Discussão:Caso Jean Charles de Menezes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Texto retirado copiado de [1].--Rui Silva 11:26, 29 Dezembro 2005 (UTC)


Image:Jean charles de menezes shrine dec 06-2.jpg - in Stockwell (en:user:secretlondon) 172.201.153.248 18:43, 31 Dezembro 2006 (UTC)

Artigo com bias[editar código-fonte]

Este deve ser o pior artigo na Wikipedia em Portugues, existe um claro bias contra a Policia Britanica, os argumentos estao completamente errados e sem provas. Sera que foi escrito por um familiar do falecido? Que vergonha. Mascal4 (discussão) 10h18min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Alguém já pensou na possibilidade de Jean Charles ter sido morto pela SAS? A Polícia Britânica não usa armas, somente um esquadrão usa armas, eles treinam disparos uma vez por mês e raramente agem... A SAS por sua vez é a melhor força especial do mundo (pergunte para qualquer militar de uma unidade especial do exército português ou brasileiro - não policiais), eles treinam disparo pelo menos três vezes ao dia, tem destacamentos de prontidão em Londres, invadiram a Embaixada Iraniana e não deixou nenhum terrorista vivo, conseguiram passar uma semana escondidos em Serra Leoa mataram 32 terroristas dos West Side Boys e ainda saíram com o líder e 12 reféns... Há uma relação muito forte entre a SAS e atques terroristas na Inglaterra, todas os outros ataques que houvem lá, sempre a SAS agia, só dessa vez não? Eles estão protegendo os seus. Pra mim é a SAS, o destacemento SRS, até o The Guardian falou isso. Policiais ingleses não são treinados para atirar, são treinados para investigar. A SAS é treinada pra matar, matar e matar, somente. - Marechal Jhow-Jhow (Mande sua Bomba, porquê? Eu NÃO aceito criticas!) 00h41min de 25 de Maio de 2008 (UTC)


Ah! Essa história de os israelenses treinarem os ingleses é conversa fiada, os britânicos tem a melhor força especial do mundo, Israel, EUA, Rússia, França, Brasil, Portugal, Austrália e outras centenas de países se espelharam neles (e eu sei o que to falando, todas as minhas poucas contribuições aqui foram em artigos militares), se a Polícia Metropolitana de Londres queissese aprender algo, eles chamariam os soldados da SAS em Hereford, não políciais israelenses da Magav lá no Oriente Médio. Isso é muita histórinha de gente revoltada que vê conspiração da Mossad em tudo... Quando a Sayeret Matkal, a YAMAM ia, a SAS já tava voltando - Marechal Jhow-Jhow (Mande sua Bomba, porquê? Eu NÃO aceito criticas!) 00h47min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

Pesquisando as afirmações do texto[editar código-fonte]

Segundo minhas pesquisas, Jean foi morto pela unidade armada, SO19, da Polícia Metropolitana de Londres, Soctland Yard. A informação que a SO19 poderia ter treinado em Israel é um rumor blogstíco irrelevante e pouco plausível*, retirarei do texto este equívoco. Uma informação interessante (muito mais relevante) que encontrei que o texto não mensiona é a que está nessas três fontes: [Consultor Jurídido], [BBC] e [G1] - Segundo alguns jornais britânicos, Jean teria sido morto por operadores da SAS.

  • (*)Como havia dito acima, reintero: O Reino Unido mantêm nos quadros de suas forças armadas a força especial mais respeitada do mundo, a SAS (e não há discussões sobre especialistas no assunto - isso é quase um dogma). Eles não necessitam de "intercâmbio militar", pelo contrário, a SAS vem treinando forças especiais estrangeiras (Portugal, EUA, Austrália, Nova Zelândia e outras centenas). A melhor força especial de Israel é uma cópia fiel da SAS (Sayeret Matkal) em todos os quisitos desde sua organização à seu sistema de emprego. Não há necessidade da polícia britânica ter que treinar em outro país (No Oriente Médio? Porque se existe centenas de boas polícias na Europa, e a Scotland Yard mantém boas relações com o competente FBI americano?), á menos de 12 horas de Londres está Crendenhill, Hereford - com a SAS... Acho que não há necessidade de explicar minha correção mais uma vez (Porque isso é um equívoco enorme - mostra total ignorância na área de operações especiais).

*PS: Algo muito mais relevante do que essa histórinha conspirativa da Mossad. Pelo amor de Deus, se a Mossad fosse tão influente Israel teria uma máquina de propaganda mais eficiente, não? Se eles tem tanto lobby porque não convencem ninguém? Para de dá ouvidos pra essa história. - Marechal Jhow-Jhow (Mande sua Bomba, porquê? Eu NÃO aceito criticas!) 16h58min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Texto retirado da pagina principal[editar código-fonte]

Li no jornal a frase da advogada da familia de Jean Charles: -senhores jurados, nao considerem somente o fato de o Jean estar com o visto vencido, considerem que ele era um usuario comum do transporte publico e foi assassinado pela policia dentro do metro.

Pelo que eu entendi de tudo que eu jah li sobre o caso Jean Charles de Menezes, ele tinha o visto de estudante. Depois que esse visto venceu, ele "conseguiu" (sem ser atraves do Home Office) um visto de "Indefinitive Leave to Remain". Esse visto eh super dificil de ser conseguido. O Home Office alega que o Jean solicitou somente uma vez visto, sendo visto de estudante!

O filme brasileiro sobre o caso Jean Charles de Menezes mostra que ele conseguia e vendia vistos "quentes" para varias pessoas.

Por gentileza, atualize essa pagina pois a Wikipedia eh lida por muitos usarios.

Eh interessante ter a versao mais atualizada sobre os fatos.

Muito obrigada. Texto retirado da pagina principal , editado pelo IP 82.27.193.47. Marcos msg 00h47min de 26 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Alteração no lead[editar código-fonte]

Proponho que se altere a seção do lead "após ser assassinado pela SCO19" e o título de uma das seções "Descrição do assassinato de Jean Charles por testemunhas" para retirar a palavra "assassinado", pois a expressão 1. Não têm assento sobre a linguagem jurídica e 2. Em seu uso popular, se refere a uma morte criminosa. Deixando de lado as opiniões dos leitores sobre as punições que deveriam ter sido emitidas contra os operadores envolvidos, fato é que não houve condenação E não há consenso jurídico sobre a premeditação dos disparos. O artigo não deixa isso muito claro por não possuir (ainda, pretendo acrescentar em breve) seções sobre a perseguição a Jean antes da abordagem do ônibus, nem contém as explicações emitidas sobre o uso de munição hollow-point. Realmente, lendo-o em seu estado atual, dá a entender que a polícia britânica atira contra pessoas por pouca coisa, quando a verdade é o contrário, naquele país mais do que em muitos outros. No Brasil já é forte o mau uso de termos com significado jurídico bem-estabelecido (tais como "assassinato", "etnia" etc. Não-ambiguamente, essa trágica morte não se tratou de um assassinato, e as emoções dos editores da Wikipédia sobre o caso e suas particularidades não deveriam afetar o jargão utilizado. na ausência de mais comentários propondo outras soluções, modificarei o artigo em breve. YuriNikolai (discussão) 22h06min de 22 de julho de 2019 (UTC)[responder]