR
SIL
FEA

15
SIL
SPR

14
NÜR
FEA
NÜR
SPR
HUN
FEA
HUN
SPR
IST
FEA
IST
SPR
MNZ
FEA
MNZ
SPR
SPA
FEA
SPA
SPR
32.º 0
Arden International VAL
FEA

10
VAL
SPR

10

Resultados completos na A1 Grand Prix[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 DC Pontos
2007–08 A1 Team Portugal NED
SPR
NED
FEA
CZE
SPR
CZE
FEA
MYS
SPR
MYS
FEA
CHN
SPR
CHN
FEA
NZL
SPR
NZL
FEA
AUS
SPR
AUS
FEA
RSA
SPR

7
RSA
FEA

3
MEX
SPR

6
MEX
FEA

7
CHN
SPR

3
CHN
FEA

2
GBR
SPR

6
GBR
SPR

7
11.º 59
2008–09 NED
SPR

9
NED
FEA

Ret
CHN
SPR

6
CHN
FEA

1
MYS
SPR

4
MYS
FEA

2
NZL
SPR

6
NZL
FEA

3
RSA
SPR

2
RSA
FEA

5
POR
SPR

3
POR
FEA

2
GBR
SPR

5
GBR
SPR

5
3.º 92

Resultados completos no DTM[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Carro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Pos. Pts
2011 Team Rosberg Audi A4 DTM 2008 HOC
17
ZAN
Ret
SPL
12
LAU
8
NOR
16
NÜR
9
BRH
11
OSC
Ret
VAL
2
HOC
10
12.º 9
2012 Team Rosberg Audi A5 DTM HOC
10
LAU
9
BRH
10
SPL
8
NOR
11
NÜR
8
ZAN
15†
OSC
9
VAL
4
HOC
11
11.º 26
2013 Team Rosberg Audi RS5 DTM HOC
16
BRH
17
SPL
17
LAU
18
NOR
12
MSC
13
NÜR
11
OSC
4
ZAN
8
HOC
Ret
18.º 16

Resultados completos 24 Horas de Daytona[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Co-pilotos Carro Classe Voltas Pos. Class
pos.
2013 Estados Unidos Audi Sport Customer Racing/AJR Reino Unido Oliver Jarvis
Itália Edoardo Mortara
África do Sul Dion von Moltke
Audi R8 LMS GT 678 9.º 1.º
2014 Estados Unidos Flying Lizard Motorsports Estados Unidos Seth Neiman
África do Sul Dion von Moltke
Reino Unido Alessandro Latif
Audi R8 LMS GTD 661 22.º 5.º
2015 Estados Unidos Starworks Motorsport Países Baixos Renger van der Zande
Alemanha Mirco Schultis
Estados Unidos Mike Hedlund
Venezuela Alex Popow
Oreca FLM09-Chevrolet PC 299 DNF DNF
2016 Estados Unidos Action Express Racing Brasil Christian Fittipaldi
Portugal João Barbosa
Estados Unidos Scott Pruett
Chevrolet Corvette DP P 731 4.º 4.º
2017 Estados Unidos Mustang Sampling Racing Portugal João Barbosa
Brasil Christian Fittipaldi
Cadillac DPi-V.R P 659 2.º 2
2018 Estados Unidos Mustang Sampling Racing Portugal João Barbosa
Brasil Christian Fittipaldi
Cadillac DPi-V.R P 808 1.º 1.º
2019 Estados Unidos Mustang Sampling Racing Portugal João Barbosa
Brasil Christian Fittipaldi
Cadillac DPi-V.R DPi 573 9.º 7.º
2020 Estados Unidos Whelen Engineering Racing Reino Unido Mike Conway
Brasil Pipo Derani
Brasil Felipe Nasr
Cadillac DPi-V.R DPi 822 8.º 8.º
2021 Estados Unidos Konica Minolta Acura ARX-05 Estados Unidos Ricky Taylor
Brasil Hélio Castroneves
Estados Unidos Alexander Rossi
Acura ARX-05 DPi 807 1.º 1.º

Resultados completos no FIA World Endurance Championship[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Classe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Rank Pontos
2014 Audi Sport Team Joest LMP1 Audi R18 e-tron quattro Audi TDI 4.0 L Turbo V6
(Hybrid Diesel)
SIL SPA
6
LMS
Ret
COA FUJ XAN BAR SÃO 22.º 8
2015 Audi Sport Team Joest LMP1 Audi R18 e-tron quattro Audi TDI 4.0 L Turbo V6
(Hybrid Diesel)
SIL SPA
4
LMS
7
NÜR COA FUJ XAN BAR 12.º 24
2016 RGR Sport by Morand LMP2 Ligier JS P2 Nissan VK45DE 4.5 L V8 SIL
1
SPA
4
LMS
6
NÜR
2
MEX
1
COA
2
FUJ
2
XAN
3
BAR
2
2.º 166
2017 Vaillante Rebellion LMP2 Oreca 07 Gibson GK428 4.2 L V8 SIL SPA LMS NÜR
2
MEX COA FUJ XAN BAR 22.º 18
2019–20 United Autosports LMP2 Oreca 07 Gibson GK428 4.2 L V8 SIL
Ret
FUJ
3
XAN
3
BAR
1
COA
1
SPA
1
LMS
1
BAR
4
1.º 190

Resultados completos nas 24 Horas de Le Mans[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Co-Pilotos Carro Classe Voltas Pos. Class
Pos.
2014 Alemanha Audi Sport Team Joest Itália Marco Bonanomi
Reino Unido Oliver Jarvis
Audi R18 e-tron quattro LMP1-H 25 DNF DNF
2015 Alemanha Audi Sport Team Joest Itália Marco Bonanomi
Alemanha René Rast
Audi R18 e-tron quattro LMP1 387 7.º 7.º
2016 México RGR Sport by Morand México Ricardo González
Brasil Bruno Senna
Ligier JS P2-Nissan LMP2 344 14.º 10.º
2017 Estados Unidos United Autosports Estados Unidos Will Owen
Suíça Hugo de Sadeleer
Ligier JS P217-Gibson LMP2 362 5.º 4.º
2018 Estados Unidos United Autosports Reino Unido Phil Hanson
Reino Unido Paul di Resta
Ligier JS P217-Gibson LMP2 288 DNF DNF
2019 Estados Unidos United Autosports Reino Unido Phil Hanson
Reino Unido Paul di Resta
Ligier JS P217-Gibson LMP2 365 9.º 4.º
2020 Estados Unidos United Autosports Reino Unido Phil Hanson
Reino Unido Paul di Resta
Oreca 07-Gibson LMP2 370 5.º 1.º

Resultados completos no WeatherTech SportsCar Championship[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Classe Marca Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Rank Pontos
2014 Flying Lizard Motorsports GTD Audi R8 LMS ultra Audi 5.2L V10 DAY
5
SEB
5
LGA
DET
WGL
MOS
IMS
ELK
VIR COA PET 42.º 57
2015 Starworks Motorsport PC Oreca FLM09 Chevrolet LS3 6.2 L V8. DAY
6
SEB LGA DET WGL MOS LIM ELK COA PET 33.º 37
2016 Action Express Racing P Coyote Corvette DP Chevrolet 5.5L V8 DAY
4
SEB
3
LBH LGA DET WGL
1
MOS ELK COA PET
5
18.º 88
2017 Mustang Sampling Racing P Cadillac DPi-V.R Cadillac 6.2 L V8 DAY
2
SEB
2
LBH COA DET WGL
1
MOS ELK LGA PET
5
13.º 126
2018 Mustang Sampling Racing P Cadillac DPi-V.R Cadillac 5.5 L V8 DAY
1
SEB
10
LBH
1
MDO
4
DET
6
WGL
6
MOS
4
ELK
7
LGA
DNS
PET
4
6.º 249
2019 Mustang Sampling Racing DPi Cadillac DPi-V.R Cadillac 5.5 L V8 DAY
7
SEB
3
LBH
1
MDO
8
DET
6
WGL
6
MOS
10
ELK
6
LGA
5
PET
7
7th 258
2020 Whelen Engineering Racing DPi Cadillac DPi-V.R Cadillac 5.5 L V8 DAY
7
DAY SEB ELK ATL
3
MDO PET
5
LGA SEB 19.º 80
2021 Konica Minolta Acura DPi Acura ARX-05 Acura AR35TT 3.5 L Turbo V6 DAY
1
SEB
MDO
DET
WGL
MOS
ELK
LGA
LBH
PET
1.º* 376*

* Temporada em curso.

Resultados completos na European Le Mans Series[editar | editar código-fonte]

Ano Equipa Classe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 Rank Pontos
2014 Jota Sport LMP2 Zytek Z11SN Nissan VK45DE 4.5 L V8 SIL
Ret
IMO
1
RBR
2
LEC
4
EST
3
2.º 74
2015 Jota Sport LMP2 Zytek Z11SN Nissan VK45DE 4.5 L V8 SIL
2
IMO
3
RBR
1
LEC
3
EST
4
3.º 89
2017 United Autosports LMP2 Ligier JS P217 Gibson GK428 4.2 L V8 SIL
1
MNZ
6
RBR
1
LEC
5
SPA
4
ALG
2
2.º 98
2018 United Autosports LMP2 Ligier JS P217 Gibson GK428 4.2 L V8 LEC MNZ
10
RBR
3
SIL
Ret
SPA
1‡
ALG
1
6.º 53.5
2019 United Autosports LMP2 Ligier JS P217 Gibson GK428 4.2 L V8 LEC MNZ
4
CAT
7
SIL
Ret
SPA
1
ALG
2
6.º 63
2020 United Autosports LMP2 Oreca 07 Gibson GK428 4.2 L V8 LEC
3
SPA
1
LEC
1
MNZ
1
ALG
3
1.º 109

Como se correu menos de 75% da distância total da corrida, foram atribuídos metade dos pontos.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Filipe Albuquerque". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]