Discussão:Ásia/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Taiwan

Prezado Alexg,

Vi suas ótimas contribuições ao artigo Ásia. Discordo, porém, de uma delas: a alteração do "status" de Taiwan. De fato, muitos países (inclusive o Brasil) não reconhecem Taiwan, mas o fato é que aquele país não deixa de ser um Estado independente para todos os efeitos práticos. Creio que a melhor solução seria recolocá-lo na lista de países independentes e incluir uma nota explicando a sua situação singular). Abraço, Gabbhh 20:24, 11 Maio 2007 (UTC)


Olá Rodrigo, obrigado pela leitura do artigo Ásia. De facto, Taiwan, ou melhor, a República da China (RC) não pode (ainda e infelizmente, se me é permitido dizer) ser considerado país independente, pois não verifica todos os oito critérios estabelecidos internacionalmente (pelas Nações Unidas e pela maioria dos Estados), a saber:
  1. "Has space or territory that has internationally recognized boundaries (boundary disputes are OK)" - de algum modo não verifica este critério: apenas cerca de 25 países têm relações diplomáticas com a RC, para o estabelecimento das quais é necessário reconhecer que a fronteira não é uma fronteira interna a um só estado da China.
  2. "Has people who live there on an ongoing basis." - verifica;
  3. "Has economic activity and an organized economy. A country regulates foreign and domestic trade and issues money." - verifica;
  4. "Has the power of social engineering, such as education." - verifica;
  5. "Has a transportation system for moving goods and people." - verifica;
  6. "Has a government that provides public services and police power." - verifica;
  7. "Has sovereignty. No other State should have power over the country's territory." - verifica parcialmente ou quase totalmente, apenas resta a questão de a China ter ou não poder sobre a ilha
  8. "Has external recognition. A country has been "voted into the club" by other countries." - não verifica ou extremamente limitado; apenas 25 países consideram Taiwan como Estado independente, alguns dos quais em não permanência: ora reconhecem, ora não; em contrabalanço, envia atletas aos Jogos Olímpicos (mas sob um nome diferente do Estado!!) e emite passaportes.
Ou seja, creio que Taiwan não obedece aos oito requisitos habituais, pelo que a ser incluído na lista dos países independentes terá sempre de vir acompanhado da referência aos requisitos que faltam.
Cumprimentos, Alexg 21:31, 11 Maio 2007 (UTC)
Prezado Alex,
Antes de mais nada, acho prudente ressaltar que eu não estou defendendo ou atacando o "status" de Taiwan como um país independente. A discussão, aqui, é apenas como a Wikipédia deve tratar o assunto.
A República da China possui os dois elementos tradicionais de um Estado - território e população -, possui um governo independente e exercita soberania (isto é, o Estado taiwanês não reconhece nenhum outro Estado acima dele e se considera em pé de igualdade com os demais Estados no plano internacional). Embora haja uma reivindicação da República Popular da China sobre o seu território (e, ao revés, uma reivindicação de Taiwan sobre todo o território da China continental), é inegável que Taiwan age como um Estado independente de facto. É também recomendável recordar que o direito internacional considera que "a existência política de um Estado é independente do seu reconhecimento pelos demais Estados" (Convenção sobre os Direitos e Deveres dos Estados, Montevidéu, 1933).

The political existence of the state is independent of recognition by the other states

Vi o que entendo ser a fonte dos critérios que você menciona acima. Esta fonte termina por concluir que Taiwan é um país independente de facto: "In conclusion, despite the controversy surrounding the island of Taiwan, its status should be considered as a de facto independent country of the world."
A pt:Wikipédia diz, no artigo República da China, que "A República da China, também chamada Formosa, Taiwan ou Taipé Chinês (臺灣 ou 台灣), é um país insular do Extremo Oriente, reivindicado pela República Popular da China, que a considera uma província rebelde."
Creio que a melhor solução seria voltar a incluir Taiwan entre os países independentes da Ásia (porque é assim ele age, de facto), com uma nota - que pode ser esta acima, tirada do artigo República da China: "A República da China, também chamada Formosa, Taiwan ou Taipé Chinês, é reivindicada pela República Popular da China, que a considera uma província rebelde.". Aliás, seria recomendável melhorar este texto, porque a RPC não reivindica "a República da China", e sim o território desta última. Poderia ser algo como "A República Popular da China reivindica Taiwan e outros territórios controlados pela República da China, considerando-os uma província rebelde". Poderíamos acrescentar: "Em 2007, somente 25 Estados mantinham relações diplomáticas com Taiwan".
Abraço, Gabbhh 00:05, 13 Maio 2007 (UTC)

mapa novo

Precisa ser posto um mapa novo, no lugar do que estava.

GOSTARIA DE SABER SOBRE CURIOSIDADES DA ASIA

O Egipto é uma nação africana

O Egipto é considerado, neste mapa mundo, como uma nação asiática. Em simultâneo, no artigo "África", é considerado um país africano. O Egipto é uma nação africana.

Concordo com o supra citado. Isso vem ao encontro do que está na página da embaixa do Egito[1]. Assim sendo, estou retirando o link do Egito, dessa página. Odicsan (discussão) 19h43min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
O Egipto é uma nação transcontinental, parte do país encontra-se na Ásia! Vejam este mapa! Obrigado. Pcjrm (discussão) 13h00min de 15 de Agosto de 2008 (UTC)

Contagem do número de países e territórios

Na infobox diz que há 11 territórios na Ásia, mas eu só conto 7 na lista dentro do artigo: Ilhas Cocos (Keeling), Ilha Christmas (Ilha do Natal), Guam, Acrotíri e Decélia, Território Britânico do Oceano Índico, Hong Kong e Macau. Quais são os outros 4? Já quanto aos países diz que há 50, mas só conto 49 (ou então 55 se contarmos com os não reconhecidos ou parcialmente reconhecidos). Corrijo isto? Gameiroestá lá? 15h28min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)

Claro! Já corrigi. Pcjrm (discussão) 16h03min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)