Discussão:Engenharia social (segurança)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre a fusão[editar código-fonte]

Os artigos são diferentes, não devem ser fundidos. Isto pode não estar muito claro nos artigos atuais, mas o que eles necessitam é de uma reciclagem.

O artigo sobre Engenharia social (segurança da informação) é sobre a técnica de se extrair informações através da manipulação de pessoas. Ex: roubar senhas utilizando sites falsos.

O artigo sobre Engenharia social (ciência politica) é sobre a manipulação em massa de pessoas de forma a alterar suas crenças. Ex: Um filme que mostre uma mulher com atitude e iniciativa, procura alterar a forma como se vê o papel da mulher na sociedade.

Taikanatur 20h59min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)

Engenharia Social[editar código-fonte]

Porque misturar as coisas? Engenharia Social como se fosse engenharia da informação? Engenharia Social não estaria ligada à sociologia? Não seria o estudo da sociedade no seu contexto e a partir disso, planejar em como melhorar as inter elações entre os membros que a compõem? Promover reurbanização, estudar e viabilizar melhorias? De onde partiu de que "engenharia social é "segurança de informação"? Em diversos sites, quando se vincula "engenharia social" e "sociologia" no Google, vem a definição que entendo ser a mais adequada. o comentário precedente não foi assinado por 200.233.31.248 (discussão • contrib.)

Ver discussão em Wikipedia:Páginas para eliminar/Engenharia social

Essa engenharia social é a milenar picaretagem, com um nome pra ficar bonitinho...

Fusão com Engenharia social (ciência política)[editar código-fonte]

Ver Discussão:Engenharia social (ciência política)#Fusão com Engenharia social (segurança da informação) --Stegop (discussão) 19h04min de 28 de janeiro de 2011 (UTC)Responder

O termo "Engenharia Social", tradução literal do inglês "Social Engineering", não é adequado, apesar de já ser amplamente usado no Brasil para referir-se a certa áreas das Ciencias Políticas e Sociais, ou a problemas relacionados com Segurança da Informação, devido a traduções mal feitas de livros e artigos publicados originalmente em lingua inglesa.

No Brasil a palavra Engenheiro não tem exatamente o mesmo significado que a palavra inglesa "engineer". Aqui, o uso da palavra Engenharia é regulamentado por leis.

Os CREAs e o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Argonomia), assim como outros orgãos que regulamentam e fiscalizam a atividade de Engenharia no país, podem esclarecer melhor. No Brasil Engenheiro é título, e legalmente tal título só pode ser usado por quem cursou Engenharia, ao contrário de outros países em que engenheiro é só uma profissão.

Cito o caso de um empresa de engenharia onde trabalhei, onde o departamento de TI já começou a rever o uso do termo "Engenharia Social" nas palestras internas sobre segurança da informação para não incorrer em ilegalidade e danos à imagem da empresa.