Discussão:Conjunto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mover trecho sobre o isomorfismo[editar código-fonte]

Acredito que este trecho sobre isomorfismo não deveria estar na seção principal, que deveria dar uma visão geral sobre os conjuntos. Na verdade, o melhor seria movê-lo para o artigo que fala sobre a teoria de conjuntos, pois este aqui é sobre os conjuntos propriamente ditos e os conceitos básicos usados na teoria de conjuntos. Helder 10h16min de 28 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

Feito Eduardo Feld (discussão) 16h50min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

A teoria dos conjuntos é isomorfa à lógica proposicional clássica e à álgebra booleana, e como tal, os teoremas de uma das teorias possuem análogos nas outras duas.

Esse trecho não deveria ser movido, mas apagado, porque é falso. Também é falsa a afirmação do texto Conjunto#Axiomas e propriedades sobre "isomorfismo", "axiomas" e "propriedades", que cita Russell e um livro elementar, quando nenhum dessas fontes fala essa barbaridade. comentário não assinado de Gonzalcg (discussão • contrib) 02h26min de 2 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Removido. Eu até tinha feito uma tentativa de melhorar a versão inicial do trecho com base no que encontrei no Google, mas ainda assim não estava satisfeito com aquilo... Helder 10h43min de 29 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Qual o problema com a referência ao portal? Eduardo Feld (discussão) 16h50min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

Nenhum. Parece que há um bug no script. Helder 17h07min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]
Feito Ok. Eduardo Feld (discussão) 22h30min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]

O artigo todo tem de ser refeito[editar código-fonte]

  • Citar bibliografia que preste, as obras mais importantes atuais da teoria de conjuntos. Não livros como o de Iezzi e Murakami (não sei como esse livro conseguiu juntar tantos erros históricos) ou a referência a Fuzzy Logic. Citar corretamente com página ou transcrever a citação. Halmos Naive Set Theory, discussões atuais sobre fundamentos, etc.
  • Está escrito numa linguagem bastante clara. Teria que manter uma linguagem o mais clara e elementar possível, mas escrever corretamente.
  • Citações históricas bem feitas. Se citar um livro antigo, como o de Russell, colocar em contexto. Não como a definição mal citada de Cantor.
  • Diferenciar conceito ingênuo de formal
  • Notas pedagógicas: teoria de conjuntos no ensino elementar. Também relacionado com a "matemática moderna", Boubarki, erros pedagógicos, etc. Talvez colocar uma seção: "conjunto no ensino fundamental".
  • Não atuar tipo TV-Globo escondendo as polêmicas, problemas e confusões que aconteceram na história, mas não cair na fofoca, tipo a briga inventada entre Cantor e Kroneker.

--Carlos Gonzalez (discussão) 02h38min de 2 de junho de 2012 (UTC)[responder]