Discussão:Angola/Arquivo/1
curiosidades
Quais são as principais tradições de Angola?
esportes
E o futebol da Angola, como é???
Eu gostaria de saber para trabalho escolar, como é a preparação fisica e alimentação do Time de Angola para a copa do Mundo da Alemanha
Dialetos
Alguém poderia citar no artigo cada dialeto falado em cada subdivisão de Angola. Acharia isso interessante. -- Abinoam Jr. msg 02:02, 2 Outubro 2005 (UTC)
LINGUAS DE ANGOLA
Angola possui mais de 40 LÍNGUAS e não dialetos. Cada língua possui por sua vez os seus próprios dialetos regionais. Muitas das línguas possuem poucos falantes, em favor das principais mais faladas. É um processo natural que se deu em todo o mundo. As principais línguas são o Umbundo, falado na região centro Sul de Angola e em muitas meios urbanos. Será a língua que tem mais falantes em Angola. O Kimbundo será a língua da zona Centro Norte. Eixo Luanda-Malange e Kuanza Sul. Por ser a língua da capital e do antigo reino dos N'gola terá assim a sua importância devido a isso e a ser a segunda língua com mais falantes. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa. O Kikongo falado no Norte, (Uige e Zaire) tem alguns dialetos. Era a língua do antigo Reino do Congo. Tchokwé. A língua do Leste por excelência. Têm-se sobreposto a outras da zona leste e será sem dúvida a que teve maior expansão pelo território da actual Angola. Desde a Lunda Norte ao Kuando-Kubango. Outras: Cuaniama, Nyaneca, Ganguela, Hereró, M'bunda, etc. (AMO). isto no respeitante às línguas de origem BANTU. Ainda se falam outras línguas do Grupo Khoi-San no Sul de Angola. Estas faladas pelos San (chamados Bosquímanes) . (AMO)
História Econômica de Angola
Gostaria de saber quando foram criados os primeiros bancos e seguradoras em Angola. Existe uma História Econômica de Angola? Horacio Cata Preta hcatapreta@globo.com
Bandeira
Alguém por favor coloca o link para Bandeira de Angola no artigo. Obrigado. --201.79.112.171 21:24, 1 Julho 2006 (UTC)
- Não entendi. O link está logo abaixo da imagem da bandeira onde diz (Imagem ampliada). Talvez esta descrição não esteja correcta, mas está lá. Mosca 09:57, 2 Julho 2006 (UTC)
Um pais sob povoado
A Angola é um país com imensidades vazias, uma terra sob povoado.....de o outro lado do Atlântico, ao Brasil dos camponeses sem de terra.....et de origem angolana cujos antepassados foram caçados e vendidos pelos colonos potugais e africanos. Porque não oferecer terras no Angola aos AfroBrasileiros como indemnização?
A resposta é muito simples, para não dizer ingénua: Depois de muitas gerações, muitas dificuldades e lutas em seus locais de origem os "camponeses" não se consideram mais angolanos e sim brasileiros. Talvez o sentimento de "compensação histórica" que esteja presente em alguns portugueses seja realmente lidimo, mas não procede como solução de problemas sociais de cunho histórico. Lembrem-se da Libéria
O Brasil já é muito grande não precisa de mais terras.
IDH
Caros editores, alterei (corrigi) o IDH de Angola (ano 2007) com base na fonte referida no artigo. Caso a informação esteja defasada (tendo em vista o índice de 0,486 por mim retirado) agradeço a correção, com indicação de fonte fiável, claro. Abraços. Luiza Teles Lu 12h53min de 6 de setembro de 2009 (UTC)
:Transcrevo mensagem que fiz ao Usuário Discussão:Anonimo020090, com o fim de dirimir qualquer dúvida sobre a minha edição:
Caro Anonimo020090, alterou errôneamente o IDH de Angola, e vem alterando o de outros tantos países/localidades. No caso de Angola e segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 (PNUD), publicado pelo IPAD o índice estava correto e reverti. Não verifiquei os outros, pois, como são muitos modificados por você, achei melhor que você próprio conferisse e corrigisse, continuando assim o trabalho a que se dedica, com fontes. Atenciosamente. Luiza Teles Lu 12h55min de 6 de setembro de 2009 (UTC)
P.S. Caso tenha uma fonte mais recente, gostaria de ser informada e agradeço sua atenção. Luiza Teles Lu 12h56min de 6 de setembro de 2009 (UTC)
Citação: Anonimo020090 escreveu: «Olá Luiza Teles, todos os IDH'a que eu modifiquei peguei como fonte o próprio Wikipédia.
Para ser mais exato foi desta lista: [[1]]
--Anonimo020090 (discussão) 17h55min de 6 de setembro de 2009 (UTC)»
:Resposta: De fato, Anonimo020090, não tinha visto a fonte que usou. Tomei por base o relatório PNUD. Espero que não esteja se referindo ao verbete (a lista) como fonte, mas sim ao ranking apontado na referência.
Bem, como tenho dúvidas, retiro o que disse acima e, por favor, fique à vontade para continuar o seu trabalho. Abraços. Luiza Teles Lu 18h59min de 6 de setembro de 2009 (UTC)
Gente, acho que já está na hora de nos actualizarmos, recorrendo ao HDI de 2010, recentemente publicado pelo PNUD, e que está calculado de um modo diferente e mais satisfatório. -- 79.168.84.235 (discussão) 23h29min de 18 de novembro de 2010 (UTC)
- Aqui vai então o link para a tabela em português: http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3600&lay=pde . Atenção: nesta tabela só figuram os índices globais por país. Quem quiser conhecer os índices parciais (p.ex. aquele sem a componente dos rendimentos económicos, particularmente interessante para determinadas análises) pode recorrer à tabela em inglês: http://www.undp.org/publications/hdr2010/en/HDR_2010_EN_Table1.pdf . -- Aflis (discussão) 10h07min de 6 de dezembro de 2010 (UTC) NB: Respondendo a uma pergunta, dou um exemplo: nos índices globais, Angola tem praticamente o mesmo valor que o Haiti; em contrapartida, no índice compósito onde não se inclui a componente do rendimento, Haiti tem uma posição significativamente mais alta do que Angola. Ok, em termos algo redutores, isto significa que, tirando a parte económica, Haiti está melhor em "desenvolvimento humano" do que Angola. -- Aflis (discussão) 11h30min de 7 de dezembro de 2010 (UTC)