Discussão:Clássico Alvinegro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apresentar fontes fiáveis no corpo do texto como versão definitiva. Basta ir ao histórico da página para verificar as divergências quanto ao número de gols em partidas. Do modo que está, fica difícil reverter ou validar uma edição. Arley msg? 23h13min de 29 de Maio de 2008 (UTC)

1º ali no último ponto do Curiosidades: Corinthians venceu 4 semifinais. - O Corinthians não venceu a Semifinal de 1988, nem teve semifinal nesse ano.

E ali na contagem dos gols: O Corinthians fez 545 gols, o Santos fez 563 gols. Essa informação é da Agência do Corinthians - http://www.corinthians.com.br/site/noticias/2009/09/02as10h05-id6460-retrospecto+corinthians+x+santos+.shtml -

E um detalhe interessante: O Gol nº 1000 é o do Ronaldo, por cobertura, na 1ª Final do Paulistão de 2009.

Johnny Gruss - Enciclopédia TimãoWEB Johnny gruss (discussão) 13h23min de 14 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Por favor, adicionar a goleada do Santos por 5x1 sobre o Corinthians em 2014, pois como o próprio texto diz, goleadas com mais de cinco gols. Grande omissão de informação.

Informações erradas e omissões[editar código-fonte]

Maiores Goleadas Há informações erradas quanto às maiores goleadas tanto de um, como de outro time. Os resultados corretos estão nos livros citados - O Grande Jogo e Almanaque do Timão. O autor não se deu ao trabalho de pesquisar corretamente. Não é citada a decisão do Campeonato Paulista de 1935, no Parque São Jorge, em que o Santos venceu por 2 a 0 e conquistou seu primeiro título estadual. Por estas falhas o texto todo não merece crédito. Precisa ser revisado, ou é melhor eser excluído. Verbo Livre

Ainda tem mais, Santos e Corinthians não jogaram no dia 31/01/2010 e, se não houve jogo, não houve vitória de ninguém. Por isso, esse texto perde totalmente a credibilidade de pesquisa.

Esse artigo é muito vandalizado. Se tem fontes e informações confiáveis, favor ajudar a edita-lo e a vigiá-lo.--Arthemius x (discussão) 20h03min de 21 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Tópico sobre Tabus necessita de melhor apuração dos fatos.[editar código-fonte]

Boa Tarde wikipedisdas responsáveis por está página.

Lendo as informações sobre o tabu percebi que não se segue o mesmo critério.

O grande tabu santista encerrado em 06/05/1968 é referido ao campeonato paulista.

da mesma forma que o tabu corinthiano é de mais 8 anos (8 anos e 3 meses). Desde 31 de julho de 1975 à 23 de outubro de 1983. – Foi a Era SÓCRATES e da democracia corinthiana, porém o “magrão” foi contratado em 1978. No confronto dos alvinegros houve partida realizada pela Taça Governador do Estado em 08/02/1976, na qual o time praiano saiu vencedor por 1x0 na Vila Belmiro. Se considerado, está partida, reduz um pouco o Tabu para 7 anos e 8 meses, separando o tabu de 8 anos, como sendo relacionado a disputas pelo Campeonato Paulista, e este, de quase 8 anos referindo-se ao período em que o Peixe não venceu o Mosqueteiro em nenhum tipo de torneio profissional, nem mesmo Torneio Início, Torneio Laudo Natel ou qualquer torneio menor, o que não aconteceu no tabu favorável aos santistas,pois erradamente mencionam quase 11 anos de tabu contra o Corinthians “esquecendo-se” propositadamente que este período refere-se apenas as disputas pelo Campeonato Paulista, pois considerando neste período todos os torneios em que os alvinegros se enfrentaram, o pseudo tabu reduz-se a apenas 5 anos, e o Corinthians impôs ao santistas tabu de mais de 8 anos em qualquer campeonato disputado.

Para ser mais específico no período da fila de quase 11 anos do Corinthians sem vencer o santos, é bom deixar claro que neste período de 03/11/1957 à 10/12/1967 o Corinthians ficou sem vencer o santos no Campeonato Paulista, até mesmo porque em 27/03/1958 pelo torneio Rio-São Paulo o Corinthians venceu o Santos por 2à1 com o Pelé em campo, vencendo este mesmo Santos pelo Rio-São Paulo em 1960, em 1961 e em 1962 pela Taça São Paulo, inclusive vencendo esta mesma taça em cima do Santos empatando por 3à3 em 21/06/1962. O Correto seria afirmar que o Santos ficou sem perder para o Corinthians em qualquer competição no período de 23/09/1962 à 10/12/1967 (5 anos). E pelo campeonato paulista ficou de 03/11/1957 (dia na qual o alvinegro da capital conquistou a Taça dos Invictos ao garantir o empate de 3x3, no último minuto da partida. Esse mesmo jogo marcou a estréia de Pelé contra o Poderoso Timão) à 10/12/1967 (10anos e 1 mês), data da última vitória do Santos, pois em 06/03/1968 o Corinthians encerrou o “pseudo tabu”, pois quando falamos de tabu dentro do futebol nos referimos aos anos em que uma equipe não vence a outra. Neste caso, o tabu é distorcido e discorre uma inverdade, como se o Corinthians não tivesse ganhado outros jogos contra o Santos em outros campeonatos durante 11 anos – outra falácia, porque 10 é 10 e 11 é 11. Para que não restem mais dúvidas, além da vitória Corinthiana pelo extinto Rio-São Paulo de 1958, mencionado acima como Também a vitória que ocorreu em 21 de março de 1960, onde o Corinthians repetiu o placar, no mesmo campeonato no Estádio do Pacaembu, e também em março de 1961, onde o time do Parque São Jorge bateu o Santos de Pelé mais uma vez, agora por 2x0, também pelo Rio-São Paulo. Enfim, o último triunfo aconteceu no dia 16 de junho de 1962, num jogo na querida Fazendinha – para os que dizem que o Corinthians nunca teve estádio – com o resultado de 3x1 sobre o time da Vila, pela Taça São Paulo.


Além do tabu de mais de 8 anos que o Corinthians impôs ao time do Santos houve um sequência de 19/10/1969 a 26/11/1972 (3 anos) em que o Santos/Pelé permaneceu sem ganhar do Corinthians em qualquer campeonato, pois o Pelé ficou no santos de 1956 à 1974 e em 75 ele foi para o Cosmos nos EUA.


Por Favor, solicito aos responsáveis para acrescentarem estas informações, visto que este é muito importante para o futebol paulista e merece maiores detalhamentos para quem busca informações no wikipedia.

Grato pela atenção.

CENTENÁRIO DO CLÁSSICO ALVINEGRO[editar código-fonte]

Acessei o artigo e não observei nenhuma menção ao centenário do clássico alvinegro comemorado no ano de 2013.

O Corinthians levou título e taça simbólica alusiva ao clássico mais antigo de São Paulo.

No ano do centenário do clássico alvinegro o Corinthians não foi derrotado nenhuma vez. Corinthians e Santos se enfrentam cinco vezes em 2013. Além dos dois empates em 1x1 nas partidas no Brasileirão, pelo Campeonato Paulista, foram três jogos: empate sem gols pela primeira fase, vitória por 2 a 1 do Timão no jogo de ida da final, no estádio do Pacaembu, e empate por 1 a 1 no jogo de volta, na Vila Belmiro – resultado que deu o título estadual ao Corinthians.

No ano do centenário santista em 2012 o Corinthians eliminou o Santos na principal competição de futebol para os clubes brasileiros a Copa Libertadores da América. A eliminação do santos de neymar para o principal rival santiista ocorreu na fase semifinal derrota na casa santista por 1x0 e empate na casa corinthiana por 1x1. Na final o corinthians superou o Boca Juniors-ARG e comemorou o titulo de forma invicta.

VANDALISMO!!![editar código-fonte]

ESTÃO APAGANDO FATOS E INVENTANDO ESTATÍSTICAS SOBRE O CLÁSSICO ALVINEGRO ABSURDO!!!!!

ALGUM EDITOR RESPONSÁVEL TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE A ESTATISTICA NÃO TEM COMPROVAÇÃO.

http://www.acervosantista.com.br/confrontos/2010/03/confrontos-santos-x-corinthians/

Correção e inclusão de jogos decisivos no tópico FINAIS - DECISÕES DE TITULOS[editar código-fonte]

Favor verificarem as informações, pois estão faltando contabilizar jogos decisivos do clássico alvinegro.

Campeonato Paulista 1939: Com duas rodadas de antecedência o Corinthians venceu o Santos por 4 a 1, no Parque São Jorge, e sagrou-se tricampeão pela terceira vez na história. O vice-campeão foi o Palestra Itália (Palmeiras) e o Santos terminou em 6º colocado.

Campeonato Paulista 1941: Corinthians Campeão num jogo decisivo contra o Santos vencendo a partida por 3x2 na vila Belmiro (o São Paulo ficou com o vice-campeonato), esta vitória sobre o santos valeu o titulo paulista antecipadamente ao timão. O santos terminou o campeonato em 5º colocado. O Corinthians poderia ter sido campeão invicto não fosse a derrota por 2x0 para o seu maior rival o palestra Itália na última rodada, porém foi o primeiro titulo conquistado no Pacaembú.

Decisão do Primeiro Turno campeonato Paulista 1978: O Corinthians leva a melhor em confrontos mata-mata vencendo o Santos em semifinais e finais.

  • ver observação descrita abaixo cuja menciona a decisão do primeiro turno do campeonato paulista de 1978, na qual, o corinthians venceu o santos e comemorou o titulo do 1º turno em cima dos meninos da vila.
  • OBS: No ano seguinte à conquista do titulo de 1977 o Corinthians defendia o titulo conquistado após quase 23 anos com o recém contratado Sócrates. O campeonato de 78 se estendeu até 79 (ano em que o Corinthians conquistou o titulo novamente em cima da ponte preta após eliminar o palmeiras nas semifinais).

A disputa do estadual se prolongou até 79 devida Copa do Mundo ter sido disputada em 78, em função disso a FPF programou o inicio do estadual para 20 de agosto de 1978 e logo na partida de estréia o corinthians enfrentou a primeira geração dos meninos da vila em santos. O jogo acabou empatado em 1x1. Conforme regulamento do campeonato ao final do 1º Turno o Corinthians decidiu o turno em novo jogo contra a equipe do santos. O Coringão se sagrou campeão do primeiro turno ao derrotar seu rival praiano por 1x0 com um belo gol de Palhinha. Foi uma decisão com enorme público. Mas apenas definia o campeão do turno do Paulistão de 78. Apesar desta conquista o corinthians não chegou à decisão devido ao critério classificatório do octagonal decisivo. As finais foram disputadas entre santos e são paulo em três partidas nos dias 20-24-28 de junho de 1979. E no “san-são” na primeira partida o santos venceu por 2x1, na segunda partida houve empate em 1x1 e na terceira partida decisiva o são-paulo venceu por 2x0. Na prorrogação a partida terminou empatada em 0x0 e como o santos teve melhor campanha os meninos da vila levaram a melhor e conquistaram o titulo paulista de 1978.

Copa do Brasil 2015: Santos classificado com duas vitórias. O jogo decisivo foi na Arena Corinthians com time reserva do Corinthians que poupou titulares visando a manutenção da liderança do campeonato brasileiro, porém o Santos mereceu a classificação plenamente.

Desta forma em decisões diretas por mata-mata o Corinthians venceu seis (1962-1978-1986-1994-2009-2013) e eliminou o santos em outras quatro semifinais (87-98-2001-2012 [libertadores centenário santos de Neymar e PH Ganso)* o Santos venceu cinco (1948, 1996, 2002, 2011, 2015). Em decisões relacionadas a jogos decisivos em campeonatos por pontos corridos o Corinthians venceu três (1930-39-41) e o Santos venceu duas (1935 e 1984). Relacionado ao tricampeonato conquistado em cima do santos em 1930, vale ressaltar que em 1928 e 1929 o Corithians foi campeão tendo o Santos como vice, porém ambos títulos não foram decididos em confrontos diretos.

http://www.goal.com/br/news/619/especiais/2015/08/19/14545662/corinthians-leva-vantagem-sobre-o-santos-em-confrontos

Campeonato Paulista 1928: Corinthians Campeão, Santos vice (titulo não decidido em confronto direto). Campeonato Paulista 1929: Corinthians Campeão, Santos vice. Neste ano o Corinthians foi campeão invicto e goleou o santos por 4x1 (titulo não decidido em confronto direto). O titulo de bi-campeão paulista foi garantido contra o maior rival o Palestra Itália na vitória de 4x1 no dia 1º de dezembro.

OBS: Nos anos de 1928 e 1929 o Corinthians foi bi-campeão em cima do santos, porém nestes anos houveram dois campeonatos paulistas. No campeonato organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos, sagrou-se bicampeão o Corinthians. Pela Liga dos Amadores de Futebol, sagrou-se campeão em 1928 o Sport Club Internacional sendo vice o Club Athlético Paulistano e em 1929 o campeão Paulista pela LAF foi o Clube Atlético Paulistano, ficando a Associação Atlética Ponte Preta com o vice-campeonato.

---x---

Não fui eu que fiz este item do artigo, nem estou com tempo para conferi-lo, mas cabe reafirmar a definição de decisão, já relacionada no artigo:

Só se considera final o jogo em que ambas as equipes disputam o título, se sagrando uma delas campeã com o resultado final da partida.

Em outros artigos, jogos nos quais apenas UMA das equipes pode se sagrar campeã são intitulados como JOGOS IMPORTANTES, com observação abaixo de que apenas uma das equipes podia se sagrar campeã, de modo que não são a mesma situação.

O bom SINOPSE DO FUTEBOL, que por ser blogspot não pode ter o link acrescentado na Wikipédia, apresenta um bom trabalho a respeito, na página intitulada Sinopse dos Clássicos Paulistas - Confronto Direto e Mata-mata, onde além das finais (nas principais competições oficiais) também inclui mata matas, explicando o que é uma coisa, e o que é outra, porque coisas diferentes não devem ser misturadas.

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 22h19min de 27 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

---x---

Na página Clássico da Saudade há uma separação que acho que seja mais adequada em três seções: Decisões de títulos, Jogos valendo título para uma das equipes, Outros jogos eliminatórios. Igor G.Monteiro (discussão) 22h49min de 27 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

---x---

Alterei esta classificação modificada há pouco, por outros títulos mais adequados, segundo penso:

  • Decisões de títulos
  • Outros jogos valendo título (a explicação prescinde de um título tão longo)
  • Demais jogos eliminatórios

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 22h56min de 27 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

---x---

Ficou melhor, também havia mudado antes, originalmente estava apenas outros jogos importantes, mas a questão é que cito se existe outras formas de ornanização de listar os confrontos em um dos clássicos pode-se seguir para outros. Igor G.Monteiro (discussão) 23h00min de 27 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

---x---

Sem dúvida, este artigo pode e deve ser ampliado com o que lhe falta, desde que siga os preceitos da Wikipédia, como o da imparcialidade, pois a falta desta orientação já causou a proteção desta e de outras páginas semelhantes em diversas ocasiões.

Boas edições para quem quiser "por a mão na massa"!

Atenciosamente, Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 23h11min de 27 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

---x---

  • ANTERIORMENTE HAVIA ESQUECIDO DE MECIONAR.

Copa do Atlântico de Clubes 1956: Corinthians 4 x 3 Santos (quartas de final). O Corinthians passou para as semifinais (contra o São Paulo) e após vitória no majestoso por 2x0 o Corinthians classificou-se para a final contra o Boca Juniors-ARG.

Desta forma em decisões diretas por mata-mata o Corinthians venceu sete (1956-1962-1978-1986-1994-2009-2013) e eliminou o santos em outras quatro semifinais (87-98-2001-2012 [libertadores centenário santos de Neymar e PH Ganso)* o Santos venceu cinco (1948, 1986, 2002, 2011, 2015). Em decisões relacionadas a jogos decisivos em campeonatos por pontos corridos o Corinthians venceu três (1930-39-41) e o Santos venceu duas (1935 e 1984). Relacionado ao tricampeonato conquistado em cima do santos em 1930, vale ressaltar que em 1928 e 1929 o Corinthians foi campeão tendo o Santos como vice, porém ambos títulos não foram decididos em confrontos diretos.

Gostei da indicação do site (Sinopse do futebol) acessei e inclusive incluí comentário.

Grato pela atenção,

Resultado do último confronto[editar código-fonte]

O último confronto entre ambos não está constando na página. Corinthians 2x0 Santos, domingo 02/02/2020 Arena Corinthians Público 40.669 Alexlorenco1977 (discussão) 09h58min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)[responder]