Discussão:Desporto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A definição de desporto foi mal traduzida da língua inglesa. Onde se diz "atividades baseadas no físico atletismo ou físico destreza" deveria ler-se "atividades baseadas no atletismo físico ou na destreza física". Vários outros exemplos deveriam ser revistos neste artigo.


Handbol porquê (nem é inglês nem português...)? não é melhor ficar apenas Andebol à portuguesa?

Sem dúvida... Jorge

Ténis e tênis é só uma diferença de acentuação não precisava de estar explicito.--PedroPVZ 00:12, 18 Jun 2004 (UTC)

Aqui no Brasil se usa a forma Handebol. Acho que é a melhor forma, pois mantém a analogia com Futebol -Diego UFCG 17:37, 26 Ago 2004 (UTC)
A sério?! Ora aí está uma que eu desconhecia por completo. Quanto a qual é a melhor forma, reservo a minha opinião, ainda que não entenda a lógica de deixar cair o H em palavras como húmido e mantê-lo em handebol. Mas as línguas raramente têm lógica... --Jorge 19:03, 26 Ago 2004 (UTC)
Na teoria, húmido deveria ser a forma correta. Mas o erro perdurou tanto que virou acerto. Ainda acho que a palavra deve ter h, pois no Brasil ele é pronunciado como um rr. Maluquice? Concordo, mas é o que acontece. -Diego UFCG 19:11, 26 Ago 2004 (UTC). E tênis/ténis precisa de acento senão seria oxítona. -Diego UFCG 19:15, 26 Ago 2004 (UTC)

Hand->mão Ball->bola Por isso nao pode mudar. Alem disso, "hand", no ingles, nao se pronuncia /ande/ mas sim /rend/. grato


quantidade de esportes (no planeta todo, pelas contas desta Wikipédia)[editar código-fonte]

Olá!!!!!! Sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida ?

Quantos esportes existem no mundo inteiro? 

Englobando :

-línguas, idiomas, culturas, dialetos

-povos, etnias, nações, sociedades,

-etc, ...

Desde já, obrigado, mesmo se não puderem me ajudar a solucionarem esta questão.--slotk 14:55, 7 Agosto 2006 (UTC)

Ŝ[[Categoria:]]

Diferentes concepções de Esporte.[editar código-fonte]

Olá, pessoal.

Pelo Esporte ser um fenômeno humano, há diferentes interpretações sobre ele, o que gerou distintas definições do fenômeno. Por esse motivo, acredito que davamos reestruturar o artigo que estamos desenvolvendo.

Sugiro a criação de um Título que agregue esses distintos e às vezes contraditórios conceitos de Esporte. Antes do título poderíamos explicar o caráter polissêmico do assunto em questão e depois introduzir subtítulos para cada definição de Esporte. O que vocês acham?

Abraços.

Bibliografia da história do esporte[editar código-fonte]

Pessoal, Alterei a ordem do nome dos autores que foram citados na bibliografia da história do Esporte. Fiz isso para porder lincar adequadamente o nome de alguns autores às suas biografias publicadas na wiki.

Um abraço. Mateus.

Acho que essas alterações não são precisas são disnessesárias

O artigo está todo escrito utilizando-se do termo "esporte" e de seus derivados (esportivo, esportiva), mas está no verbete "Desporto". Ao se buscar "esporte", se é redirecionado a "Desporto", da mesma forma.

Gostaria de entender isso, pois me parece ir contra aquela indicação: A Wikipédia em língua portuguesa, também chamada de Wikipédia lusófona é de todos os falantes do português, seja qual for a variante que utilizam. Consequentemente, mudar da variante "A" para a "B" não é bem-vindo, porque isso significa uma falta de respeito para com os utilizadores das edições anteriores.

Eu criei um site sobre esportes que pode ser visto aqui. Gostaria de saber se é aconselhável eu colocar um link nesse artigo para o site. Até logo! RmSilva msg 11h00min de 26 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Reversão estranha[editar código-fonte]

Hallel qual o motivo desta reversão? As edições me pareciam válidas. Pelo o menos uma parte delas deve ser válida. —Pórokhov Порох 21h43min de 26 de setembro de 2019 (UTC)[responder]

Pra falar verdade nem sei. Recordava que tinha removido só uma parte problemática. Agora que vi que desfiz conteúdos úteis. Vou desfazer minha edição. Halleldiga! 21h51min de 26 de setembro de 2019 (UTC)[responder]