Enoque (filho de Caim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Enoque
Nome hebraico ou grego חֲנוֹךְ
Pais Caim
Filhos Irade
Anos de vida Não informa
Livros Gênesis Cap. 4
Portal Bíblia

Enoque é um personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como o filho do perverso Caim, em Gênesis temos dois personagens com o nome Enoque, um é o filho de Caim (Gênesis - Capítulo 4, Versículo 17) e o outro é o filho de Jarede, bisavô de Noé (Gênesis - Capítulo 5, Versículo 18).

Segundo a Bíblia, após ter matado o seu irmão Abel, Caim fugiu com uma mulher anônima para a terra de Nod, à leste do Éden, com a qual teria tido um filho com o nome de Enoque.

Prossegue o texto bíblico dizendo que Caim chegou a edificar uma cidade dando o nome de seu filho Enoque ao lugar.

O outro personagem citado logo após em Gênesis 5:18 E viveu Járede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.

Logo, podemos entender que no contexto biblico as duas famílias nomearam em períodos diferentes com um nome igual, porém este Enoque (filho de Jarede) não teve correlação com o outro.

Jarede filho de Maalalel gerou a Enoque, e Metusalém filho de Enoque gerou Lameque. E daí prossegue a história que deve ser lida com atenção, pois parece confusa, mas a mesma deixa claro as diferenças das gerações e tempos ocorridos.

O famoso Enoque, que Deus tomou para si, era descendente de Sete. A descendência de Adão, de acordo com o estilo e modus operandi dos narradores bíblicos, contam a descendência de Adão por Sete, seu ramo espiritual.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.