Natação sincronizada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Russas praticando o nado sincronizado, em Maio de 2007.

A natação sincronizada é um desporto híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.

A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um desporto executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.

Outros nomes.[editar | editar código-fonte]

  • Nado Sincronizado
  • Ballet Aquático
  • Natação Rítmica
  • Natação Artística
  • Acrobacias aquáticas
  • Natação Sincronizada"

Origem[editar | editar código-fonte]

Nadadoras praticando nado sincronizado de cabeça para baixo.

A origem do nado sincronizado é um pouco incerta, acredita-se que ele tenha surgido de acrobacias simples na água e que com a evolução delas, teria originado o ballet aquático (um pequeno esboço do que hoje é chamado de nado sincronizado) essa modalidade dotada de extrema plasticidade de movimentos foi ganhando espaço, se aperfeiçoando, até se tornar um desporto oficial. Antigamente, o ballet aquático (como era chamado na época) era visto apenas nos intervalos de competições de natação.

Em 1891, o desporto começou a ser praticado por alemães durante uma disputa desportiva em Berlim.

A primeira vez que se ouviu o nome oficial nado sincronizado foi em 1933, durante o primeiro mundial em Chicago. Durante o evento, após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis, o nadador medalhista de ouro Norman Ross cunhou o termo "natação sincronizada".

O nado sincronizado estreou-se em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1984. Neste evento, não ocorreram disputas de medalhas, apenas apresentações. Esse foi um momento importante para esse desporto, que pela primeira vez conquistava projecção mundial.

Regras[editar | editar código-fonte]

Hoje, as regras e os movimentos do nado sincronizado não mudaram muito. O desporto é dividido em categorias, em idades, e níveis, de acordo com o tempo de prática do desporto.

Categorias:

  • Infantil A: até 10 anos
  • Infantil B: 11 e 12 anos
  • Juvenil: 13 a 15 anos
  • Júnior: 16 a 18 anos
  • Sénior: acima dos 18 anos

Como no Brasil, o número de atletas não é muito alto, a CBDA organizou que as atletas de último ano de uma categoria pode "pular" para a outra, possibilitando a atleta mais jovem de competir na categoria acima. Isso é bom pois além de amadurecer as jovens atletas, faz com que elas fiquem mais confiantes nas competições de sua própria categoria.

O nado sincronizado só começou a ser praticado de maneira desportiva na década de 1923, quando a norte-americana Kataryna Cortes organizou uma apresentação com suas alunas ao som da música “peixes antigos”. Na época, porém, a modalidade ainda era conhecida como balé artístico, por sua semelhança gestual com a música.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Natação sincronizada


Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.