Abel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Morte de Abel, gravura de Gustave Doré, (1832-1883).

Abel (do hebraico Havel) é um personagem bíblico, segundo filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim.[1] O significado de seu nome é, provavelmente, algo como "fôlego", "vapor", "exalação" ou simplesmente "nada". Algo considerado "perecível", um prenúncio de seu destino, morto ainda bem jovem. Foi chamado de "justo" (Hebreus 11:4).

Gênesis[editar | editar código-fonte]

Abel é o primeiro homem a morrer biblicamente. Abel é primeiro mencionado em Gênesis 4:2 como um pastor de ovelhas. Em seguida, a narrativa diz que seu irmão mais velho, Caim, um agricultor, ofereceu a Deus os "frutos da terra", enquanto Abel teria oferecido o sacrifício de uma ovelha. Deus teria se agradado mais com a oferta de Abel, pois este teria oferecido a melhor parte do que tinha e Caim ofereceu o que restava de seus bens. Verdadeiramente o que motivou o sacrifício de Abel ser melhor do que o de Caim foi que a sua motivação de coração, baseada na fé e amor por Deus, era melhor.

Sacrifício da ovelha[editar | editar código-fonte]

A atitude de Abel ao sacrificar um animal de criação em holocausto em nome de Deus aparece como um retrato da antiga prática judaica subseqüente de sacrificar animais. Abel também é instrumento para a condenação do fratricídio na sociedade hebraica, visto que Deus condena Caim e seus descendentes por seu crime. O sacrifício de uma ovelha, segundo entendimento da bíblia, prefigurou a futura morte de Jesus Cristo qual "Cordeiro do Criador".

Árvore genealógica baseada em Gênesis[editar | editar código-fonte]

Adão
Eva
Caim
Abel
Sete
Enque
Enos
Irad
Cainã
Meujael
Malalel
Metusael
Jarede
Ada
Lameque
Zilá
Enoque
Jabal
Jubal
Tubalcaim
Naamá
Matusalém
Lameque
Noé
Sem
Cam
Jafé


Referências

  1. Abel in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-04 22:39:26]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$abel
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abel