Discussão:Che Guevara/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como assim "detratores"?[editar código-fonte]

Está palavra significa "aquele que difama, que espalha calúnias." Bom não vejo o porquê desta referência aos opositores a imagem dele, acho muito equivocado o sentido da palavra para tal assunto, parece que o autor tem admiração por tal personalidade, já que há tantas polêmicas para o mesmo e com fontes de importantes meios de comunicação. Por isso creio de seria melhor corrigir tal frase. 179.158.93.203 07:49, 20 de Janeiro 2015 (UTC)

Em outros materiais vejo o nome de Che como "Ernesto Rafael Guevara de la Serna" e não como constou. Qual o correto?

123 456 789 para doze faltam 3

Essa frase (a qual o anônimo incluiu) é coisa do Wikiquote? -Diego UFCG 00:28, 17 Nov 2004 (UTC)

Pode ser, mas há quem goste de fazer citações nos artigos… Não é o meu género preferido de contribuição mas, com um pouco de trabalho, insere-se a citação no próprio artigo… Acho melhor que fazer uma secção à parte só de citações. Manuel TUdo certo,pois havia três tentativas inuteis,certo?Anastácio 09:15, 19 Nov 2004 (UTC)

Luta pela revolução das nossas idéias ![editar código-fonte]

"A luta por uma melhor educação em nosso país trará educará uma sociedade por uma melhor ditribuição das terras e rendas e reconhecimento dos nossos direitos e assim poder dizer que vivemos numa democracia mas se ninguem se unir de nada valerá."

Malditos Vândalos…

Existe uma discussão na Esplanada sobre este problema. Por favor, postem seus comentários!!

Joederli 23:53, 9 Outubro 2006 (UTC)

Bom há sim uma concentração muita grande de vândalos, mas acredito que atualmente o texto esteja muito parcial, já que há muitas polêmicas que rodeiam a imagem de Che Guevara, por isso muitas vezes fica até mesmo confuso na minha opinião. 179.158.93.203 07:51, 20 de Janeiro 2015 (UTC)

Data do nascimento[editar código-fonte]

Achei a edição de Dantaad muito equilibrada, ainda mais sabendo como ele "ama" Che Guevara. Só não entendi por que retirou a data de nascimento. Estava errada ? 201.83.5.178 13h49min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

A data estava certa, mas ela já era citada na primeira linha do artigo. Giro720 15h52min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)
Agora está tudo certo, mas por uns tempos ela tinha sumido exatamente da 1ª linha do artigo 201.83.5.178 17h53min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

Parcialidade…[editar código-fonte]

Eu acho que esse artigo não está mais parcial. Quem achar que ainda está poderia, para o bem da Wikipédia, apontar as frases ou parágrafos que o tornariam parcial, para que pudessem ser re-escritas ou removidas. A menos que só se considere imparcial um artigo que diga: "Che Guevara não passa de um assassino". Mas, aí sim, o artigo seria parcial. 201.83.50.173 20h02min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Se ninguém objetar o "parcial" será retirado por mim em 31 de outubro de 2007 201.83.5.178 01h38min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)
Este artigo tem um erro muito grande, Che Guevara não se mudo para Bogotá.
Acho que a frase "detratores" está parcial, já que faz referência aos opositores a imagem dele, acho muito equivocado o sentido da palavra para tal assunto, parece que o autor tem admiração por tal personalidade e menospreza os mesmos, já que há tantas polêmicas para o mesmo e com fontes de importantes meios de comunicação. 179.158.93.203 07:50, 20 de Janeiro 2015 (UTC)

Che, o fotógrafo[editar código-fonte]

Reduzi o período em que fala sobre a carreira de sucesso como fotógrafo de Che Guevara. Considerando que 2 anos antes ainda cursava medicina e ainda em 53 já saia ovamente para viagens, não é possível falar em 'carreira de êxito', uma vez que uma carreira não se faz em menos de 2 anos.Wokiwoki

Che Político[editar código-fonte]

Não entendo como ele não tem a ocupação de "Político". Obnubilar isso na parte "ocupação", é um equívoco.

DVD - A Cidade Perdida[editar código-fonte]

Não é mencionado nesta biografia do Che (devido à sua parcialidade) o filme A Cidade Perdida, que foi convenientemente censurado em muitos países, onde mostra uma visão não-romantizada do revolucionário. Ótimo filme! --201.40.11.168 13h44min de 3 de Novembro de 2007 (UTC)Helga Oliveira. 11:45 03.11.07

O filme "A Cidade Perdida" (The Lost City) foi o 1º filme de ficção dirigido por Andy Garcia e levou 16 anos até ser concluído. O 1º roteiro de A Cidade Perdida, escrito por Andy Garcia, tinha 306 páginas. A versão final ficou com apenas 120 páginas. Foi inteiramente rodado em 35 dias. O orçamento de A Cidade Perdida foi de US$ 9,6 milhões. Recebeu uma nota de 25% no "Rotten Tomatoes", o mudialmente famoso site da internet que analisa resenhas de filmes, onde obteve 18 resenhas favoráveis e 54 desfavoráveis. Seu consenso crítico no Rotten Tomatoes foi : "overlong, unevenly directed disappointment".
Esse artigo não é uma secção de cinema. Mas só para esclarecer, as opiniões acerca do filme divergem:
Aline Bueno (Crítica do Leitor): "Achei o filme muito bom, atrai sua atenção do início ao fim, não apenas pelo grande ator Andy Garcia mas pela história verídica narrada."
Roberto Schultz (Crítica do Leitor): "Um filme esteticamente bonito, ainda que nitidamente rancoroso contra Fidel."
Rodney Eloy (Crítica do Leitor): "O projeto da vida de Andy Garcia é um filme sensível e cruel, escrito com amor e revolta por uma Cuba que já não existe."
M. Augusta (Crítica do Leitor): "O tom saudosista e belo foi abafado pelo rancor anti-castrista de Garcia. O tratamento dado a Che é irresponsável."
Neide Multini (Crítica do Leitor): "É no mesmo nível de A Casa dos Espíritos, que conta também história de forma quase real."
A crítica especializada, em geral, recebeu muito mal o filme. Stephen Holden, crítico de cinema do New York Times, escreveu em seu artigo, publicado em 28 de abril de 2006, e intitulado 'The Lost City (2005)': An Elegy for Old Havana, 'The Lost City' of Glamour and Music" : "Andy Garcia's ode to the Havana of pre-Communist Cuba, is a romantic epic manqué that swoons across the screen for nearly two and a half hours without saying much, beyond that life sure was peachy before Fidel Castro came to town and ruined everything. Mr. Garcia, who emigrated from Cuba to the United States as a boy, is co-producer, director and star of this labor of love, 16 years in the making."
Mark Olsen, crítico de cinema do Los Angeles Times escreveu : In many ways, "The Lost City" would have been better off remaining an unrealized project, full of legendary promise and grand intentions. As a finished film it is a haphazard jumble. (…)"Como um filme pronto, é uma mixórdia fortuíta."
Realmente não creio que esse filme possa acrescentar nada a um verbete enciclopédico.

Os cinéfilos que quiserem ver seu trailer podem fazê-lo aqui: The Lost City

201.83.41.190 14h11min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)

Sim… da mesma maneira que o filme "Olga" não está no artigo Olga… opa…mas está! Ah, claro, quando o filme é de ficção mas é a nosso favor então vale, se é contra, não vale. A ladainha é sempre a mesma. Dantadd 19h23min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)
Vá lá, vá lá, deboche, mangue de mim… Mas uma nota de 25% no "Rotten Tomatoes" é dose pra elefante, não é, hein ? 201.83.9.220 02h56min de 16 de Novembro de 2007 (UTC)
Não fui eu quem pus, se puseram por mim, podem tirar. Não acho que se deva estudar a história através filmes de ficção, sejam eles bons ou maus. 201.83.41.190 21h11min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)
E, pelo menos os esquerdistas parecem ter um melhor senso histórico-estético:
Graças à precisão de sua caracterização histórica, Olga recebeu os seguintes prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de 2005:
  • Melhor direção de arte - Tiza de Oliveira
  • Melhor figurino - Paulo Lóes
  • Melhor maquiagem - Marlene Moura

Fonte: A imparcial pt. Wikipédia, Olga (filme) 201.83.41.190 21h30min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)

Família aristocrática[editar código-fonte]

O artigo, no segundo parágrafo dizia que Che era proveniente de uma "família aristocrática".

Diz a wikipédia sobre aristocracia: Aristocracia (do grego αριστοκρατία, de ἀριστεύς (aristoi), melhores; e κρατεῖν (kratos), poder) significa, literalmente, poder dos melhores, dos sábios, Família nobre de sangue superior, enfim, daqueles que apresentam superioridade não só intelectual, mas também moral.

Como se trata de uma enciclopédia, e não de um trecho jornalístico, não era mais adequado dizer que ele provinha de uma família "abastada"? Por isto, modifiquei o trecho. --Lutz (discussão) 15h48min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não. A família dele era descendente do vice-rei do Perú, aristocratas mesmo.

Wrong name (Nome errado) ??[editar código-fonte]

Che Guevara's born document. Legal name written in the left margin: "Guevara, Ernesto"

Prezados colegas-Dear colegues: I hope somebody speaks english here. My name is Roblespepe, and I am the main editor of the Che Guevara article in the w:es. I want to tell you that the name writen in this article ("Ernesto Rafael Guevara de la Serna") is wrong:

  1. First of all he never received the name "Rafael". Rafael was his father: "Ernesto Rafael Guevara Lynch".
  2. Second, in Argentina people only receive the last name of their fathers. The last name of the mothers is optional, and the Che's parents didn't use that option. So his legal name didn't include "de la Serna" (his mother's last name).
  • The legal name of Che Guevara was: "Ernesto Guevara", without any other addition.

You can verify what I'm saying in the official born document of Che Guevara (legal name is written in the left margin). Obrigado-Kind regards, w:es:Usuario:Roblespepe.17-04-2008

Thanks, but no thanks. The editor of the Encyclopaedia Britannica disagrees with you: "byname of Ernesto Guevara de la Serna theoretician and tactician of guerrilla warfare, prominent communist figure in the Cuban Revolution (1956–59)" < http://www.britannica.com/eb/article-9038387/Che-Guevara >
Obrigado, mas não, obrigado. O editor da Encyclopædia Britannica discorda de você: "apelido de Ernesto Guevara de la Serna, tático e teórico de guerra de guerrilha, figura comunista proeminente na revolução cubana (1956-59)" < http://www.britannica.com/eb/article-9038387/Che-Guevara >

el che nasceu diaa 14 de MAIOOO nao JUNHOO

Não me sentiria à vontade para mexer neste artigo visto que não pude lê-lo completamente. Contudo, a carência de imagens é notável. Aqui têm algumas que podem ser adicionadas e leva à outras categorias relacionadas diretamente. Deh (discussão) 12h35min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)Sway_2

  • O link correto é este. Inclui algumas fotos no artigo.-- Jo Lorib →500k 18h26min de 22 de Novembro de 2008 (UTC)

Bibliografia[editar código-fonte]

A entrada FONTOVA, Humberto. O Verdadeiro Che Guevara - São Paulo: É Realizações, 2009 foi colocada pois o livro foi lançado. Três vezes foi retirada sem nenhum motivo. Se é briga ideológica esse não é o local apropriado. o comentário precedente não foi assinado por 189.42.160.230 (discussão • contrib.)

O que não é apropriado é usar a seção para fazer propaganda do livro; deve-se colocar ali livros que efetivamente tenham sido usados na construção do artigo, não qualquer publicação que fale sobre o assunto. RafaAzevedo msg 19h27min de 3 de junho de 2009 (UTC)

Isso que você afirma é na seção Referências (livros que efetivamente tenham sido usados na construção do artigo) e não na seção "Bibliografia" Por favor, me indique qual o erro cometido. O livro existe e foi colocado no campo "Bibliografia" e não em "Referências". Não é porque o autor é crítico que ele deva ser censurado. o comentário precedente não foi assinado por 189.42.160.230 (discussão • contrib.)

Você está enganado, verifique a documentação da Wikipédia a respeito. A seção não serve para listar todos os livros já escritos a respeito de Che Guevara, imagine o tamanho que ela teria se este fosse o caso. RafaAzevedo msg 20h04min de 3 de junho de 2009 (UTC)

Não estou enganado, você está de má vontade. A prova é que há um link de Veja que nem BIBLIOGRAFIA é, é link externo, como você explica isso? A wikipedia está se tornando um local de escolhas arbitrárias? o comentário precedente não foi assinado por 189.42.160.230 (discussão • contrib.)

Ligações externas é uma seção onde podem ser adicionados textos da internet, como o nome diz, 'externos' ao artigo. A bibliografia, como em toda e qualquer obra, reúne o que foi usado para fazer o artigo. Este não é o lugar indicado para divulgar o livro, sugiro que procure outros locais mais adequados. RafaAzevedo msg 20h24min de 3 de junho de 2009 (UTC)

Repito, para você entender melhor. Na seção Bibliografia, há um link de uma matéria da Veja. Isso não é bibliografia. Isso é Link Externo. Entendeu agora? Então, o que estou querendo é contribuir para a Bibliografia com um livro legítimo, publicado em 2007 e agora traduzido para o português brasileiro. É um livro cuja votação no site da Amazon, que não é uma Wikipedia da vida, possui 4,5 estrelas de 5. Mas as pessoas consultam a Wikipedia e precisam saber o que foi escrito sobre o tema, não só babação de ovo. Uma hora ou outra, você terá de enfrentar a dura realidade e aceitar a publicação desse livro aqui. o comentário precedente não foi assinado por 189.42.160.230 (discussão • contrib.)

Os artigos já foram devidamente movimentados para a seção "Ligações externas", onde deveriam estar desde o início, se não foram usados para referenciar o artigo. Ninguém quer esconder nada, este apenas não é o lugar para fazer propaganda de seu livro. Se quer tanto colocá-lo no artigo, e se ele realmente tem algo a acrescentar para a biografia em questão, utilize-o efetivamente para referenciar alguma afirmação, nova ou já existente, do artigo, e não apenas coloque o nome ali na seção. RafaAzevedo msg 17h25min de 5 de junho de 2009 (UTC)

Para melhorar esse artigo, estou traduzindo do espanhol para o português esse artigo!Quem quiser me ajudar, por favor, fale comigo na minha página de discussão!--Pedroca cerebral (discussão) 00h20min de 4 de fevereiro de 2011 (UTC)

Não tenho muito tempo para traduzir, então se puderem, me ajudem!Obrigado Pedroca cerebral (discussão) 21h01min de 6 de fevereiro de 2011 (UTC)
Este artigo aqui na Wiki lusófona tem um prognóstico ruim. Só daqui a uns 50 anos, quando os atuais wikipedistas falecerem, é que a próxima geração de editores poderá, quem sabe, destacá-lo. Prowiki (discussão) 00h07min de 15 de março de 2011 (UTC)
Também não acho que traduzir da Wikipédia em espanhol seja uma boa solução, uma vez que é notória a falta de qualidade dos artigos de lá. RafaAzevedo disc 12h29min de 15 de março de 2011 (UTC)
Um dia, estava olhando o mesmo artigo em espanhol, mas daí eu vi que alguns parágrafos estão sem fontes e tem muitas refs mortas.Não teria nem chance da tradução ser destacada aqui na wikipédia lusófona. Pedroca cerebral Fala-Faço 14h52min de 15 de março de 2011 (UTC)

O Che Guerrilheiro era um assassino cruel?[editar código-fonte]

Recentemente ouvi sobre um livro intitulado O Verdadeiro Che Guevara - E os Idiotas Úteis que o Idolatram que conta uma história sobre o revolucionário Argentino de um jeito diferente do já conhecido, onde ele informa entre outras coisas que Ernesto Guevara era um médico fracassado, um incompetente estrategista militar e cruel assassino, eu concordo completamente com a primeira afirmação, diante que se pegarmos uma bibliografia deste por algum de seus companheiros de guerrilha ele dirá que como médico ele era um guerrilheiro ótimo, pois seus métodos eram inadequados para um médico, está informação não é nada surpreendente diante que ele não se esforçava na área médica e na primeira chance ele se livrou do cargo de médico da coluna. A segunda afirmativa se enquadra bem no primeiro ano em Cuba, onde nenhuma de suas estratégias militares fazia efeito esperado nas tropas do exercito cubano, de forma que Che começa a se questionar se deveria ser o lider e entrega seu cargo à Fidel para que este encontrasse um novo comandante. Mas nos anos seguintes em Cuba e no seu período na Bolívia ele se mostra um estrategista militar competente. Quanto a terceira alternativa acredito que o livra se refira aos assassinatos dos guerrilheiros desistentes, mas não mostra (em nenhum texto que eu já tenha lido) que ele fosse cruel, sentia por ter de matar seus companheiros, e mesmo assim eles mostravam um perigo para a guerrilha, e se esta não tivesse se concretizado ainda hoje teríamos uma Ditadura pior em Cuba. Ele Pode ser acusado de Assassino Cruel?comentário não assinado de 201.57.178.66 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Se quiser colocar uma crítica a ele, coloque, mas lembre-se: Tem que seguir o princípio da imparcialidade e de preferência, colocar referências.Acesse o link e chegue a conclusão se quer colocar ou não.Mas se eu fosse você, não colocaria isso, pois os adoradores de Che não gostariam da afirmação e por isso, iria ferir o WP:PDI Pedroca cerebral Fala-Faço 17h36min de 16 de março de 2011 (UTC)
Não vi nenhuma sugestão de melhoria do artigo por parte do IP. Apenas postou a opinião dele sobre o tema do livro que ouviu falar. "eu concordo completamente com a primeira afirmação" A wikipédia não é um fórum para postarmos se concordamos ou não com determinadas afirmações de algum livro. Prowiki (discussão) 12h08min de 17 de março de 2011 (UTC)
Tatu era péssimo médico, e um guerrilheiro pior ainda, pois conseguiu ser morto por um jovem soldado, creio que toda essa ostentação que existe para a pessoa dele, deve ser bem esclarecida, pois o que vejo hoje em dia, são jovens que nem sequer conhece sua história, tratando-o como um herói, o que nunca foi. Onjackmsg 20h40min de 17 de março de 2011 (UTC)
Mais uma opinião pessoal. Prowiki (discussão) 20h43min de 17 de março de 2011 (UTC)
Claro que se trata de opinião pessoal, se não estaria no artigo. Onjackmsg 22h13min de 17 de março de 2011 (UTC)
Justamente por ser opinião pessoal é que não deve ser colocada nesta página discussão, que serve para discutir melhorias para o artigo. Se formos colocando nossas opiniões pessoais, vai virar um fórum. Prowiki (discussão) 22h48min de 17 de março de 2011 (UTC)

14 junho?15 de junho ? ou 14 maio?[editar código-fonte]

em um trecho diz o seguinte guevara nasceu em 14 de maio e nao 14 de junho como diz as biofrafias

ja em outro guevara nasceu em 14 de maio e nao 15 de junho com diz em biografis

possui dois trechos assim nao sei qual a certa comentário não assinado de 177.27.59.218 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Pois bem, olhe essa nota para entender melhor a confusão das datas de nascimento. Pedroca cerebral Fala-Faço 13h16min de 16 de abril de 2011 (UTC)

Entendi que a correta seria 14de maio, conforme defende John Lynch e outros historiadores. Recentemente, folheei duas biografias de Che aqui no Panamá e as duas diziam que a data era 14 de Maio e que a alteração de deu em razão de querer esconder a gravidez antes do casamento Ana Lidia Santos de Leão (discussão) 21h40min de 10 de setembro de 2019 (UTC)

daria pra citar uma entrevista...[editar código-fonte]

ver: Entrevista de Aleida Guevara, filha de Che Guevara, sobre as reformas em Cuba 201.78.79.229 (discussão) 18h40min de 10 de dezembro de 2011 (UTC)

Isso iria ajudar em alguma coisa nesse artigo?Tipo, serve para referenciar algo ou compreender melhor esse artigo? Pedroca cerebral Fala-Faço 00h14min de 24 de julho de 2011 (UTC)

vc que deveria ver isso predoca cerebral.189.83.42.146 (discussão) 23h49min de 24 de julho de 2011 (UTC)

Na minha opinião, nesse artigo não iria fazer diferença.Mas poderia colocar em outros artigos, como por exemplo Economia de Cuba. Pedroca cerebral Fala-Faço 00h03min de 25 de julho de 2011 (UTC)
Não vi nada nessa entrevista, escancaradamente parcial, que possa ser aproveitado numa enciclopédia regida por WP:NPOV. RafaAzevedo disc 12h34min de 25 de julho de 2011 (UTC)
Ora, é uma opinião da filha de Che Guevara.E WP:LINKS não diz nada sobre isso, até aconselha.Ver em "Pontos de vista".E se fossemos por essa afirmação, esse link não deveria estar ali no artigo. Pedroca cerebral Fala-Faço 13h50min de 25 de julho de 2011 (UTC)
Não estava falando de colocar como ligação externa, obviamente, mas sim de utilizá-la no texto. RafaAzevedo disc 13h56min de 25 de julho de 2011 (UTC)
O IP disse citar a entrevista.Logo, entendi que era para colocar como ligação externa.Mas acho que entendi errado. Pedroca cerebral Fala-Faço 14h02min de 25 de julho de 2011 (UTC)

Diário de Che[editar código-fonte]

Diário de Che:
"Fomos avisados, entretanto, a redobrar a guarda quando Eutimio estivesse na área; Almeida recebeu a ordem de encontrá-lo e levá-lo preso. Julito Díaz, Ciro Frías, Camilo Cienfuegos e Efigenio Ameijeiras também estavam na patrulha. Foi Ciro Frías que prendeu Eutimio facilmente, e ele foi trazido para os revolucionários. Junto a ele foi encontrada uma pistola .45, três granadas e um salvo conduto de Casillas. Uma vez capturado com esta evidência incriminadora, ele não tinha como negar. (...)
O momento era extremamente tenso. Fidel repreendeu-o duramente por sua traição e Eutimio só queria receber o tiro, reconhecendo sua culpa. Nenhum de nós vai esquecer quando Ciro Frías, um amigo próximo de Eutimio, começou a falar. Ele lembrou Eutimio de tudo o que ele tinha feito por ele, dos pequenos favores que ele e seu irmão tinham feito para a família de Eutimio, e de como Eutimio havia traído, em primeiro lugar, causando a morte do irmão de Ciro - que Eutimio tinha entregue ao exército e que tinha sido morto por eles, alguns dias antes - e depois por tentar destruir todo o grupo. Foi um discurso longo, emocional, que Eutimio escutou em silêncio, de cabeça baixa. Foi perguntado a ele se queria alguma coisa e ele respondeu que sim, disse-nos para cuidar de seus filhos.
A revolução tem mantido essa promessa. O nome Eutimio Guerra ressurge hoje, neste livro, mas já foi esquecido, talvez até mesmo por seus filhos. Eles vão por outro nome e estudam em uma de nossas muitas escolas; eles recebem o mesmo tratamento que todas as crianças do país, e estamos trabalhando em direção a uma vida melhor. Um dia, no entanto, eles terão de saber que seu pai foi levado à justiça revolucionária por causa de sua traição. E também é justo que eles saibam que o camponês - que, em sua ânsia de glória e riqueza tinha sido tentado por corrupção e havia tentado cometer um grave crime - tinha, no entanto, reconhecido o seu erro."
(Reminiscências da Guerra Revolucionária de Cuba, cap. 6)
Roberto M Alonso (discussão) 03h31min de 14 de abril de 2015 (UTC)]]
Caro, você foi revertido pois removeu conteúdo referenciado. Se possui fontes fiáveis que corroborem com seus dados, será muito que bem vindo em inserir novas informações. Willy Weazley 19h52min de 13 de abril de 2015 (UTC)
Também apoio a imparcialidade, caro IP (ou Roberto M Alonso). Eu considero este cidadão um criminoso, outros tantos idolatram. Como há muita controvérsia, peço que leia Wikipédia:A Wikipédia não é assim tão importante. Resumindo: Os editores não devem e não precisam de se exaltar. Se está a sentir um sentimento fortemente negativo para com a Wikipédia, um artigo, ou um utilizador, então já está a levar tudo demasiado a sério e é um bom momento para se afastar. Relaxe um pouco e tente analisar friamente o caso. O "R" Aliado 01h05min de 14 de abril de 2015 (UTC)
No livro do escritor Alejandro Prieto Blanco [[1]] está escrito:

Eutimio Guerra, segundo as falsas acusações que se formularam, se havia convertido em um informante do exército ... No dia 20 de fevereiro de 1957 Eutimio foi assassinado pelo próprio Fidel Castro.

Não acredito que foi esquecido pelos seus filhos. DARIO SEVERI (discussão) 04h05min de 14 de abril de 2015 (UTC)

Os familiares do Amarildo e do Eduardo também não esqueceram o terror da "democracia" burguesa. >Quanto ao burguês< e os seus seguidores degenerados(anarcotroskos) entendam >isso<. Sou ateu, mas adoro livros que contam a nossa história, abrçs
Consta que os ataques da Força Aérea às tropas revolucionárias sempre coincidiam com as saídas dele. E Eutímio, réu confesso, foi pego em flagrante, com um salvo conduto assinado pelo Coronel Casillas, braço armado do governo de Fulgêncio Batista ("Reminiscências da Guerra Revolucionária de Cuba", Ernesto Che Guevara, cap. 6). A existência desse salvo conduto em mãos de Eutímio é reconhecida pelo próprio Alejandro Pietro Blanco em seu livro na mesma página acima citada. O título do livro de Alejandro Pietro Blanco ("Fidel Castro, Cuspirei na sua Tumba"), por si só, demonstra sua parcialidade e intento de ofender, o que macula sua confiabilidade.
O problema é que, além do salvo conduto, foram encontrados com Eutímio Guerra uma pistola calibre .45 e três granadas de mão fornecidas pela Forças Armadas de Fulgêncio Batista. Eutímio Guerra, que, inclusive, delatou e levou à morte o irmão de Ciro Frías, a quem ele iludiu, se passando por amigo (ob. cit., cap. 6). Tudo isso por dinheiro (dez mil pesos cubanos, conforme reconhecido na obra citada de Eric Luther).
Roberto M Alonso (discussão) 23h05min de 15 de abril de 2015 (UTC)[[Roberto M Alonso (discussão) 17h43min de 16 de abril de 2015 (UTC)]]
@Roberto M Alonso: Favor ler, na mensagem de cabeçalho desta página: A Wikipédia não é um fórum para expor ideias, conceitos, crenças ou críticas variadas. Esta página serve para discutir melhorias para o artigo. Se formos colocando nossas opiniões pessoais, vai virar um fórum.O "R" Aliado 00h31min de 16 de abril de 2015 (UTC)
@O revolucionário aliado: Não me parece ser caso de desrespeito a WP:FORUM. Não acompanhei a discussão desde o início, mas não entendi as reversões e a hostilidade acima com um usuário que adicionou informação referenciada no verbete. Alguém pode me explicar? Chronus (discussão) 10h40min de 18 de abril de 2015 (UTC)
Chronus Nada contra adicionar texto com fontes, mas no artigo foi adicionado parte de um livro, evidentemente não imparcial, por um editor que fez todas as suas mais de 50 edições em um único artigo WP:CPU?? DARIO SEVERI (discussão) 11h01min de 18 de abril de 2015 (UTC)

───────────────────────── @DARIO SEVERI: E daí que é parte de um livro? O trecho estava com referências e com aspas. Ademais, o fato de um editor recém-registrado ter 50 edições em apenas um verbete não significa, necessariamente, que se trata de WP:CPU. Eu mesmo, quando me registrei, passei semanas editando apenas um verbete. Acho que estão confundindo o biografado com o editor. Não mordam os novatos, galera! Chronus (discussão) 11h22min de 18 de abril de 2015 (UTC)

Chronus Apenas um aviso para que o caso não transforme-se em fórum. Ao analisar a discussão deste ângulo, parece simples e curta, porém, ao verificar o histórico, o editor postou e removeu conteúdo em mais de 70 edições, utilizando IPs e a sua conta. Não analisei o conteúdo que removeu (e nem vou), mas tive que retirar esta página das minhas vigiadas, pois foram inúmeras edições o que motivou a indicar que o local não é fórum. O "R" Aliado 16h27min de 18 de abril de 2015 (UTC)
@O revolucionário aliado: Como eu disse acima, não acompanhei a discussão desde o início e não verifiquei as edições anteriores do editor em questão. Se ele apagou conteúdo referenciado e editou deslogado, com toda certeza está errado e descumprindo as regras do projeto. E, justamente por isso, acredito que você não deveria retirar este artigo de sua lista de vigiados. Sempre precisamos de vigias em páginas de temáticas "polêmicas", como essa. Abraço! Chronus (discussão) 19h06min de 18 de abril de 2015 (UTC)

Infelizmente o artigo não apresenta toda a verdade, além do que está escrito a ele também são atribuídos pensamentos pouco lisonjeiros, por exemplo: "treinar os militantes para que se tornem eficientes e frias máquinas de matar" ou "Dos países que visitamos, a Coreia do Norte é um dos mais extraordinários" ou ainda esta que mostra como ele era racista: "o negro indolente e sonhador gasta seu dinheirinho em qualquer frivolidade ou diversão, ao passo que o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia." Uma boa fonte de consulta é

   Ros, Enrique 2002 Ernesto Che Guevara: mito y realidad. Ediciones Universal, Miami. ISBN 0-89729-988-4