Saltar para o conteúdo

Discussão:Barra do Brumado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 de fevereiro de 2023 de André Koehne no tópico Separação de Bananal

Separação de Bananal[editar código-fonte]

Embora a situação nas fontes possa remeter a algo que, em si, pareçam de alguma forma unidas (Barra e Bananal), não é o que acontece na prática - por várias razões além da meramente geográfica...

A distância entre Barra e Bananal é de apenas 2,5 km. Parece pouco, mas quem quer que um dia já tenha percorrido a Chapada Diamantina há de compreender que isso não quer, muitas vezes (ou a mais das vezes), fácil de chegar... Há, contudo, um ponto referenciado que nos move a separar: a identidade dos moradores! Enquanto em Barra o quilombo tenha se formado por ancestrais livres, isto não se deu com as comunidades vizinhas (inclusa aí a quase extinta de Riacho da Pedras, dispersa).

Falei com amigos lá em Rio de Contas e todos foram enfáticos em manifestar a indignação com essa "mistura"... As fontes, contudo, referem a duas comunidades, cada uma delas com um reconhecimento próprio, então não há o que discutir.

Mas hoje, falando com a responsável pela interlocução com as comunidades quilombolas aqui de Caetité junto à Secretaria de Cultura, ela própria oriunda de uma das comunidades quilombolas reconhecidas aqui (e cabe um parêntesis: a fonte principal citada - na verdade um link para dois arquivos que agora desdobramos com os respectivos arquivamentos - e que mantivemos por estar bem completa, traz um mapa - já desatualizado - em que Caetité é aquela que mais comunidades possui em todo o estado da Bahia) e perguntei-lhe: "Reje, o que você acharia se eu escrevesse da sua Sambaíba junto a Cangalha?" - a resposta dela merece registro: "Desrespeito! Somos culturas, histórias, tudo diferente!".

Cangalha, Sambaíba, Lagoa do Meio, Contendas, etc., são algumas das mais de vinte e cinco comunidades remanescentes de quilombos aqui... Cada uma com sua história, sua gente, seus costumes. Se Rio de Contas, que tem apenas essas duas como principais, as tem "juntas e misturadas" - o que vai acontecer se um dia viermos a escrever aqui sobre, sei lá, todas elas? Ou, por outro lado, por que não juntarmos as coisas próximas todas em um só artigo?

Enfim, espero haver justificado a separação, estaremos agora levando o conteúdo sobre Bananal para um novo artigo, mantendo este com o histórico inicial. André Koehne (discussão) 22h55min de 7 de fevereiro de 2023 (UTC)Responder