Saltar para o conteúdo

Di-hidrogenofosfato de amônio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q419087
Linha 62: Linha 62:
}}
}}


'''Diidrogenofosfato de amônio''', ou '''fosfato de monoamônio''', ou ainda '''fosfato monoamônico''', citado às vezes como ADP, do [[língua inglesa|inglês]] ''ammonium dihydrogen phosphate'', [[composto químico]] de [[fórmula química|fórmula]] NH<sub>4</sub>H<sub>2</sub>PO<sub>4</sub>, é formado quando uma solução de [[ácido fosfórico]] é adicionado à [[amônia]] até a solução estar distintamente [[ácido|ácida]]. Cristaliza-se em [[prisma (geometria)|prismas]] tetragonais. Fosfato de monoamônio é frequentemente usado na composição de [[fertilizante]]s agrícolas secos. Ele supre o [[solo]] com os elementos [[nitrogênio]] e [[fósforo]] numa forma que é usável pelas plantas. O composto é também um componente do [[pó químico ABC|pó ABC]] em alguns [[extintor de incêndio|extintores de incêndio]] de pó (extintores "secos"). Esta substância é também fornecida em cristais verde esmeralda ou água-marinha em conjuntos de crescimentos de cristais ("[[Aquário química|aquários químicos]]") com fins educativos ou recreacionais.
'''Diidrogenofosfato de amônio''', ou '''fosfato de monoamônio''', ou ainda peidei '''fosfato monoamônico''', citado às vezes como ADP, do [[língua inglesa|inglês]] ''ammonium dihydrogen phosphate'', [[composto químico]] de [[fórmula química|fórmula]] NH<sub>4</sub>H<sub>2</sub>PO<sub>4</sub>, é formado quando uma solução de [[ácido fosfórico]] é adicionado à [[amônia]] até a solução estar distintamente [[ácido|ácida]]. Cristaliza-se em [[prisma (geometria)|prismas]] tetragonais. Fosfato de monoamônio é frequentemente usado na composição de [[fertilizante]]s agrícolas secos. Ele supre o [[solo]] com os elementos [[nitrogênio]] e [[fósforo]] numa forma que é usável pelas plantas. O composto é também um componente do [[pó químico ABC|pó ABC]] em alguns [[extintor de incêndio|extintores de incêndio]] de pó (extintores "secos"). Esta substância é também fornecida em cristais verde esmeralda ou água-marinha em conjuntos de crescimentos de cristais ("[[Aquário química|aquários químicos]]") com fins educativos ou recreacionais.


<!--
<!--

Revisão das 19h07min de 24 de maio de 2013

Di-hidrogenofosfato de amônio
Alerta sobre risco à saúde[1]
Nome IUPAC ammonium dihydrogen phosphate
Outros nomes Fosfato de monoamônio
Identificadores
Número CAS 7722-76-1
ChemSpider 22812
SMILES
InChI
1/H3N.H3O4P/c;1-5(2,3)4/h1H3;(H3,1,2,3,4)
Propriedades
Fórmula química H6NO4P
Massa molar 115 g mol-1
Aparência cristais brancos tetragonais
Densidade 1,80 g·cm-3[2]
Ponto de fusão

190 °C[2]

Ponto de ebulição

decompõe-se a 200 °C[2]

Solubilidade em água solúvel (368 g·l-1 a 20 °C)[2]
Riscos associados
NFPA 704
0
1
0
 
Termoquímica
Entalpia padrão
de formação
ΔfHo298
-1445.07 kJ/mol
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions Fosfato de amônio
Fosfato de diamônio
Outros catiões/cátions Fosfato monossódico
Fosfato de di-idrogênio potássio
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Diidrogenofosfato de amônio, ou fosfato de monoamônio, ou ainda peidei fosfato monoamônico, citado às vezes como ADP, do inglês ammonium dihydrogen phosphate, composto químico de fórmula NH4H2PO4, é formado quando uma solução de ácido fosfórico é adicionado à amônia até a solução estar distintamente ácida. Cristaliza-se em prismas tetragonais. Fosfato de monoamônio é frequentemente usado na composição de fertilizantes agrícolas secos. Ele supre o solo com os elementos nitrogênio e fósforo numa forma que é usável pelas plantas. O composto é também um componente do pó ABC em alguns extintores de incêndio de pó (extintores "secos"). Esta substância é também fornecida em cristais verde esmeralda ou água-marinha em conjuntos de crescimentos de cristais ("aquários químicos") com fins educativos ou recreacionais.


Referências

  1. Lide, David R. (1998). Handbook of Chemistry and Physics 87 ed. Boca Raton, FL: CRC Press. pp. 4–40. ISBN 0-8493-0594-2 
  2. a b c d Registo de CAS RN 7722-76-1 na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA