Nod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nod ou Node é o nome bíblico dado ao lugar onde Caim passou a viver depois de ter matado Abel (Gênesis 4:16) e que pode significar uma abreviação de Nimrod. Sendo assim, e considerando que a geografia da Mesopotâmia possa ter sido alterada depois do dilúvio, é possível que a referida localidade corresponda à Babel ou à Assíria. Também pode ser definido como a terra da Fuga.

Conceito Hebraico[editar | editar código-fonte]

Região ao oriente(Leste) do Éden onde foi viver Caim após ser condenado por Deus a vagar eternamente sobre a terra (Gênesis 4.12-16). Lá teve relações sexuais com sua mulher Avan, que deu à luz um filho de nome Enoque e construiu uma cidade à qual deu o nome do filho (Gênesis 4.17). É importante ressaltar que Adão e Eva não eram sos únicos casais existente no planeta, e para se multiplicarem Adão e Eva geraram muitos filhos e filhas, (Gênesis 3.20) tornando assim possível a união conjugal entre irmãos. Portanto a mulher misteriosa citada neste versículo ao qual Caim teve relações e gerou Enoque era a sua irmã, Avan. Caim foi o primeiro filho homem de Eva, mas não a primeira criança a nascer. Ela já tinha tido filhas antes de conceber a Caim e a seu Irmão Abel. Isso fica evidente em Gênesis 4.1, quando Eva alegra-se muito ao gerar caim dizendo: "Alcancei do SENHOR um homem". Caim em hebraico soa parecido com a palavra que quer dizer "tive"

Portanto nesta Terra não havia ninguém habitando por lá, nem nenhuma outra descendência que não viesse de Adão e Eva; como umas das correntes teológicas interpretam sobre a terra de Node. Como Caim era um fugitivo, a terra para onde ele fugiu para habitar, não poderia haver ninguém, pois ele corria o risco de algum filho de Abel e/ou familiar seu o encontrar e querer vingar a sua morte. E não há também nenhum indício bíblico que aponte que havia alguém habitando naquela terra antes dele. Como o próprio nome diz, Node em hebraico significa "fuga", "exílio". E pode ser interpretada como "Terra de Peregrinação" [1]"Terra de Exílio ou fuga". Nome dado à terra que posteriormente veio a ser habitado por Caim quando este fugiu levando consigo sua esposa.

Livro de Urantia[editar | editar código-fonte]

Nod foi um dos 100 do séquito corporal de Caligástia. Nod dirigiu a comissão da indústria e do comércio, e se tornou líder dos 60 membros da equipe de Caligástia que juntaram a rebelião. Os descendentes dos membros do grupo liderado por Nod chamaram-se posteriormente de Noditas e fundaram a sua civilização próximo ao Jardim do Éden.

  1. «A TERRA DE NODE- ESTUDO BÍBLICO». Consultado em 9 de fevereiro de 2018.