Saltar para o conteúdo

Diálogo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.101.52.230 ( modificação suspeita : -42), para a edição 35592219 de Zoldyick
Linha 1: Linha 1:
{{ver desambiguação}}
{{ver desambiguação}}
'''Diálogo''' é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do [[teatro]] (embora o [[monólogo]] tenha neste gênero de [[arte]] também o seu lugar de destaque).<ref>http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/socrates.html</ref> Para existir diálogo tem de existir um ''[[locutor]]'' e um ''[[interlocutor]]''
'''Diálogo''' é uma droga que fumamos estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do [[teatro]] (embora o [[monólogo]] tenha neste gênero de [[arte]] também o seu lugar de destaque).<ref>http://br.geocities.com/carlos.guimaraes/socrates.html</ref> Para existir diálogo tem de existir um ''[[locutor]]'' e um ''[[interlocutor]]''


'''Diálogo''' (do grego diálogos [διά = através e λογόι = palavra, conhecimento] , pelo latim dialogus) – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.
'''Diálogo''' (do grego diálogos [διά = através e λογόι = palavra, conhecimento] , pelo latim dialogus) – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.

Revisão das 23h08min de 10 de junho de 2013

 Nota: Para outros significados, veja Diálogo (desambiguação).

Diálogo é uma droga que fumamos estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do teatro (embora o monólogo tenha neste gênero de arte também o seu lugar de destaque).[1] Para existir diálogo tem de existir um locutor e um interlocutor

Diálogo (do grego diálogos [διά = através e λογόι = palavra, conhecimento] , pelo latim dialogus) – 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.

Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economia do tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objetividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais. A conversa, por exemplo, é um gênero bastante desprestigiado nas teorias discursivas, isso porque conota temas aleatórios, desnecessários e que, por isso, não produzem resultados concretos.

Benveniste (2006) Chama a atenção sobre essa forma de discurso, que denomina de comunhão fática, e reconhece que deveria ser estudada no contexto da enunciação. Para esse lingüista, as palavras, na comunhão fática, preenchem uma função social e esse é o seu principal objetivo, mas não são o resultado de reflexão intelectual nem despertam, necessariamente, qualquer espécie de reflexão no ouvinte. Por que então a conversa resiste às convenções e as etiquetas impostas pelo mundo da objetividade? Na Internet, é comum a manutenção de salas específicas para conversas, mesmo em espaços destinados a temas formais e acadêmicos, uma espécie de resgate no espaço virtual dos cafés que desde o século XVI eram considerados verdadeiros centros de comunicação oral, Istambul era famosa nesse século por seus 600 cafés.

Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas; Uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.

Ligações externas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.