Discussão:Arte moderna

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por que não posso editar as primeiras informações deste artigo Arte Moderna?

Eu penso que a modernidade outra dinâmica maior que do Fim-de-Século XIX a 1970.

não sei usar esse wikipedia muito bem.

Recebi uma mensagem e não consigo dialogar com quem postou.--Camillo Cavalcanti 21h41min de 5 de Julho de 2007 (UTC)

TRANSCRITO de Contato/Linha direta: Prezados Senhores da Wikipedia,

No verbete Arte Moderna, pode ser verificado que o usuário Reynaldo alterou simplesmente o acento de fenômeno, palavra que usei. É possível retirar do histórico?

Digo isto porque do jeito que ficou lá, parece que ele contribuiu além disso, o que não procede. Não quero dividir a autoria com quem só alterou um acento, não podendo fazê-lo porque não pode mudar ortografia entre PT e BR.

Grato.o comentário precedente não foi assinado por Camillo Cavalcanti (discussão • contrib.)

*Está se referindo a duas coisas completamente estranhas à Wikipédia: alterar o histórico (coisa impossível de se fazer aqui)e autoria de artigos. Nós expressamente renunciamos aos direitos de autor ao escrever aqui, é isso que significa livre no nosso lema, a enciclopédia livre. Os artigos aqui são da Wikipédia, e podem e vão ser alterados muitas vezes, com alterações grandes ou mínimas e todas vão aparecer no histórico. Se não concorda com isso, não edite aqui. Toda vez que abre a edição, um campo amarelo marcado com um triângulo vermelho, com o maior destaque, o alerta sobre a licença GFDL. Impossível alegar desconhecimento.-- Jo Lorib d 00h28min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Só agora fui olhar o artigo Arte moderna. O senhor colocou um texto seu sobre um artigo que existe desde 2004, simplesmente apagando tudo que os editores anteriores fizeram, e vem aqui reclamar do Reynaldo. Ele simplesmente retirou sua assinatura do artigo, não se assinam artigos na Wikipédia, nunca! -- Jo Lorib d 00h43min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Reverti suas edições no artigo baseado nas versões en/gal/fr. O Sr. erra inclusive o período e opina. Edite complementando o assunto e citando fontes, não retire categorias ou caixas, respeite os outros editores, use a aba de discussão do próprio artigo antes de efetuar mudanças tão radicais no artigo. Não use tantas edições para tão pouco texto, use o botão mostrar previsão.-- Jo Lorib d 01h00min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Copiado por -- Jo Lorib d 11h11min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Bibliografia sobre Arte Moderna[editar código-fonte]

Sr. Jo Lorib,

Só agora vi seu comentário no meu blog. Espero que o tom de desavença esteja superado.

O Artigo Arte Moderna está incoerente: entenda isso. Observe os trechos do próprio artigo:

"Arte Moderna é o termo genérico usado para designar a maior parte da produção artística do fim do Século XIX até meados dos anos 1970 "

"Durante as primeiras décadas, a arte moderna foi um fenómeno exclusivamente Europeu. As primeiras sementes de idéias modernas na arte vieram dos artistas que trabalhavam no romântico e movimentos dos realistas." (romântico e realista, primeira metade XIX)

Me diga: fim do século ou primeira metade? Isso é fonte fiável?

A Wikipedia fez questão de manter um artigo incoerente, com datas conflitivas. Quem errou as datas, pondo-as em conflito, foi a Wikipedia. Fontes fiáveis, onde estão na redação final do artigo?

Aceito todas as represálias de procedimentos, pois reconheço que cometi erros de principiantes, mas sobre conteúdo devolvo-as. Quanto à fonte fiável para Arte Moderna, indico a leitura de:

  • D'ANGELO. Paolo. A estética do Romantismo.
  • FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna
  • LIMA, Luiz Costa. O controle do imaginário
  • BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas, II
  • HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade

Todos sabem que a Arte Moderna, reduzida a estilo de época, começa no INÍCIO do XIX, e não no fim. A Wikipedia já viu as reclamações na discussão do artigo Modernidade feita pelos usuários?

"A arte moderna encontra sua essência no romantismo" (Habermas, 2002: 27). Se o Sr. acha que pode desautorizar Habermas, de fato é pura inflexibilidade.

Se me for permitido, posso retomar a escrita desse artigo embasando com essa bibliografia e outras mais.

--Camillo Cavalcanti 07h19min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)

  • Sr. Cavalcanti, como o senhor mesmo admite, cometeu erros de principiante e por eles teve suas edições revertidas. Os artigos da Wikipédia são abertos à edição, sujeitos a um mínimo de regras de convivência. Vá editando o artigo aos poucos e referenciando com fontes, não deverá ter problemas desta vez. O artigo Modernidade tem apenas dois comentários não assinados na discussão, não acho que isso seja muito polêmico. Não existe A Wikipédia como pensa, com unidade de ação e pensamento, a Wikipédia é multifacetada, um consenso mínimo, uns poucos voluntários e algumas regras é que a mantém de pé. Os artigos também vão evoluindo com o tempo, antes as fontes não eram solicitadas, com o crescimento vamos acrescentando e refinando os artigos.-- Jo Lorib d 23h29min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)