Portal:Bíblia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal da Bíblia
Bibel-1.jpg
Gutenberg Bible.jpg
Disambig grey.svg Nota: Se procura a visão judaica da Bíblia, veja Tanakh.

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro" no latim medieval biblìa passou a ser usado como uma palavra singular — uma colecção de livros, ou "a Bíblia".) é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo.

Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

As diversas igrejas cristãs possuem algumas divergências quanto aos seus cânones sagrados.

As igrejas cristãs protestantes possuem 39 livros no Antigo Testamento como parte do cânone de suas Bíblias.

A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanónicos (ou "do segundo cânon") pela Igreja Católica.

As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca). Estes dados são do domínio público nos países de maioria populacional aderente à fé cristã ortodoxa, e ham sido retomados e recompilados de numerosas fontes bibliográficas sérias em grego, russo, alemão, inglês e espanhol.

As igrejas cristãs protestantes, dentre outros grupos, consideraram os textos deuterocanónicos como apócrifos. Mas alguns deles os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus. E algumas importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei Tiago e a Bíblia espanhola Reina-Valera, os contêm ao menos nalgumas das suas edições.

Quanto ao Novo Testamento, todos os cristãos são unânimes em aceitar o Novo Testamento com seus 27 escritos.

 ver·editar Artigo destacado

José ou José do Egito (em hebraico יוֹסֵף, significando "Yahweh acrescenta"; Yôsēp em hebraico tiberiano; mais tarde designado como צפנת פענח, Tzáfnat panéach ou Ẓáfənat paʿnéaḥ, em hebraico padrão ou Ṣāp̄ənaṯ paʿănēªḥ em hebraico tiberiano, do egípcio que significaria "Descobridor das coisas ocultas") foi o décimo primeiro filho de Jacó, nascido de Raquel, citado no livro do Génesis, no Antigo Testamento, considerado o fundador da Tribo de José, constituída, por sua vez, da Tribo de Efraim e da Tribo de Manassés (seus filhos). Quando se tornou primeiro ministro de faraó, foi-lhe concebida a mão de Azenate, servante do faraó anterior.

 ver·editar Você sabia?

... Que o Reino de Israel do norte é muitas vezes nomeado como Efraim, que era a tribo dominante.

... Que o número de talentos de ouro que o rei Salomão coletou em um único ano foi de 666. 1 Reis 10:14, 2 Crônicas 09:13

... Que a palavra Cristão aparece apenas três vezes na Bíblia.

... Que Matusalém morreu no ano do dilúvio. Genesis 5

... Que Ezequiel viu uma criatura semelhante a uma roda e cheia de olhos. Ezequiel 1

... Que havia sete, e não dois, de cada animal ritualmente limpo na Arca de Noé. Gênesis 7:02

... Que a palavra propiciação, o que é traduzida como propiciatório na Hebreus (9:11-12) , também é usada para descrever Jesus. Romanos 3:25

 ver·editar Bíblia em Tópicos
Arte Bíblica Arqueologia Bíblica Traduções da Bíblia História Bíblica Deuterocanônicos
Escritores Bíblicos Interpretação Divisões do Antigo Testamento Divisões do Novo Testamento Personagens Bíblicos
Pentateuco Livros Históricos Livros Poéticos e Sapienciais Livros dos Profetas Maiores Livros dos Profetas Menores
Evangelhos Livro Histórico Cartas Paulinas Cartas Gerais Livro Profético
 ver·editar Associação Wikimedia
Antigas religiões
Pré-históricas
Asiáticas
Americanas
Aspectos
Teísmo
Estudos religiosos
Religião e sociedade
Secularismo e Laicismo
Listas