Meseque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mesech)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Abril de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mesech, ou Meseque (do hebraico, משך, precioso), é um personagem bíblico do Antigo Testamento. Filho de Jafé (cf. Gênesis 10.2), seu nome aparece sempre em conexão ao de Tubal. O nome Meseque é associado com os Musku de inscrições assírias. Mencionaram-se os musku junto com os tabali (Tubal). Muitos estudiosos referem-se os musku aos Frígios da Ásia menor (atual turquia). O Rei Mita de Muski, mencionado pelo imperador assírio Sargão II, é relacionado por alguns peritos como sendo o Rei Midas, da Frígia, descrito na tradição grega como governando naquele mesmo período.[1] Os descendentes de Meseque e Tubal estenderam-se por grandes extensões da Ásia e, até mesmo, Europa. Meseque pode ser ancestral dos moscovitas, com a união dele com Kba, sua esposa, formou a cidade eslava de Moscou (Moskba), que mais tarde se estenderiam ao oeste, sul e leste. Para alguns, os georgianos estão entre os seus descendentes.[2]

Árvore genealógica baseada em Gênesis:[editar | editar código-fonte]

Lameque
Noé
Sem
Cam
Jafé
Gômer
Magogue
Madai
Javã
Tubal
Meseque
Tiras

Referências

  1. «Meseque — BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia». wol.jw.org. Consultado em 22 de maio de 2017. 
  2. Dicionário Bíblico. Acesso em 25/02/08.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
  • Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
  • DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.

Ver também[editar | editar código-fonte]