Jessé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Maio de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura o cantor brasileiro, veja Jessé (cantor).
Detalhe de Jessé em vitral na All Saints Church, Hove, em Sussex, Reino Unido.

Jessé (em hebraico יִשַׁי, Yíšay, "presente de Deus") é um personagem no Antigo Testamento da Bíblia, nos Livros de Samuel, o pai do rei David de Israel. David é algumas vezes chamado apenas «filho de Jessé» (ben Yishai).

Relato bíblico[editar | editar código-fonte]

Jessé era filho de Obede, e neto de Rute. Natural de Belém, conhecido como belemita[1]

O nome Jessé é citado no Velho Testamento, em particular na passagem em Isaías 11:1-3.[2]: «Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.»

Para os cristãos esta profecia aponta para Jesus, o qual seria o Messias.

Filhos de Jessé[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Bíblia, Jessé teve sete filhos, além de David, o mais novo[3]. Alguns nomes são referidos no texto bíblico: Eliabe, Abinadabe, Sama e David, o filho mais novo que se tornaria o segundo rei de Israel, sucedendo ao rei Saul. Ele é descrito como ruivo e formoso de semblante e de boa presença[4].Segunto o texto de 1 Crônicas 2.13 a 15 é mencionado o nome em ordem de nascimento de todos os filhos de Jessé a saber: Eliabe,o primogênito, Abinadabe, o segundo,Siméia,o terceiro,Natanael,o quarto,Radai,o quinto,Ozem,o sexto e Davi,o sétimo e no versículo 16 revela que Jessé teve também 2 filhas Zeruia e Abigail

De acordo com o relato bíblico, o profeta Samuel teria procurado Jessé para ungir um de seus filhos como rei de Israel no lugar de Saul. Jessé, porém, não acreditou que David, por ser o mais jovem, seria o escolhido para essa missão.

Tumba de Jessé[editar | editar código-fonte]

Tumba de Rute e Jessé em Hebron

A tumba de Rute atualmente está localizada junto a tumba de Jessé em Hebron.

Árvore genealógica baseada na Bíblia:[editar | editar código-fonte]

Boaz
Rute
Obede
Jessé
sete filhos
Davi

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. 1 Samuel 16:1
  2. Isaías 11:1-3
  3. I Samuel 16:10-11
  4. I Samuel 16:12