Oseias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o rei de Israel, veja Oseias (Rei de Israel).


Oseias
הוֹשֵׁעַ
Escultura do profeta Oseias, por Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, entre 1794-1804.
Morte
Safed ( provavelmente), Israel.
Cidadania israelita
Progenitores Pai: Beeri
Filho(s) Jizreel (filho)
Lo-Ruama (filha)
Lo-Ami (filho)
Ocupação Profeta da Bíblia
Magnum opus Livro de Oseias

Oseias (em hebraico: הוֹשֵׁעַ, transl. Hošeaʿ, tib. Hôšēăʿ, "Salvação do/é o Senhor"; em grego: Ὠσηέ, transl. Ōsēe) foi um personagem bíblico, e um profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri[1]. É um dos Os Doze Profetas Menores da Bíblia hebraica judaica, e do Antigo Testamento cristão. Oséias exerceu seu ministério durante o governo dos reis Uzias [2], Jotão [3], Acaz [4] e Ezequias [5], todos reis de Judá [1] e durante o reinado de Jeroboão, rei de Israel [1].

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Livro de Oseias, este teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus[6]. A vida familiar de Oseias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses politeístas[6]. Os nomes de seus filhos (Jezreel, Lo-Ami e Lo-Ruama) traziam um simbolismo, relacionado a profecias da queda da dinastia dominante e do pacto rompido com Deus - de maneira muito semelhante ao profeta Isaías que foi seu contemporâneo. Oséias teve três filhos: Jizreel [7] (que significa Deus semeia [8]), Lo-Ruama [9] (que significa Sem Compaixão [10]) e Lo Ami [11] (que significa Não-povo-meu [12]).

Viveu no Reino do Norte durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel[1], entre -645 à -532 da era comum. Em Oseias 5:8 existe uma referência às guerras que levaram à captura do reino pelos assírios[13], ocorrida -565 antes da era comum;

O sermão de Oseias, pintura localizada na Igreja de Santa Catarina, em Frankfurt. Artista desconhecido, cerca de 1681.

Oseias frequentemente é visto como um "profeta do destino", porém sob sua mensagem de destruição está uma promessa de restauração. O Talmude (Pesachim 87a) alega que ele teria sido o maior profeta de sua geração (que incluiu o mais notório Isaías).

Referências

  1. a b c d Oseias 1:1
  2. II Crônicas 26:1
  3. II Crônicas 27:1
  4. II Crônicas 28:1
  5. II Crônicas 29:1
  6. a b Oseias 1:2
  7. Oseias 1:4
  8. Blue Letter Bible. (s.d.). Lexicon :: Strong's H3157 - Yizr@`e'l. Fonte: Blue Letter Bible: https://www.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H3157&t=KJV
  9. Oseias 1:6
  10. Bíblia de Estudo Scofield. (2009). São Paulo: Holy Bible.
  11. Oseias 1:9
  12. Bíblia de Estudo Scofield. (2009). São Paulo: Holy Bible.
  13. Oseias 5:8-15

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • סדר הדורות - Livro das gerações - Yeshivá Judaica - Bet Moriah - Bersebá, Israel.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.