Discussão:Anneliese Michel

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Anneliese Michel é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Preocupação[editar código-fonte]

Eu estou muito preocupada por o artigo português sobre Anneliese Michel. Foi escrito de um ponto de vista fundamental catolico; não obstante foi avaliado para ser um artigo excelente! Isto é nem razoável nem bom para Wikipedia no general: Engana os usuários que procuram a informação neutra e extrai um retrato errado de Anneliese Michel e sua doença psíquica. Eu exijo remover imediatamente a estrela e trabalhar sobre o artigo completamente de novo. Saudades,

--84.63.67.112 (discussão) 14h37min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Cara Leitora, no caso, os fatos ocorridos foram descritos conforme as fontes indicadas no artigo. Por ser um tema muito controverso, foram apresentadas diversas opiniões sobre a biografia de Anneliese Michel, a católica, a espírita e a ateísta, além de diversas alterações que foram feitas no artigo original para deixá-lo o mais imparcial possível. Há uma grande participação católica nos fatos históricos, mas isso decorre do fato de a família de Anneliese ser católica e ter buscado ajuda de exorcistas católicos, após o tratamento médico não ter surtido o efeito esperado. Ats., --Roberto Cruz 07h45min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • A condição de artigo destacado decorre de votação da comunidade wikipediana, conforme indicado no topo desta página de discussão. --Roberto Cruz 07h50min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Suporte & Acesso[editar código-fonte]

Ao presente artigo, criei os seguintes artigos de suporte:

Para facilitar o acesso às infos pelos usuários, criei dois redirects e uma página de desambiguação:

  • Emily Rose para o artigo O exorcismo de Emily Rose, onde, no primeiro parágrafo, há um link para Anneliese Michel (com as devidas explicações);
  • Michaela Klingler para o artigo Requiem (filme), onde, no primeiro parágrafo, também há um link para Anneliese Michel;
  • Réquiem (desambiguação) com o objetivo de diferenciar o Réquiem (missa cristã) do Requiem (filme).


Roberto Cruz Contato 17:27, 24 Junho 2006 (UTC)


  • É por isso que eu adoro esse artigo. Quando eu pensei "pô, bem que eu poderia criar uma página de desambiguação pra Requiem, redirecionar Emily Rose..." nem precisei suar, pois já tinham pensado antes de mim =P
    Abraços,
    Flávio, o Maddox blá! 17:45, 24 Junho 2006 (UTC)

Olá.

Neste último Sábado, dia 18 de Junho de 2006, assisti ao DVD do filme O Exorcismo de Mary Rose.

Me interessei muito pela história, e portanto me apoiei à maior fonte de informação que conheço, a Wikipedia.

Difícil achar este artigo, pois só fui descobrir o verdadeiro nome do pivô de toda a história depois de algum tempo de pesquisa.

Intrometido como sou, logo de primeira já adicionei algumas coisas, como por exemplo, o link para os verbetes dos demônios pelos quais Anneliese estava possuida, de acordo com o filme. Espero que você não tenha se incomodado, sendo que você é o grande responsável pelo artigo.

Sendo por esse motivo que eu me encontro aqui, falando com você.

O acha de darmos um pouco mais de ênfase nos demônios que estavam dentro de Anneliese, explicando um pouco de cada. Nada muito extenso, mas um resumo, para dispertar o interesse de visitar as páginas referentes aos mesmos.

Cada um deles tem uma história mais interessante do que o outro, como você já deve ter constatado, preferencialmente os que retratam histórias reais de personagens de antigas civilizações, muito estudadas até hoje.

Uma dúvida minha, por exemplo, é que no filme são retratados seis demônios, sendo eles Caim, irmão de Abel, Nero, antigo imperador romano, Legião, um dos seguidores de Cristo, Belial, um anjo renegado, e Lucifer, que despensa comentários.

No verbete de Anneliese Michel, são retratados alguns demônios diferentes, como Hitler. Qual das versões contém maior verossimelhança com a história real?

Uma segunda dúvida é referente a imagem da expulsão de um anjo, por Deus, do céu. Na imagem, é discrimado de que o anjo em questão seria Lucifer, mas na verdade, não seria ele Belial?

Bom, são questões que requerem alguma discussão. Qualquer coisa, estou a disposição.

Atenciosamente, Aliberti 10:09, 18 Junho 2006 (UTC)

Prezado Aliberti,
Não me incomodei nem um pouco, além de ter achado muito interessante as suas observações;
Sobre os links para os verbetes que você colocou, posso dizer que ficaram muito bons. Fiz apenas uma pequena reorganização por ordem de importância;
Confesso que não tanto conhecimentos assim em demonologia e sequer tinha atentado para esse detalhe para a diferença entre Satanás e Belial, todavia, se você está seguro sobre esse ponto, fique à vontade para alterar o comentário na imagem que coloquei no artigo;
Você poderia criar um tópico no artigo tecendo comentários sobre a nomenclatura e ordens de demônios que são estudados pela demonologia (incluindo os relatados no caso de Anneliese). Enriqueceria em muito o verbete;
Sobre a lista de (supostos) demônios, os que constam do artigo são aqueles que deram os nomes aos padres exorcistas, mas segundo a fonte The Real Emily Rose (vide as referências no artigo), na verdade, seria uma legião de demônios e não apenas seis...
No original: It was determined that Anneliese must be saved from the possession by several demons, including Lucifer, Judas Iscariot, Nero, Cain, Hitler, and Fleischmann, a disgraced Frankish Priest from the 16th century, and some other damned souls which had manifested through her.
Um cuidado que devemos ter em um artigo desta natureza é procurar manter o espírito científico a todo custo, aguçar o espírito crítico e evitar colocar as nossas opiniões religiosas pessoais. Desta forma, daremos a necessária salvaguarda ao sagrado Princípio da Imparcialidade da Wikipédia, agregando credibilidade e valor ao nosso artigo. []'s e boas contribuições! Roberto Cruz Contato 18:59, 19 Junho 2006 (UTC)
Ok, vamos por partes:
Conheço muito pouco de demonologia, mas o suficiente para me interessar em criar um tópico no artigo em referência a isso. São informação que eu tenho certeza que é de interesse popular.
No caso da imagem, o comentário da mesma está correto, o que eu acho que poderia ser modificado é o link para o qual a mesma leva. Nesse caso, acho que podemos bifurcar, e colocar os dois numa página de desambiguação. O que acha?
Sobre a lista de (supostos) demônios, irei deixar como está, e adicionar no tópico a respeito da adaptação cinematográfica, os que eu comentei. No tópico sobre demonologia, irei comentar sobre todos eles.
Concordo plenamente sobre o cuidado que devemos ter para com esse artigo, ou outro de natureza similar, respeitando os princípios da imparcialidade da Wikipédia.
Agradeço a simpatia e sua hospitalidade, difícil achar colegas na comunidade da Wikipedia que sejam educados e políticos como você.
Atenciosamente, Aliberti 22:04, 19 Junho 2006 (UTC)
  • Prezado Aliberti, obrigado por suas palavras de consideração. Roberto Cruz Contato 13:23, 22 Junho 2006 (UTC)

Imagens da Anneliese[editar código-fonte]

O artigo anglófona tem fotos da Anneliese liberados para uso. Possuem copyright, mas, à exemplo da Agência Brasil, seu uso é permitido para quaisquer fins. Dêem uma olhada aqui e aqui. O artigo já está bastante ilustrado, tendo ficado bem bacana visualmente, mas fotos da garota só podem torná-lo melhor. E, realmente, esse artigo é o melhor das wikis. =D Espero que seja destacado. Abraços, Flávio, o Maddox blá! 22:19, 19 Junho 2006 (UTC)

  • Olá Maddox, tentei agora colocar uma das fotos na abertura do artigo, todavia não me foi possível, pois a mesma infelizmente não está no Commons. Procurei no site de origem e também não encontrei a autorização de uso irrestrito. As fotos não seriam um caso de fair use incorretamente classificado na Wiki anglófona? :[]'s Roberto Cruz Contato 05:19, 20 Junho 2006 (UTC)
  • Bem, resolvi colocar a foto lá. Espero não ter cometido nenhuma heresia contra os meus próprios princípios anti-fair use (de qualquer forma, creio que a utilização livre da imagem de Anneliese está escudada pela licença da Wiki anglófona). Roberto Cruz Contato 15:51, 20 Junho 2006 (UTC)
  • Roberto, a imagem de Anneliese logo no começo do verbete ficou excelente. Dá mais credibilidade ao artigo, assim como humaniza o assunto abordado. Ainda não adicionei os tópicos que haviamos comentado pois estou trabalhando neles antes. Não quero adicionar algo que não esteja no mesmo nível que o resto do artigo.
Abraços,
Aliberti 16:53, 20 Junho 2006 (UTC)
  • Pois é verdade que o artigo fica melhor com uma foto da pessoa em questão, mas eu receio que a fonte relativa às informações sobre o uso da foto não esteja correcta. Pois veja-se que o site fotofetch de onde foi tirada a foto diz assim:All content is Copyright © of The Real Emily Rose 2005 http://www.fotofetch.com/ (ver fundo da página). O nosso amigo Roberto Cruz não tem culpa nenhuma disso, como é óbvio, isto tem a ver com que carregou a imagem na Wiki em inglês. JLCA 21:13, 21 Junho 2006 (UTC)
  • Prezado JLCA, as fotos, na verdade, não seriam de propriedade do site oficial de Anneliese na Alemanha? Aqui: http://www.anneliese-michel.de.ms/ Não tenho certeza, pois o site infelizmente não possui o utilíssimo botão English. O site fotofetch não me parece ser o real detentor dos direitos sobre a foto. []'s, Roberto Cruz Contato 23:03, 21 Junho 2006 (UTC)
  • Não creio que a tag esteja errada. Afinal, na wikipédia anglófona o fair use é aceito. Eles poderiam usar a imagem numa boa. Por que, então, colocá-la em, digamos, "outro rótulo"??
    Abraços, Flávio, o Maddox blá! 00:06, 22 Junho 2006 (UTC)
  • Amigos, há também um outro site artigo importante sobre Anneliese, com fotos, aqui: http://www.anneliese-michel.de (Também não há lá o salvador botão English... Se houvesse pelo menos o botão Español ou Français, será ótimo!) Roberto Cruz Contato 12:47, 22 Junho 2006 (UTC)

Esse é o site "oficial" dela? Na Wikipédia em inglês aceitam o "fair use", é verdade, mas é um "fair use" limitado, é preciso ver isso. Tem que existir uma justificação. Repare-se que a pessoa que carregou essa foto na wiki em inglês recebeu um aviso na sua página de usuário por não ter colocado informação adequada. [1]. E às vezes alguns usuários colocam informação errada. Ainda estou na dúvida, sou sincero. --JLCA 10:32, 23 Junho 2006 (UTC)

  • Caro JLCA, confesso que agora também estou com dúvidas. Talvez seja melhor remover a foto Tristeza De qualquer modo, você não conheceria algum outro wikipedista que soubesse alemão e pudesse dar uma olhada nesses sites prá nós e ver se lá não tem nenhuma autorização de uso irrestrito? --Roberto Cruz Contato 00:39, 24 Junho 2006 (UTC)
  • Sim, Roberto, tem por exemplo a Usuário:Lusitana, mas não sei se regressou já da pausa que ia fazer. Os usuários que percebem alemão estão todos em Categoria:Usuário de. Cumprimentos, --JLCA 20:54, 24 Junho 2006 (UTC)
  • JLCA, obrigado pela dica! Estarei indo em busca de um dos nossos wikipedistas germanófonos para ver essa questão da licença da foto! , --Roberto Cruz Contato 04:39, 25 Junho 2006 (UTC)
  • Caros Amigos, o wikipedista que me ajudou a procurar a licença da foto foi o Leonardo Stabile, entretanto não tivemos grande sucesso e a resposta é essa: Infelizmente a WP_de não vai te ajudar. Primeiro que a imagem não foi carregada por lá, segundo que nenhumas das referências listadas no artigo utiliza tal imagem, nem faz citação. Buscando rapidamente pelo Google Images percebi que a imagem é usada por vários sites, já foi até capa de livro, mas nenhum deles fornece fonte do autor, ou porque cita a própria wikipédia (os blogs) ou porque simplesmente não citam absolutamente nada! Precisando de ajuda novamente... Leonardo Stabile msg 04:56, 25 Junho 2006 (UTC)

Pra que tantas linhas na página de discussão, pessoal?? Esteticamente, deixa tudo meio bizarro... Que tal remover, e re-organizar as discussões? Abraços, Flávio, o Maddox blá! 23:13, 21 Junho 2006 (UTC)

  • Sou a favor da reorganização, ficou realmente um tanto estranho  :Roberto Cruz Contato 10:55, 22 Junho 2006 (UTC)
  • Fiz as correções na presente discussão. Agora, não somente o artigo, mas também a sua discussão é a melhor entre as Wikis! (risos) Roberto Cruz Contato 12:40, 22 Junho 2006 (UTC)
Como assim?! Jura por deus que vocês acham isso muito estranho? Para os leigos, ou os mais "devagares", fica mais fácil de acompanhar as discussões com elas dividias, ou pelo menos, separadas, sem estarem todas as mensagens aglomeradas umas as outras.
Eu sou meio chato assim mesmo, sempre gosto de reorganizar as discussões dos outros, e das páginas, pra deixá-las, esteticamente falando, melhores.
Prometo que essa foi a última vez que alterei, dessa maneira, nessa discussão. Caso vocês não gostem mesmo, não tem problema, sintam-se a vontade para revertê-las. Eu vou continuar acompanhando as discussões do mesmo jeito... Por mais que seja mais difícil de as ler, rs, rs...
Só uma ultima palavra, numa tentativa de convencimento... Lembrem-se que a grande maioria das pessoas que acessam a Wikipedia não entendem nada da linguagem de programação, portanto é melhor que esteja esteticamente, e lojisticamente bem organizado, do que organizado de maneira para que os experientes usuários da Wikipedia possam navegar.
Abraços a todos.
Aliberti 17:09, 22 Junho 2006 (UTC)
Prezado Aliberti, respeito a tua opinião, mas, acredite em mim, ninguém na Wikipédia separa perguntas e respostas usando linhas e colocando a assinatura do lado direito esquerdo, embaixo. Dê uma olhada na Esplanada, o local onde os outros wikipedistas se reúnem para discutir os mais variados assuntos. []'s, Roberto Cruz Contato 22:45, 22 Junho 2006 (UTC)
Acho que devo mesmo perder essa mania. Já estou gerando bastante confusão por conta disto.
E só para não perder o costume, fiz novamente aqui, rs, rs... Céus, isso é um vício!!
Aliberti 02:06, 23 Junho 2006 (UTC)
  • Bem, já que é assim, "wikifiquei" a página de discussão, hehehe.
    Abraços,
    Flávio, o Maddox blá! 03:20, 23 Junho 2006 (UTC)

Últimas questões[editar código-fonte]

Prezados Amigos, creio que coloquei agora a minha última contribuição importante em nosso artigo. Mas ainda restam algumas questões que não foi possível precisar nas fontes que pesquisei e que se encontram nas referências e nos artigos das Wikis em outras línguas:

  • As marcas nas mãos da menina, considerados como estigmas pelos católicos;
  • As línguas que ela falava, quando estava (supostamente) possessa, que incluiriam Latim e Aramaico;
  • Os trechos da Bíblia que ela teria pedido para colocar em sua lápide.

Trata-se de "licenças poéticas" do roteiro do filme americano, ou fatos? []'s, Roberto Cruz Contato 13:10, 22 Junho 2006 (UTC)

Humanizando o artigo[editar código-fonte]

Com o objetivo de tornar o artigo mais humanizado, além da foto de Anneliese, adicionei hoje a foto do querido Papa João Paulo II. Uma belíssima imagem, diga-se de passagem, que tive a felicidade de encontrar em nosso repositório de imagens, o Commons Alegre --Roberto Cruz Contato 16:04, 3 Julho 2006 (UTC)

Opinião de Palmira[editar código-fonte]

Não estou muito de acordo com a colocação da opinião de Palmira, membro do Diário Ateísta.

Primeiro porque e com todo o respeito, não reconheço a utilidade dessa opinião para o artigo, pois não é oriunda de um meio académico, por exemplo. E sendo uma enciclopédia os artigos devem evitar opiniões.

Depois porque torna o artigo um pouco parcial, com tendências anti-católicas. --JLCA 09:04, 13 Julho 2006 (UTC)

  • Concordo contigo. -- Fernando Ф 14:12, 13 Julho 2006 (UTC)
  • Prezado JLCA, realmente a crítica de Palmira é muito incisiva contra a Igreja Católica. Mas considerando acertada a sua observação, fiz um corte no comentário dela, deixando no artigo apenas a parte mais "suave" das observações que ela fez. De qualquer forma, as duas citações (do Universo Católico e do Diário Ateísta) não pretendem ter um valor acadêmico, mas tão somente detêm a função de demostrar em que nível a opinião pública mundial ficou dividida entre católicos e céticos (um tempero para o deixar o texto do artigo mais interessante, na medida em que levanta polêmicas, como já está levantando ). []'s, --Roberto Cruz Contato 16:52, 13 Julho 2006 (UTC)

Carbamazepina para jovens e Anemia[editar código-fonte]

"Anneliese foi medicada com poderosos psicotrópicos. No início com Aolept (periciazina), que evita as convulsões por meio de sua ação direta no sistema nervoso, e depois com Tegretol (carbamazepina), que, segundo os especialistas, não deve ser ministrado a jovens na puberdade em virtude de seus efeitos danosos às hemácias humanas" Não sei de qual das referências isso foi retirado, mas essa informação me é estranha, e sou médico. Carbamazepina pode afetar, sim, as hemácias, mas isso não guarda relação com a idade do paciente; a precaução a ser tomado em jovens é apenas ajustar a dosagem, como com a maioria das medicações. É só ler a bula. Se essa informação não tiver sido baseada em um texto técnico, sugiro que seja retirada da página. —Leonardo Ferreira Fontenelle 02:08, 17 Julho 2006 (UTC)

  • O trecho que contém esta informação sobre a carbamazepina teve como fonte o artigo anglófono, mas fique à vontade para corrigi-la. []'s, --Roberto Cruz Contato 12:17, 17 Julho 2006 (UTC)
November 1973 – Anneliese started her treatment with Tegretol (carbamazepine), which, according to Physicians Desk Reference, should not be prescribed to women of childbearing age due to its dangerous effect on red blood cells. Anneliese took this medicine frequently, until shortly before her death, when she was unable to swallow anything.
  • Ops! Childbearing age significa idade fértil, ou seja, idade em que mulher pode engravidar. Apesar de não haver malefícios comprovados à gravidez, tampouco foi provado até agora que carbamazepina esteja isenta de efeitos nocivos ao feto. —Leonardo Ferreira Fontenelle 03:50, 18 Julho 2006 (UTC)
    • Sobre o assunto: Safe use of carbamazepine during pregnancy has not been established. Adverse fetal effects have been observed in reproduction studies in rats. Although several reports suggest an association between use of anticonvulsants in pregnant, epileptic women and an increased incidence of birth defects in children born to these women, a causal relationship to many of these drugs has not been established. However, epidemiologic data do suggest that an association between carbamazepine use during pregnancy and certain congenital abnormalities such as spina bifida may exist. Other congenital anomalies and developmental disorders (e.g., craniofacial defects, cardiovascular malformations, anomalies involving various body systems) also have been reported in association with carbamazepine use. Anticonvulsants should not be discontinued in pregnant women in whom the drugs are administered to prevent major seizures because of the strong possibility of precipitating status epilepticus with attendant hypoxia and threat to life. In individual cases, when the severity and frequency of the seizure disorder are such that discontinuance of therapy does not pose a serious threat to the patient, discontinuance of the drugs may be considered prior to and during pregnancy; however, it cannot be said with any certainty that even minor seizures do not pose some hazard to the fetus. Clinicians should carefully weigh these considerations in treating or counseling epileptic women of childbearing potential. Because carbamazepine can cause fetal harm when administered to pregnant women, the benefits of therapy must be weighed against the risks in women of childbearing potential. If carbamazepine is used during pregnancy, or if the patient becomes pregnant while receiving the drug, the patient should be apprised of the potential hazard to the fetus. Tests to detect fetal abnormalities using currently accepted procedures should be considered part of routine prenatal care in women of childbearing potential receiving carbamazepine. --Stéfano msg 14:25, 23 Julho 2006 (UTC)
  • Revi hoje literatura sobre o assunto. Há algumas descrições de casos esparsos de complicações em crianças, mas nada consistente que justifique a retirada da carbamazepina das medicações de escolha para o tratamento de epilepsia em crianças. Em relação aos riscos relacionados a hemácias, pode ocorrer anemia aplástica e agranulocitose como uma reação idiossincrática à carbamazepina, levando a um risco dessas doenças 5 a 8 vezes acima da população geral (que é muito baixo: 6 casos por milhão para agranulocitose e 2 a 5 casos por milhão de pessoas para anemia aplástica - [2]). Retirei do texto essa observação em relação à carbamazepina pois não acrescenta nada ao estudo do caso, já que ela não teve nenhum indício de qualquer uma das duas doenças e isso pode assustar as muitas pessoas que usam. --Stéfano msg 21:42, 17 Julho 2006 (UTC)
  • Eu estive pensando sobre o assunto... alguém sabe aonde começou essa questão sobre a carbamazepina e a anemia ? Ela foi colocada posteriormente para sugerir que a conduta médica estava errada ou ela realmente tinha anemia e usaram a carbamazepina para explicar o fato ? Se ela teve realmente anemia, bem que eu gostaria de saber se excluiram a possibilidade de porfiria... --Stéfano msg 18:24, 19 Julho 2006 (UTC)
    • O artigo tinha um trecho que insinuava que a carbamazepina não estava bem indicada para a Anneliese, por ela ser ainda "criança". A anemia apareceu aí como uma suposição de por que o questionamento poderia estar presente na wikipédia em inglês, mas a Anneliese não teve anemia (a não ser, imagino, nos seus últimos meses de vida, antes de morrer por maus tratos). Eu sei que a carbamazepina pode causar supressão da hematopoiese (produção de hemácias e outros), mas isso não guarda relação com a idade da pessoa. —Leonardo Ferreira Fontenelle 23:20, 20 Julho 2006 (UTC)

Outros casos de exorcismo[editar código-fonte]

  • olá pessoal, sou novo na wiki e tenho uma idéia para almentar e melhorar este artigo, ligando este caso com outro ocorrido em Madri (Espanha) ano de 2002. achei muito interessante a coincidência deste caso com o que mencionei......
  • A descrição de outros casos de exorcismo são pertinentes a um texto sobre exorcismo ou até história do exorcismo, não a uma biografia sobre uma "vítima" de exorcismo. --Stéfano msg 16:53, 19 Julho 2006 (UTC)
  • Dr. estou tentando ligar o caso em questão a um que houve em 2002, pois, deve haver ligação entre ambos os casos, sei que é uma biografia, e é exatamente por isso que quero ligá-lo a outro, eis aqui algumas coincidências entre ambas as meninas.....idade, religião, Universitárias, quantidade de Demônios e a participação de Lucifer......entre outras que são muito interessantes,.........!!!! acha realmente que não é pertinente ligar um caso a outro?
  • Ele já está em "Ligações Externas", mas outra possibilidade interessante seria abrir uma página sobre esse outro exorcismo, chamando a atenção sobre as semelhanças com esse (até desenvolvendo melhor o tema) e colocar o link no "Ver também". --Stéfano msg 17:16, 19 Julho 2006 (UTC)
  • Criar um novo artigo é a solução mais apropriada. Coloquei os links sobre o caso de Madrid em ligações externas, uma vez que esta área é a mais exterior ao artigo. Um novo artigo nos permitiria trabalhar melhor o assunto, ligando-os por meio do artigo verdadeiramente central: Exorcismo. --Roberto Cruz Contato 19:06, 19 Julho 2006 (UTC)
  • Como já foi dito mais acima, algo que sempre deve-se ter em mente ao criar/editar um artigo desta natureza é a imparcialidade (vide Princípio da Imparcialidade da Wikipédia). --Roberto Cruz Contato 19:12, 19 Julho 2006 (UTC)

Crítica espírita[editar código-fonte]

  • A crítica espírita ficou boa, sem proselitismo. Parabéns ! --Stéfano msg 12:42, 20 Julho 2006 (UTC)

Opinião de Sagan[editar código-fonte]

  • Se no livro sagrado do ceticismo mundial houver algo de útil para este assunto, sinta-se à vontade. Arges 15:32, 21 Julho 2006 (UTC)
  • Vou tentar dar uma lida hoje, mas um assunto que é abordado lá (e que já faz algum tempo quero desenvolver nos tópicos relacionados a Demonologia), é a visão cética de aparições (anjos, demônios, fadas, alienígenas, etc). Fala sobre as semelhanças entre as aparições e como elas diferem refletindo o meio em que o "visionário" vive. --Stéfano msg 16:14, 21 Julho 2006 (UTC)

Hum... talvez a Skeptical Inquirer também já tenha publicado algo sobre o tema. Vale a pena dar uma procurada no site do Comitê para a Investigação Cética. -- Fernando Ф 18:08, 25 Julho 2006 (UTC)

Anneliese Michel ou Emily Rose?[editar código-fonte]

  • Gostaria que alguém me provasse esta informação de que o filme Emily Rose não se baseou no exorcismo de Emily Rose. Onde foi que se leu esta informação? Com certeza, os dois casos de exorcismo poderiam ter existido. E me parece bem provável que ambos os casos de exorcismo realmente tenham existido, tanto o de Emily Rose quanto o de Anneliese Michel. Perceba que isto é só uma pergunta. Se alguém tiver informação fidedigna, agradeceria muito se compartilhasse dela conosco.--Mauro do Carmo Contato 07:28, 8 Outubro 2006 (UTC)
    • Olá Mauro, acredito que a melhor prova está nos extras do DVD Exorcismo de Emily Rose. Lá se encontra uma entrevista com um dos diretores do filme, onde ele comenta sobre o personagem real que inspirou o roteiro: Anneliese Michel. Não sei porque os americanos não usaram o nome real dela, mas o filme alemão também não o fez. Provavelmente a família proibiu o uso e eles tiveram que contornar a situação por meio de nomes fictícios. --Roberto Cruz Contato 13:24, 9 Outubro 2006 (UTC)

Sons do exorcismo[editar código-fonte]

Oi...

Gostaria de perguntar se o som de exorcismo q tem logo na entrada do filme, onde ainda nao aparece imagem e só os nomes dos atores é o LEGITIMO . Pois me parece muito real, e eu li em um artigo q ela teve vários e eles gravaram algums deles..´será q é a gravaçao verdaderia???

  • Acredito que, se os sons são verdadeiros, devem haver uma indicação ou algum comentário a respeito nos extras do filme. --Roberto Cruz 06h02min de 4 de Setembro de 2007 (UTC)

(É muito importante dizer que a maior parte do que se sabe sobre Anneliese Michel vem da família e dos que cuidaram dela, que inclui os médicos e os padres. Deveria-se buscar informações a partir de dados providos não de intermediários, o que parece ser escasso, apenas, partindo da própria Anneliese temos acesso à algumas gravações, mas elas, assim como todas as informções já modificadas melhor para um espetáculo. É vergonhoso como ao mesmo tempo em que não se leva a sério nada que realmente possa provir de Anneliese, com a importância que tem como sua produção, conhece-se e fala-se demais dela ,sobre ela, de uma maneira midiática, um produto que talvez nem passe pelo que foi pronunciado por ela, e dando esse glamour teológico à sua história despreza profundamente o que foi aquela vida,e a aniquila ainda mais, mais do que aqueles parentes, médicos, padres e juízes... a biografia que segue é uma continuiddade desse desprezo...) (IP anônimo)